Member Reviews

Tomar conhecimento de tantas mulheres maravilhosas e de suas histórias que giraram em torno, principalmente da luta pela liberdade e pela educação, foi de extrema importância para mim, pois infelizmente nunca tive a oportunidade de conhecer a grande maioria, seja por meio da escola ou de qualquer outro; e fazer isso através da obra da Jarid foi ainda melhor.

Achei realmente genial a forma como ela escolheu nos trazer essas narrativas, o cordel, nada mais nordestino.

Sua escrita é direta, crua, mas muito delicada e poética também; ela vai direto ao ponto, o que me fez ficar ainda mais imersa nas leituras, me arrepiar em absolutamente todas elas, e principalmente, fez aguçar minha curiosidade para conhecer mais a fundo cada uma dessas figuras.

Recomendo demais essa leitura!

Was this review helpful?

Esse foi um dos livros mais interessantes que já li sobre a história de mulheres incríveis que contaram a história do Brasil e muitas delas sequer receberam os créditos pelos seus feitos. Não constam nos livros de história, porque a história do Brasil é sempre retratado de forma racista, machista e misógino. Então, ler um livro como Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis é um presente!

Was this review helpful?

Não conhecia nenhuma delas, apenas Carolina Maria de Jesus e Dandara dos Palmares, e isso me surpreendeu bastante.

É sempre uma surpresa descobrir riqueza no passado do nosso país, e este livro é cheio dela. Quantas histórias interessantes, quanta dor e quanta coragem. Estou impressionada e, de certa forma, sinto uma ponta de culpa por isso

Was this review helpful?

"Uma história como a dela
Deveria ser contada
Em todo livro escolar
Deveria ser lembrada
No teatro e no cinema
Que ela fosse retratada."

Heroínas Negras Brasileiras foi meu primeiro contato com Jarid Arraes e acredito que não poderia ter tido um início melhor em sua escrita. Mulher, negra e nordestina, do interior do Ceará, Jarid traz aqui histórias de quinze mulheres que muito contribuíram para nossa história mas que pouco são lembradas por aqueles que são responsáveis por repassar a história às novas gerações. Em formato de cordel, Jarid expõe suas trajetórias de luta e resistência, seja armada ou na escrita. Heroínas Negras Brasileiras é uma leitura necessária à preservação da memória.

Was this review helpful?

Com uma forma de narrativa a que muita gente não está acostumada, os 15 cordéis trazem a história de Dandara, Carolina Maria de Jesus, Tereza de Benguela, Maria Crioula, entre outras mulheres de força. Eu tenho certeza que, você leitor ou leitora, não conhece algumas - ou nenhuma dessas mulheres - e tudo bem, porque eu não também não conhecia muitas delas, não tive aulas sobre elas. E isso porque a história as invisibiliza e traz apenas a versão contada pelo ponto de vista do homem branco colonizador. Um destino tão injusto quanto o de muitos heróis que são tidos como vilões por uma sociedade que simplesmente não os aceita, na maioria das vezes por não seguir o padrão dominante e não seguir as regras que a sociedade dita.

Was this review helpful?

Jarid Arraes, autora do Cariri, apresenta nestes 15 cordéis mulheres fortes, guerreiras, importantes heroínas brasileiras. O livro é incrível. Uma leitura interessante, inteligente e necessária. Saber e/ou conhecer sobre essas mulheres é de uma potência enorme.

Was this review helpful?

Este livro é totalmente fora da minha zona de conforto, por ser dividido em cordéis a leitura é quase uma música, cujo som deve ser ouvido por todos, é surpreendente! O livro traz à memória a história difícil dessas verdadeiras heroínas que nasceram ou viveram no nosso país, porém que não se falam delas em livros ou aulas de história, você já deve ter ouvido falar de Dandara, mas e de Aqualtune, uma princesa que foi trazida ao Brasil para procriar cativos? Esta biografia em particular me marcou muito, nem preciso citar a carga de racismo e machismo a que se deve o fato de não se ouvir ou ler sobre essas mulheres. Uma das razões para dizer a necessidade desta obra.
As personagens retratadas lutaram por liberdade, direitos, reivindicaram seus lugares e marcaram seu tempo, cada história reflete uma forma e um caminho singular de resistência e resiliência, é realmente inspirador! Após a leitura me pergunto quantos outros nomes, de homens e mulheres se perderam com o tempo..
Recomendo fortemente essa leitura e se inspire em cada história!
Keila Alves
Leituras S.A.

Was this review helpful?

