Member Reviews

Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!

Was this review helpful?

Em "Pisando em nuvens" conhecemos a Taís. Uma jovem cheia de sonhos e um deles é passar na faculdade. Este sonho estaria muito perto de ser realizado se não fosse o fato de que Taís infelizmente não passou na faculdade que era sua primeira opção, mas sim na segunda, que fica em Macaé, bem longe de onde mora.

O problema é que Taís e sua família não tem condições para deixá-la estudar em outra cidade. Além disso, a reação Rafaela – a namorada de Taís –, sobre essa notícia inesperada, pode não ser uma das melhores.

💭"Pisando em nuvens" é um conto nacional que se passa no mesmo inverso de "Céu sem estrelas" de Íris Figueiredo e é um conto leve e que deixa um gostinho de quero mais.

"É incrível como os piores e melhores sentimentos cabem dentro da gente ao mesmo tempo."

Uma trama sobre sonhos e recomeços que traz muita representatividade e claro, aquela sensação de estar "em casa" afinal, Taís é gente como a gente e têm suas lutas e inseguranças.

Com certeza quem já passou ou ainda está passando pela fase de vestibular vai se identificar muito com a personagem.

Was this review helpful?

Pisando em Nuvens é o segundo livro que leio da autora Iris Figueiredo, que me fisgou com seu Céu Sem Estrelas. Como no primeiro livro a autora aborda problemas enfrentados por jovens. Considero este livro um conto, pois é bem curtinho.

Taís é uma jovem negra e homossexual de família humilde que sonha em cursar enfermagem. Inteligente, passou para o tão sonhado curso, só que na federal de Macaé e ela mora em São Gonçalo. Este fato não seria nenhum problema caso sua família pudesse bancar os custos de moradia e alimentação para que ela possa estudar fora e realizar seu grande sonho.

E este não é seu único obstáculo para realização de seus sonhos, sua namorada, Rafaela, não aceitou muito bem sua vontade de ir estudar em outra cidade.

“No fundo, eu queria que a possibilidade fosse real, não um simples delírio de alguém que sonhava demais.”

Será que Taís vai conseguir superar tantos obstáculo para conquistar seus objetivos?

A autora trabalha com as dificuldades enfrentadas por jovens que são rotulados pela sociedade, por estarem acima do peso, ou por sua cor de pele, ou mesmo por sua orientação sexual.

Taís, como a maioria em nosso país, sofre pela falta de oportunidades de ter uma vida digna, mas é forte e determinada, decidida a lutar pelo seu lugar ao sol. Ela tem a sorte de ter uma avó sabia e pais que apoiam seus sonhos e isso faz uma baita diferença, pois o apoio familiar é muito importante para a saúde física e mental de um jovem.

“- Meu amor, tem jeito pra tudo nesta vida, só não tem pra morte. E enquanto houver alguma chance, a gente vai se agarrar a ela. Tá todo mundo orgulhoso que você foi aprovada. Nossa família deu jeito para coisa muito pior. Você acha que a gente ia deixar uma coisa dessas passar?”

Como disse, trata-se de um conto, que se passa no mesmo universo de Céu sem estrelas, por isso não posso me alongar na resenha. Mesmo curtinho, o livro passa uma mensagem muito bonita de superação e apoio familiar.

Was this review helpful?

Eu li essa semana o conto "Pisando em Nuvens" da Iris Figueiredo, que se passa no mesmo universo de "Céu sem estrelas", um dos meus livros favoritos da vida e eu fiquei completamente apaixonada.

Nesse conto nós seguimos Tais, que é prima de Cecília, a personagem principal do livro, quando ela descobre que passou na universidade pública, mas que junto com essa felicidade bem toda a preocupação de que talvez ela não consiga ir para lá - porque fica em outra cidade e sua família não tem como bancar a estadia dela lá, além de sua namorada, Rafa, não ter reagido bem da forma que ela esperava.

O conto é bem curtinho, escrito de uma forma tão gostosa que a leitura simplesmente flui e você se pega preso ali, querendo saber mais sobre Taís, torcendo por ela e entendendo todos os sentimentos confusos pelos quais ela passa naquelas horas - e nos dias que se seguem.

