
Member Reviews

Silviano Santiago é um premiado romancista, contista e poeta brasileiro. Este é o primeiro volume de sua autobiografia, no qual ele conta sua infância em Formiga, MG, desde o nascimento em 1936 até os doze anos, em 1948, quando a família se mudou para Belo Horizonte. Ao mesmo tempo que conta suas memórias, conta também passagens interessantes da história brasileira, com a ditadura Vargas, e mundial, com os eventos da Segunda Guerra.
Sua mãe faleceu no parto do irmãozinho Haroldo quando Silviano tinha apenas 1 ano e meio, e esse evento marcou bastante sua vida. Após ficar viúvo, o pai chama uma babá italiana, Sofia, que marca muito a vida do autor. Quando o pai se casa com Jurandy Cabral e a babá italiana Sofia desaparece, ele sofre bastante, e inclusive se questiona se ela de alguma forma marcou a vida do pai também. Quando se dedica a falar da origem da família da madrasta, Jurandy Cabral, ele deixa claro o quanto a ausência dessa figura feminina que ocupa o lugar da mãe (tanto da mãe biológica, da mãe-babá e da mãe-madrasta) faz falta pra ele, já que ele esperava receber alguma atenção e isso não aconteceu. Já a relação com o pai é bem conturbada.
A vida da criança Silviano foi marcada pela leitura, principalmente de gibis, e pelos filmes, uma forma de escapar da realidade. Aliás, o texto está repleto de citações de grandes autores, como Machado de Assis e Graciliano Ramos.
Muito bem escrito, li bem devagarinho para degustar. Espero a próxima parte dessa história de vida!

Silvano é sempre ótimo, já havia tido um contato com o autor a partir de "Stella Manhattan". Menino sem Passado narra a infância do autor mesclada ao social e ao histórico, com um estilo próprio do autor e observações e imagens sempre originais. Como em Stella, senti dificuldade em alguns momentos com o ritmo, mas nada que prejudique tanto.
Recomendo.