Member Reviews

Ter a oportunidade de ler esse livro, foi simplesmente uma realização. Acompanho a Tabata há alguns anos e sempre achei a história de vida dela libertadora. Independente de opiniões politicas, ter alguém que luta por uma educação de qualidade, é, e sempre será de extrema importância na sociedade.

abata Amaral atualmente é Deputada Federal, uma das mulheres mais novas a alcançar esse cargo, vem nos contar um pouco da sua história de vida, passando pelos desafios de uma infância com dificuldades, até uma carreira reconhecida na politica. O relato é simplesmente inspirador, emocionante.

Muitas vezes ela foi desacreditada. Ao fazer uma análise da sua vida, ela tinha tudo pra não prosseguir, não apenas pelas dificuldades que passou na sua infância, mas por escolher viver uma vida pública na política sendo mulher. Em uma sociedade onde as mulheres só “ganharam” oportunidade de votar bem tardia, isso é uma revolução. Logo no início da sua descrição, ela conta que banheiros femininos só foram instalados no Senado em 2016, se isso não é preocupante sinceramente eu não sei o que é.

“Eu poderia ter muito orgulho de ser a primeira da minha comunidade a conquistar aquele lugar, mas não poderia me aquietar enquanto fosse a única”

Pegando esse gancho, explico o porquê acho esse livro uma leitura essencial, principalmente para os adolescentes da nossa geração. SEXISMO e EDUCAÇÃO, a autobiografia de Tabata gira em torno dessas duas palavras.

Em diversos momentos ela explica em como a desvalorização da mulher atrapalhou diretamente e indiretamente sua vida pública e como isso fez ela ganhar vários haters, os famosos “odiadores”.

Tabada desafiou a si mesma quando conseguiu sair da sua cidadezinha e ir para Harvard tendo o estudo como base! Teve ótimos professores que apoiaram, assim, como teve uns não tão bons, mas ela levou o melhor para si.

A escrita é maravilhosa, motiva as pessoas a irem atrás de uma educação de qualidade, para nós e para aqueles que a gente ama. Impossível não admirar sua carreira, sua trajetória.

Sabe quando somos crianças e escutamos os adultos dizendo que somos o futuro da nação? Pois então somos mesmo! Pessoas libertarias, a favor de um ensino de qualidade. Parafraseando a autora, em um momento ela narra o quão importante é alguém capacitado para tomar cargos políticos. Isso reflete nos dias atuais. Como disse antes, independe de lado político os objetivos são os mesmos. Educação de qualidade, liberdade financeira e ideológica.

Uma ótima leitura, principalmente em ano de eleição, serve de analise para nossas escolhas. Como o próprio texto já diz “Nosso Lugar”.

Was this review helpful?

A autora escreve de uma forma leve, direta e prende o leitor com muita facilidade.

É uma narrativa autobiográfica e vamos acompanhar a autora desde a sua infância difícil na periferia de São Paulo.

Tabata estudava em escola pública e ao participar de uma olimpíada de matemática, conquistou a medalha de prata. A partir daí sua vida começou a mudar de forma espetacular, mostrando como a educação é fator definitivo na vida de uma pessoa, principalmente se ela é pobre e vive as dificuldades de tantos migrantes nordestinos na periferia da cidade grande.

A trajetória dela é muito emocionante e muitas partes são angustiantes por causa dos obstáculos que ela enfrentou tão jovem, mas que não a fizeram desistir, muito pelo contrário ela ia cada vez mais em frente.

Poderia muito bem se encaixar num conto de fadas, onde a protagonista sofre, ultrapassa barreiras e no final encontra o príncipe encantado. Só que no caso de Tabata o príncipe está representado pela sua vitória de sair de uma escola pública na Vila Missionária em São Paulo para a formatura com todas as honras na Universidade de Harvard, onde estudou com bolsa integral.

Ela conta também sua luta e defesa, desde muito cedo em prol da educação, sua principal bandeira. E mostra as dificuldades que enfrentou por não ter recursos e o preconceito por ser jovem e mulher quando decidiu se candidatar a deputada federal pelo estado de São Paulo.

Um livro inspirador que deveria ser distribuído nas escolas públicas para mostrar aos jovens a importância e a força da educação e como esse direito muitas vezes negado, tem o poder de transformar vidas.

Adorei a leitura, fiquei com vontade de conhecer mais sobre Tabata e é claro que fui procurar suas redes sociais e estou gostando do que estou vendo por lá. Leiam! É uma lição de vida que traz esperança.

Was this review helpful?