Como eu falei acima, com essa leitura fluindo, fica absurdamente IMPOSSIVEL não desejar por mais. Quando o conto terminou, tudo que eu queria era mais tempo com Taís, mais tempo vendo sobre a vida dela e não só o presente e o futuro, mas aprendendo mais sobre essa personagem que me cativou tanto.

Nós agradecimentos, Iris mencionou um agradecimento especial aos fãs que tanto pediram por coisas a mais naquele universo, mas eu sinto é que nós que devemos te agradecer, Iris, por nos proporcionar mais um momento nesse mundo tão querido por tantos e por termos sido apresentados a essa personagem tao maravilhosa.

Fica aqui o pedido encarecido de uma fã, que algum dia a gente possa ver mais ainda da Taís e do futuro maravilhoso que tenho certeza que ela terá!

Was this review helpful?

O conto é bem rápido de ler e uma delícia também. A escrita da Iria é ótima e, apesar de eu não ter me cativado completamente pela história em si (acho que tinha soluções menos dramáticas para o que elas poderiam fazer), gostei de como foi uma história singela e da mensagem que ela passa.

Was this review helpful?

Nossa, como eu tava com saudades da escrita da Iris! Acho incrível como ela consegue me emocionar em tão poucas páginas, e faz a gente se conectar com personagens tão rapidamente.

A história desse conto foca na Taís (pra quem leu o livro anterior da autora, é a prima da Cecília que a gente chega a conhecer de leve), e como ela lida ao descobrir que passou em enfermagem em uma ótima faculdade, mas só isso não basta pra fazer seus sonhos tornarem realidade.

Essa história sabe tratar, com delicadeza, os problemas que a protagonista enfrenta, especialmente nos seus relacionamentos. Mesmo que à primeira vista a gente já tenha uma opinião formada, a autora conseguiu trazer algum aprofundamento aos personagens apresentados. Agora eu quero ler um livro todo focado na Taís, porque o conto me deixou curiosa pra ver seus anos na faculdade!

NOTA: 4 estrelas

*Esse conto foi fornecido pelo NetGalley e pela editora Seguinte em troca de uma resenha honesta

Was this review helpful?

Taís estudou o ano inteiro para ir atrás do seu sonho, e quando ela vê que foi aprovada para cursar enfermagem fica eufórica. Mas sua felicidade começa a diminuir quando se dá conta que foi aprovada na segunda opção, em uma universidade que fica bem longe da cidade que mora.

Nossa protagonista agora está em um grande impasse, desistir do sonho por um ano e ficar ao lado da namorada e da família ou ir partir para Macaé cursar enfermagem mesmo com todas as dificuldades que esse passo pode trazer para ela.

“É incrível como os piores e melhores sentimentos cabem dentro da gente ao mesmo tempo.”

Comecei a leitura de “Pisando em Nuvens” sem muitas expectativas, mas logo nas primeiras páginas já me conectei com os personagens e com suas dores (ahhh essa vida de universitário). Eu ri, me emocionei, meu coração ficou apertado, mas no fim das contas fiquei muito feliz com o rumo que a história ganhou.

Taís é uma personagem que me conquistou logo de cara, ela é forte, persistente e carismática, além disso ela tem uma família incrível. Do outro lado temos Rafaela, a namorada de Taís, essa eu confesso que desgostei um pouco por achar ela um tanto quanto egoísta, mas ao mesmo tempo entendo o medo de um relacionamento a distância.

O conto se passa no mesmo universo de “Céu Sem Estrelas” e como gostei do conto fiquei com vontade de ler também. Por ser um conto não é uma história muito aprofundada mas a autora consegue entregar uma leitura gostosa, envolvente e que nos deixa com aquela perguntinha no fim da leitura “e depois de uns meses, qual o rumo dessa história?”

Sem dúvidas recomendo a leitura, principalmente para quem assim como eu tem vontade de conhecer a escrita da autora.

Was this review helpful?