Livro incrível! É sensacional o modo habilidoso como Jarid Arraes resgata nossas heranças. Como professora de História, digo com tranquilidade que deveria ser um livro obrigatório nas escolas!

Was this review helpful?

Aprendi demais com esse livro! Como a própria autora fala muito nós cordéis, é difícil pensar que pessoas tão importantes não tenham suas histórias contadas nas escolas!
São mulheres muito poderosas e que conquistaram muito do que temos hoje. Muito bom!!

Was this review helpful?

É gratificante ler sobre todas essas heroínas negras brasileiras, conhecer um pouco mais da nossa história e me enxergar nela. O livro está impecável, emociona, nos faz refletir, me faz me enxergar na luta delas. Eu, como mulher negra, me sinto representada. E isso é tão lindo. São 15 histórias de luta, resistência, força e indignação ao sistema racista, machista e opressor que insiste em tentar nos calar e sufocar. Amei. Recomendo demais!

Was this review helpful?

Emocionante.
Decidi nesse mês de novembro mais livro de autores e temática de pessoas negras.
Esses anos, percebi que por não ser negro retinto, eu tentava me afastar da minha cor no passado e venho me empoderando cada vez mais.
Cada livro e atitude e acontecimento me transforma ainda mais.
Apesar de focar na vivência feminina, o fundo da pele negra mexeu muito comigo e o fato de ser em cordel aumentou ainda mais a emoção do livro.

5 estrelas sem dúvidas, parabéns a todos por trás dessa obra que trouxeram essa trama pra nós leitores.

Was this review helpful?

No formato de cordel, a escritora Jarid Arraes traz à luz o nome de inúmeras mulheres que foram primordiais na história do nosso país. De princesas africanas que lideraram seu povo contra a escravidão até a primeira mulher negra eleita no Brasil, Jarid Arraes conta histórias que precisamos conhecer de uma forma poética, envolvente e lúdica. Ao fim de cada capítulo há também um pequeno resumo sobre a protagonista do cordel que amplia as informações trazidas até então em um formato mais tradicional, completando a experiência.

Jarid Arraes faz questão de romper com um estereótipo deturpado de que as pessoas negras foram escravas passivas e sem orgulho de sua ancestralidade. Muito pelo contrário: a cordelista exalta as origens do povo negro e evidencia quanta luta, quanta resistência, quanto enfrentamento o povo precisou enfrentar até que esse aspecto hediondo da nossa sociedade fosse abolido. Até hoje a desigualdade se faz presente e ainda hoje as pessoas parecem esperar que os negros falem apenas sobre esse viés, mas Jarid Arraes rompe com essa expectativa ao nos apresentar personalidades fortes, líderes, determinadas e, em meio a muito sofrimento, lutadoras.

Isso me faz pensar na necessidade de Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis estar presente desde cedo entre as crianças negras, estar presente nas escolas, com fácil acesso a jovens que estão em processo de construção da sua identidade. O livro exala orgulho da ancestralidade e das raízes, dos traços que se originaram de príncipes e princesas, e coloca em destaque as mulheres que fizeram parte da construção da identidade brasileira. Falamos muito em representatividade – e precisamos continuar falando cada vez mais –, e esse livro é uma adição valiosa nesse sentido, porque cada palavra traz afeto e orgulho ao contar cada história nele presente.

Como mulher branca, eu posso apenas imaginar o impacto que um livro como Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis pode provocar em uma jovem negra. Por isso, usando esse espaço de privilégio, gostaria de convidar você a conferi-lo. Precisamos reconhecer o árduo caminho que ainda temos pela frente para combater as desigualdades que seguem presentes, e parte disso é entregar o microfone (ou as páginas) para pessoas negras que tem muito o que dizer. E Jarid Arraes tem muito a dizer.

Was this review helpful?

Foi uma experiência muito boa ler esse livro. A Jarid conseguiu trazer, através de uma linguagem tão querida a nós nordestinos, o cordel, nos apresentar a vida de mulheres que normalmente são esquecidas pela nossa História.
Gostei muito de conhecer mais sobre essas mulheres negras e fortes, e torço que cada vez falemos mais sobre elas.

Was this review helpful?

Escrito com muito cuidado e da pra sentir a emoção da autora.
A escola teria sido muito diferente se nos dessem livros como este naquela época. ♥

Was this review helpful?

Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis é uma leitura necessária. Jarid através de sua escrita resgata e homenageia a história de mulheres negras que fizeram a diferença no Brasil e que ainda seus nomes não sejam conhecidos pela maioria suas conquistas são visíveis em nossa sociedade atual. A cada cordel a autora nos convida a conhecer o legado de cada uma dessas heroínas que nos passam despercebidas, mas que um exemplo de força, amor, resiliência e inspiração.

