Member Reviews
Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!
No best-seller A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb propõe diversos desafios a serem vencidos nos próximos anos. Alguns anos depois, continuamos a história da humanidade e aqui estamos: apelando para diversas forças para manter firmes nossa economia, política e vencer nossas batalhas pessoais. Pensando nisso, Antifrágil ensina novos caminhos para, como enuncia seu subtítulo, beneficiar-se do caos. E apesar do título sensacionalista, garanto a qualidade impecável do previsor da crise de 2008 que devastou a economia mundial por anos.
Mas o que é ser antifrágil? É tudo aquilo oposto ao frágil, portanto, tenaz, resiliente, mutável e que melhora após cada queda ao invés de quebrar-se. E partindo desse belíssimo conceito, Nassim traz este compilado de análises filosóficas de maneiras aplicáveis na vida de um poderoso executivo, Madre Tereza e o mais importante: na vida de qualquer um que esteja atento a absorver seus posicionamentos.
A experiência lecionando e lidando com ameaças de investimentos permite ao autor explicar com classe qual a melhor forma de se fortalecer com os riscos e sua importância na nossa vida. Ensinando a como devemos ser como ímãs atraídos pelas situações imprevisíveis e assimetricamente favoráveis. O que no livro significa ganharmos mais que perdermos, evitando a prevalência de desvantagens.
Fazendo parte de um compilado de ensaios filosóficos e com suas mais de 700 páginas, não é um livro de leitura fácil, um tanto cansativo e é preciso estar visando alguma aplicação prática imediata para alcançar a leitura até o final. Se deseja superar um status quo ruim, ser promovido, tornar-se político ou alguma outra ambição prática e relevante, a leitura será fácil e proveitosa, caso contrário, pode tornar-se um fardo.
✦
Por fim, assim como na última resenha, deixo 3 principais lições do livro e que certamente impactarão sua vida ao lê-lo!
Busque riscos em sua vida, são eles que te tornarão melhor!
“Sem aleatoriedade, sem desordem, sem perigo, sem estresse, sem incerteza, sem instabilidade, não temos como desenvolver o “antifrágil” que está dentro de nós.”
O problema deve ser transformado em motivação.