Que conto delicinha! Se passando no mesmo universo de Céu sem Estrelas, vamos nos deparar com Taís, uma jovem preta, de classe econômica baixa e LGBTQIA+. A representatividade que essa mulher traz com si é imensa. O grande sonho dela sempre foi passar em universidade pública, mas ela vai ver seu sonho escorrendo pelos dedos por falta de condição financeira para se mudar para a cidade do seu campus.
O dilema da Taís é o mesmo que muitos jovens brasileiros passam, então é quase impossível não se sentir representado por ela.

Além de vermos a jornada da Taís em relação ao seu sonho, vamos presenciar o estremecimento do seu relacionamento por conta da Rafaela não a apoiar. Confesso que fiquei com uma raivinha da Rafaela, porque ela acaba pensando apenas nela, esquecendo os desejos da Taís.
A autora também relata um pouco das dificuldades que as duas enfrentaram e ainda enfrentam no relacionamento.

Mais uma vez a família é o ponto alto aqui. A avó da Taís, juntamente com seus pais, vão se esforçar para vê-la cursando o que sempre desejou. É lindo ver esse apoio familiar em uma situação como essa. Já passei por algo parecido e afirmo: ter essa base é fundamental.

Pisando em Nuvens é uma leitura rápida, mas que traz temas legais e nos faz refletir. Taís vai ver sua vida mudando da noite para o dia com a sua aprovação e precisará tomar decisões difíceis para alcançar algo que sempre sonhou. Leiam, vale muito a pena!

Was this review helpful?

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e me vi envolvida nos dilemas da Tais assim que iniciei a leitura. Em uma história que com poucas páginas nos inspira a lutar pelos nossos sonhos. A ter maturidade em saber deixar ir. Acreditando que há o momento certo para cada coisa.
Mas que isso tudo só é possível ou se torna mais fácil, tendo a amor e o apoio da família.

“ Para mim, a melhor parte das histórias era a jornada, nunca o fim “

Was this review helpful?

A sinopse desse conto junto com essa capa chamaram demais a minha atenção, não pude evitar e logo que tive oportunidade iniciei a leitura do mesmo mesmo. Esse foi o meu primeiro contato com obras da Iris Figueiredo, já a conhecia, claro, mas, ainda não havia tido oportunidade de ler uma história dela.

Eu gostei bastante da escrita da autora, ela é bem fluida e de fácil compressão, achei a narrativa do conto muito interessante, toda história gira em torno da aprovação de Táis no vestibular, mas em meio a isso nós somos apresentados a vários aspectos da vida da protagonista, e eu simplesmente amei a forma leve e natural que a autora trata esses elementos, que são importantes, mas, não se sobrepõe ao tema central da história.

Eu adoro ler contos, mas, sempre fico com a bendita sensação de "quero mais" e não foi diferente com esse, eu realmente adorei o desenvolvimento da história, e em como em um curto texto eu consegui observar um crescimento significativo na protagonista.

Was this review helpful?

Pisando em Nuvens é um conto escrito por Iris Figueiredo, mesma autora de Céu Sem Estrelas e narra a história de Taís que passou numa universidade em outra cidade e precisa colocar na balança seu futuro, de um lado, e sua família e namorada, do outro. Taís se vê ansiosa e cheia de dúvidas e sua namorada não parece ajudar muito na decisão.

Divertido, reflexivo e leve são alguns adjetivos facilmente notados neste conto. Ele nos dá algo a pensar e questionar sobre nós mesmos e as expectativas que depositamos nas pessoas. Será que elas abririam mão de algo por nós? E nós, abriríamos mão de algo importante por elas?

“Viver é uma grande jornada e às vezes ficamos cansadas”

São questões válidas que passei a pensar sobre, após ler a história de Iris. Por isso ele é reflexivo, assim como toda boa história. Retrata uma realidade dura de muitos jovens: o de decidir se atira no escuro e vai, ou se continua onde está.

Muitas vezes não estamos felizes onde fazemos morada e questionar uma mudança não só de casa, mas também de vida, é válida. Este conto me tocou muito neste aspecto. Com certeza, é algo que eu recomendaria aos meus alunos.