A leitura possuí um ritmo rápido, porém, é algo para se ler aos poucos, absorvendo cada detalhe e refletido tudo aquilo que se lê. Ao final da leitura terminar queremos saber mais sobre a vida dessas mulheres incríveis e nos questionam quantos nomes mais ainda precisamos conhecer.

Was this review helpful?

A autora escreve de uma forma belíssima, com versos capazes de nos carregarem para as histórias e de nos emocionarem profundamente! Jarid conta, com bastante propriedade, as histórias de 15 mulheres negras que pisaram o solo brasileiro e que lutaram corajosamente por seus ideais, através de armas ou através de palavras, mas sempre com determinação sem igual!

A leitura foi bastante rápida. A musicalidade e a linguagem bela de Jarid me embalaram de tal forma que mal vi o tempo passar! Ao final de cada um dos cordéis, uma breve biografia em prosa é apresentada a respeito da heroína homenageada, e todo o conjunto colabora para aguçar a curiosidade do leitor e da leitora, incentivando a busca de mais informações sobre essas incríveis mulheres.

Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis é um daqueles livros que deveriam estar nas mãos de todas as pessoas, em todas as escolas, trabalhado de diversas maneiras. Mas, como eu não tenho esse poder, peço apenas que se permita levar pelo delicioso cordel de Jarid Arraes e conheça as histórias dessas mulheres, dessas heroínas que merecem ser sempre lembradas!

Was this review helpful?

Vocês conhecem a literatura de cordel? É uma manifestação artística literária que exalta a cultura popular brasileira, e é tradicional no nordeste. A principal característica do estilo está na escrita em forma de versos, que utiliza linguagem popular e regional. Porém, o que mais se destaca é sua função social de informar, ao mesmo tempo em que diverte o leitor.

O nome do gênero literário tem origem na forma como os escritos eram inicialmente expostos para venda: folhetos pendurados em varias de corda ou barbante. Através do livro Heroínas Negras Brasileiras: em 15 Cordéis Jarid Arraes encontrou uma forma de dar voz a 15 mulheres negras que, apesar de terem marcado a história do Brasil, são pouquíssimo conhecidas.

É bem provável que vocês já tenham ouvido falar da Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo e uma das primeiras escritoras negras do Brasil. É possível que tenham estudado sobre Dandara dos Palmares na escola e até saibam da luta de Laudelina de Campos Melo, que defendeu com unhas e dentes os direitos das mulheres e das empregadas domésticas numa época em que não tínhamos voz. Mas e as inúmeras outras figuras importantes que fizeram a diferença por aqui e quase nunca ouvimos falar delas?

Nessa obra, além das três personalidades que citei anteriormente, vocês vão conhecer, através dos cordéis maravilhosos de Arraes, um pouco da história de outras 12 mulheres incríveis: Antonieta de Barros, Aqualtune, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Luisa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

A primeira coisa que chama atenção nessa obra é justamente o gênero escolhido. Jarid Arraes foi muito inteligente em utilizar uma ferramenta da própria cultura para espalhar o conhecimento de forma mais lúdica, fugindo totalmente daquela monotonia que estamos acostumados dos livros didáticos. O mais legal de tudo é que Heroínas Negras Brasileiras abre portas, sabe? A gente fica tão curioso para saber mais que é impossível não dar um Google depois de cada cordel.

Vou ser bem sincera com vocês: eu não conhecia boa parte das mulheres citadas nos livros, o que me deixa realmente triste... Porque isso só prova que apenas os feitos dos homens brancos são relevantes o suficiente para serem lembrados nas escolas. Uma das coisas que mais me alegra em relação à literatura brasileira contemporânea são autoras como Jarid Arraes, que não mediu palavras para resgatar essas memórias.

Além de tudo, não bastasse o domínio da autora sobre o gênero cordel — que eu particularmente acho extremamente complexo por causa dos elementos estéticos, como as rimas e métricas — e o tema maravilhoso escolhido por ela, existem as ilustrações magníficas de Gabriela Pires no estilo das xilogravuras, que casam perfeitamente com o livro, pois aqui no Brasil esse estilo de traço se desenvolveu com a literatura de cordel. Agora falem a verdade: esse livro é ou não é um prato cheio?

Was this review helpful?