Tabata Amaral tem apenas 26 anos e foi a segunda deputada mais votada nas eleições de 2018. Astrofísica e cientista política formada em Harvard, é um outlier do retrato dos jovens das periferias brasileiras. Sua origem nordestina, seu ativismo pela educação e seu currículo impecável são apenas alguns dos diferenciais desse ícone político brasileiro. Apesar das controvérsias nas votações da Previdência no ano passado, é impossível negar a sensatez e a capacidade absurda de Tabata em tudo que ela se propõe a fazer.

Com caráter autobiográfico, Nosso Lugar começa pela infância de Tabata no bairro Vila Missionária na capital paulista. Apesar das inúmeras dificuldades e problemas familiares, a postura perseverante e otimista a levam a lugares inimagináveis, como ao renomado colégio Etapa e posteriormente, a olimpíadas internacionais de conhecimento. Como resultado inevitável de suas conquistas, a jovem foi aprovada em nove universidades estrangeiras e escolheu Harvard, onde mesmo com a paixão por Astrofísica, decidiu especializar-se em Ciência Política.

Os anos em Harvard, a trajetória internacional, o ativismo pela educação são pilares que levaram Tabata à política. Em certo trecho, ela narra que nada melhor que alguém capacitado para tomar os cargos políticos do Brasil, representativos ou não. E quem melhor que um graduado em Harvard para ocupar esse lugar?

A doçura na escrita dos momentos mais difíceis e o agradecimento constante a todos que a apoiaram certamente fará qualquer leitor admirá-la além de seus feitos públicos. Tabata é uma mulher de coração gigante que sonha em entregar educação de qualidade a todos, como ela teve acesso apenas devido a bolsas estudantis.

Dentre as três partes principais do livro, existe a que descreve o período eleitoral. Repleto de autos e baixos, ao final, a deputada federal deixa dicas para mulheres que desejam ingressar na política brasileira. Desde conselhos de confiança e crença pessoal, existem passagens pragmáticas que ensinam jovens desafortunados a bancarem suas campanhas de forma justa e legal.

Em apenas 133 páginas, em uma narrativa acelerada com tom de conversa, a jovem da periferia mostra como alcançou grandes feitos em Brasília e como segue lutando pelo direito das minorias e da educação universal nacional. É inspirador, revigorante, engraçado e triste. E certamente uma autobiografia que mudará os rumos da minha própria história.

Was this review helpful?

Tabata Amaral é uma figura polêmica. Seja pelo voto a favor da reforma da previdência ou pelo posicionamento contra a descriminação do aborto, ela é considerada uma "traidora" por muitos. Para mim, pessoalmente, Amaral é uma figura interessante, especialmente pela luta pela educação. Sua trajetória e opiniões têm pontos que me fazem ter um pé atrás, mas não a ponto de me impedir de ler o livro ou conhecer sua história.

"Nosso lugar" é um livro sobre (1) sua luta pela educação pública e (2) pela inserção de mais mulheres na política. A primeira metade é dedicada à sua vida estudantil, de um colégio público a Harvard. A segunda metade acompanha seus passos depois de sua formatura, até se eleger como deputada federal. Sua história é certamente inspiradora, por mais improvável que seja. Sua força de vontade de estudar e de vencer barreiras é impressionante.

Esse, claro, é um livro que está preocupado também em criar uma narrativa para Tabata enquanto política, sendo pouco crítico às suas decisões. Tem mais ou menos 150 páginas, então os temas não são levados à exaustão, mas apresentados de forma suficiente para entender suas principais bandeiras. Sem fontes externas, não acho que seja possível desgostar dela por sua história de vida contada aqui. No entanto, quando algumas de suas escolhas são contextualizadas – ela participou do RenovaBR, um grupo apoiado por empresários, tendo como garoto-propaganda o Luciano Huck –, as coisas mudam.

Em geral, foi uma leitura fluída e bastante agradável. Me deu a inspiração e os questionamentos necessários para uma fase específica da minha vida. Certamente não é um livro que vai agradar a todos, mas funcionou comigo.

Was this review helpful?

As quase 200 páginas desse livro foram suficientes para me causar várias emoções. Comecei com o sentimento de orgulho, esperança e muito inspirada ao ver aquilo que nós sempre soubemos: a educação pode mudar vidas. Depois veio as experiências de Tabata como estudante e o aprendizado que foi conhecer novos lugares e a existência de projetos sociais incríveis. Aprender sobre a importância do ativismo também foi esclarecedor.

Após a inspiração, veio a parte da história que me deixou com o coração apertado. Eu, que nunca pensei em estar na vida política, mas que pude sentir todas as formas de diminuir o trabalho de uma mulher na pele. Até chorei ao ler sobre a experiência que foi a candidatura. E chorei mais ainda quando vi Malala sendo citada.

Leitura necessária, quebrando aos poucos os preconceitos sobre política e entendendo a importância de apoiarmos mais mulheres nesse movimento. Ótima experiência!

Was this review helpful?