Member Reviews
A burguesia fede!
Vincintin estreia com louvor nessa obra que retrata de maneira muito ímpar a elite brasileira. Com uma dose de ironia que vai nos envolvendo na leitura, com seus personagens detestáveis e nada romantizados, o autor acertou em cheio e deixou sua marca.
Através da burguesia narrada por Vincintin, conhecemos um antro social bem realista onde o status quo é prioridade. Onde "ter mais" é sempre mais importante.
Um romance muito bem construído acerca de quedas e ascensões, que vale ser lido e, sobretudo, refletido.
As Sobras De Ontem é um livro difícil de explicar, mas não por possuir alguma fantasia inimaginável, muito pelo contrário. Temos aqui um retrato da elite econômica do país, por meio de dois conturbados personagens.
O livro segue a história de Egydio e de Marilu. Ambos de classe alta, almejam o poder e expõem sem receio os seus privilégios. Mas ainda assim, ambos se veem em meio a situações complicadas e a um declínio que parece cada vez mais próximo.
Um das peculiaridades que o Marcelo propôs foi de trazer personagens que não buscam agradar o leitor. Eles na verdade incomodam, geram desconforto, por resumirem muitos dos quais estamos cada dia mais afastando.
Mas também há certos desdobramentos que expõem a sociedade como um todo e os seus problemas. Como nos posicionamos diante desses atores e até como contribuímos para as sua perpetuação no poder.
Podemos dizer, que através de críticas muito bem elaborada, As Sobras De Ontem provoca o leitor do início ao fim!