Uma das coisas mais legais da nova geraçãoda literatura nacional é são as diversidades de narrativas que se pode encontrar nesses títulos. Diversidade essa, que permite aos autores escrever uma nova história a partir daqui e trazer a tona diversas histórias que por séculos foram esquecidas. O que Jarid Arraes faz aqui é reensinar a história do Brasil a todos que lêem, através de 15 mulheres negras que foram fundamentais pra construção do país que conhecemos, mas que não são contadas nas aulas das escolas.
Foi INCRÍVEL conhecer essas histórias pelo cordel de Jarid, que trás um livro muito bem escrito, gostoso de ser lido e com informações preciosas e muito apresentadas sobre essas mulheres. É inspirador, é poderoso. Recomendadíssimo!

Was this review helpful?

"Esquecidas da História // As mulheres inda estão // Sendo negras, só piora // Esse quadro de exclusão // Sobre elas não se grava // Nem se faz uma menção"

Sabe quando a gente pega um livro jovem brasileiro, ama e automaticamente o que vem em nossa cabeça é "por favor adotem esse livro em escolas"? É exatamente isso que eu digo sobre o livro de Jarid! Por favor, adotem Heroínas Negras Brasileiras nas escolas!

O livro vai narrar, através de 15 cordéis, a biografia de mulheres negras que foram fundamentais pra história de nosso país. E o que sabe a grande maioria (talvez todas) tenham em comum? Você provavelmente nunca ouviu falar sobre elas. Elas não são mencionadas nos livros de história ou literatura ou não estão presentes no nosso imaginário popular. E isso é um erro grave. Grave porque, embora saibamos (ou, eu pelo espero que todos saibam) o quão sangrenta e problemática foi a história da construção desse país (e tantos ultimamente parecem insistir num discurso ufanista que ignora tais fatos), nós não sabemos quem esteve por trás da resistência, não sabemos o nome daquelas mulheres que estavam enfrentando as problemáticas e lutando por suas vidas e pelas vidas de outras pessoas. Sabemos do machismo e do racismo, mas não sabemos os nomes das mulheres que tentaram gritar e lutar contra isso. Não gostaria que tivessem que tê-lo feito, mas fizeram. A história aconteceu. E o mínimo que nós, em especial pessoas brancas - até como questão de respeito e para tentar moldar nossas cabeças em prol de melhorar a sociedade - podemos fazer é conhecer os nomes e a história de quem enfrentou isso.

Jarid Arraes é sem dúvidas uma das escritoras contemporâneas para os quais todos deveriam voltar seus olhos. Sua narrativa em cordel é um primor. Admiro demais a genialidade de narrar em alguns versos, com ritmo, rima e numa linguagem acessível, a história por completa de uma pessoa e fazer com que ela se fixe em nossa cabeça! Conhecia pouco da literatura de cordel e fico feliz demais por ter entrado em contato com a escrita de Jarid!

Heroínas Negras Brasileiras é, com certeza, um livro forte e memorável. Jarid conseguiu trazer para a frente da história 15 nomes que deveriam ocupar o centro das narrativas sempre, para que não nos esqueçamos do passado. E conseguiu fazer isso do jeito mais original, pesado, criativo e esperançoso possível! Eu recomendo esse livro pra todo mundo, sério. Se você é brasileire, por favor, invista. E eu fico muito feliz por ser um livro que está sendo relançado pela editora seguinte, com seu foco no público jovem, pois espero que essas histórias possam chegar nas mãos da maior quantidade de adolescentes possível e possam inspirar, tocar e, acima de tudo, fazer lembrar.

Muito obrigado editora Cia das Letras pelo fornecimento de uma cópia adiantada em ebook atrás da plataforma netgalley.

"Se você não conhecia // Essa história inspiradora // Peço que também espalhe // Porque é transformadora // A verdade de Esperança // Essa grande lutadora"

Was this review helpful?

Uau.

O título é autoexplicativo, então não vou me alongar na sinopse. Aqui, temos 15 histórias, geralmente esquecidas ou ignoradas durante nossa formação escolar, narradas em formato de cordel.

Esse ano, li o "Redemoinho em dia quente" da mesma autora e agora tive o prazer de ler mais outra obra dela. A habilidade da Jarid com as palavras é de deixar qualquer um arrepiado. As histórias completas que ela conta em algumas linhas me deixaram admirado. Já conhecia algumas poucas figuras e adorei saber mais sobre todas essas 15 mulheres negras que foram tão importantes para o nosso país.

Não vou escrever tanto nessa resenha, porque pretendo fazer um conteúdo estendido para o Sem Spoiler em breve. Recebi uma cópia antecipada da nova edição, mas já tô correndo na Amazon para reservar o meu em pré-venda. Incrível, forte e brilhantemente escrito. Recomendo!

Was this review helpful?