Member Reviews

Como profundo estudioso da matéria fiquei extremamente decepcionado com o livro. Mas sim, contém coisas bem bacanas que Bill descreve. Mas os erros que comete acaba com o livro, principalmente para leigos que irão acreditar sem questionar. O principal erro é o apoio a alimentação transgênica. Bill não conhece o mínimo dos problemas por trás disso, e algum ponto pensei que ele até mesmo poderia receber patrocinio ou verbas para escrever sobre isso. Sim, Bill recebe muitas doações para sua fundação, e falar a verdade sobre alimentação transgênica poderia ser um problema para ele. Um dos lados bacanas do livros é ver (ele não fala isso, mas basta saber somar 1+1) que o Brasil está adiantadissimo em relação a América do Norte e Europa no quesito emissão de carbono. (Bill, quem te disse que hidrólise custa caro?????? Pelo amor.....)

Was this review helpful?

Como bióloga, esse é um assunto que sempre foi do meu interesse. Os efeitos das mudanças climáticas já podem ser sentidos por qualquer pessoa mais atenta, como o aumento dos níveis dos mares e as alterações no clima, com verões muito quentes e mais chuvosos, por exemplo.
Nesse livro Bill Gates uniu todo o conhecimento que ele acumulou por décadas, adquirido com a ajuda de diversos especialistas em diferentes áreas do saber, e focou na parte prática: o que pode ser feito para impedir uma catástrofe ambiental. Seu objetivo é bastante ousado - não apenas diminuir, mas zerar as emissões de gases do efeito estufa.
Achei bem interessante e bem estruturado.

Was this review helpful?

Confesso que nunca me considerei ambientalista ou defensora de nada mas desde que descobri que o mundo está entrando em colapso graças a muitas coisas que faço comecei a tentar cuidar do meio ambiente na medida do que posso sem radicalismos. Um "meio" grão de areia no oceano, sei disso, mas não custa tentar fazer minha parte. Minha geração foi a que descobriu sobre o aumento do nível do mar, derretimento dos pólos da terra, o buraco na camada de ozônio, que percebeu que se precisa economizar eletricidade, fazer uso racional da água e que o lixo pode ser reciclado ou reutilizado. Num trabalho lento mas constante, muitas pessoas mudaram seus hábitos e ainda muitas podem mudar a depender do exemplo que damos , de campanhas educativas, oportunidades que facilitem recolhimento de lixo passível de reciclagem e mais e mais.

Não vou negar que peguei esse livro por ter sido escrito pelo famosissimo Bill Gates, dono da soberana Microsoft. Não imaginava que ele como desenvolvedor de produtos que se tornam obsoletos rapidamente estivesse preocupado com o meio ambiente. Sabia ,sim, que ele sempre foi preocupado com a fome no mundo e foi por conta de pesquisas para sua Fundação que ele descobriu a necessidade que o mundo apresenta em cuidar da produção de gases de feito estufa.

Apesar de fazer parte de grupos que pensam em como tornar onde vivo em uma cidade sustentável, antes de ler este livro não sabia responder a pergunta que inicia esta resenha e já vou colocar aqui a resposta de Bill Gates para você ter uma ideia :
- Fabricar as coisas (cimento, aço, plástico) 31%
- Ligar as coisas na tomada (eletricidade) 27%
- Cultivar e criar as coisas (plantas, animais) 19%
- Transportar as coisas (aviões, caminhões, cargueiros) 16%
- Manter as coisas quentes e frias (sistemas de aquecimento, ar-condicionado, refrigeração) 7%

Basicamente tudo, ne? É, também me assombrei... mas existem pequeninas luzes no fim do túnel. Não só por muitos pesquisadores estarem buscando soluções viáveis como pessoas disposta a financiar estes projetos tais como Bill Gates e empresas dispostas a testar estas soluções tais como a própria Microsoft e o McDonalds.

Com uma linguagem bem clara e simples, Bill Gates apresenta como está sendo sua trajetória nesta luta pela diminuição da produção de gases de efeito estufa, como tudo começou, os causadores do problema, as soluções e as pesquisas além da resistência que vem encontrando para viabilizar muitos destes projetos. Um livro que deveria ser lido por todos, inclusive usado como leitura complementar no ensino médio.

Ainda temos um longo caminho principalmente nos países emergentes, como o Brasil, mas precisamos lutar por cidades sustentáveis, lixo zero, economia de água e pela redução da produção dos gases de efeito estufa.

Was this review helpful?

É impossível, ou quase impossível que você nunca tenha escutado o nome Bill Gates. Eu so o conhecia por ser o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo. Mas não conhecia o interesse dele por clima, por exemplo.

Em Como Evitar Um Desastre Climático, pude ler um ponto de vista que não conhecia, ver tecnologias que não pensava que existissem e também pude enxergar uma meios de proteger o meio ambiente.

Sempre ouvimos e falamos que as mudanças devem começar por nós mesmos. Mas não podemos parar por aí. Precisamos influenciar as pessoas para que também protejam o meio ambiente.

Acredito que nesse livro, Bill Gates tenha conseguido influenciar pessoas e também ajudar de alguma maneira para que as pessoas abram os olhos referente ao nosso meio ambiente.

No livro, é falado como a pandemia já era prevista pelo escritor, tendo em vista que o mesmo estudava surtos de doenças.

De certa maneira, a pandemia contribuiu positivamente para que as emissões de gases de efeito estufa diminuíssem.

Esse livro pode ser lido por leigos e estudiosos.

Was this review helpful?