“[…] tem jeito para tudo nessa vida. Só não tem para a morte. E enquanto houver uma chance, a gente vai se agarrar a ela.”

Breve e bem escrito, o conto fecha todos os parênteses abertos no decorrer da história, deixando-o, assim, sem pontas soltas em seu final. Mas que também traz uma sensação de “não-fim”, te fazendo imaginar possibilidades pós conto.

É uma daquelas histórias que você se sente contente em conhecer, pensar e passar a diante. Não me emocionou, mas me fez pensar, o que me dá motivo pra dar quatro estrelas, de cinco, para a história. Tudo tem um jeito de ser resolvido, a gente só precisa encontrar o nosso, assim como a Taís.

Was this review helpful?

Esse conto é ótimo fala sobre a Taís ela é aprovada no vestibular mas o Campus que ela foi aprovada fica em Macaé muito longe onde ela mora, ela sempre quis estudar em universidade pública. A vó dela apoia ela mas a namorada tem uma reação inesperada para ela.
Ele escreve muito bem
Eu gostei de ler esse conto
Está disponível na Amazon
E é perfeito para ler em qualquer época do ano!
Apoie a literatura nacional e a autora
Se for comprar avalie na Amazon
Eu pretendo ler que eu tenho o ebook de Céu sem estrelas fiquei mais curiosa para começar a leitura!

Was this review helpful?

Esse conto da Iris Figueiredo se passa no mesmo universo de Céu sem estrelas, pois Taís, nossa protagonista, é prima da Cecília. Taís acabou de ser aprovada no vestibular, um de seus maiores sonhos, porém a faculdade na qual passou é bem distante de casa, então ela se encontra num dilema: seguir seu sonho, e, com isso, ir para outra cidade, mora de favor, contar com uma ajuda de custo da família (que já não tem muita grana) E dizer adeus para a namorada, ou deixar esse sonho de lado e continuar correndo atrás do jeito que dá?

Eu gostei do conto. Li em uma sentada. E fiquei morrendo de vontade de saber mais sobre o futuro da Taís. Podia muito bem virar um livro inteiro sobre ela na faculdade, eu ia amar!

Was this review helpful?

Taís acaba sendo aprovada no vestibular, o problema é que a universidade federal fica em outra cidade. Em um segundo seus sonhos estão se tornando realidade e em outro indo por água abaixo, pois como ela irá se manter financeiramente?
Como se não bastasse isso, Rafaela (namorada de Taís) não tem a reação que Taís esperava. Ela não parece contente com a ideia de Taís ir para outra cidade.

A família de Taís fará de tudo para que ela consiga estudar, mas será que Rafaela ou o seu medo de estragar tudo a deixará prosseguir?
Em um conto curto, acompanhamos o drama financeiro de Taís e suas inseguranças. Por ser uma leitura rápida não temos tanta profundidade em algumas coisas, mas no pouco que a autora focou o leitor fica bem envolvido com a história.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a Rafaela, quem ama apoia e ela estava sendo egoísta demais, e o pior são as justificativas que ela usa para apoiar seu argumento. Isso só me fez pensar em quantas pessoas desistiram dos seus sonhos por causa de um relacionamento.

A capa do ebook está adorável e não encontrei nenhum erro da edição digital. Inclusive essa foi a primeira vez que li algo da autora e gostei bastante, pretendo futuramente ler outras obras.
O ebook foi disponibilizado para mim pela plataforma netgalley em parceria com a editora, e é possível que o leitor o adquiria o site da amazon.

Was this review helpful?

Já tinha lido Céu sem estrelas, da mesma autora, anos atrás e amado. Uma das coisas que eu amo na Iris, é que ela trata de assuntos super realistas e pertinentes, de um jeito tão emocionante, melancólico e bonito, além de deixar tudo mais convincente ao não trazer soluções mágicas para os conflitos apresentados.

Fica tudo com mais cara de vida real, além de dar uma carga dramática maior que eu adoro. Aqui a gente acompanha o dilema da Taís, que passa em uma faculdade para estudar em outra cidade, só que assim ela entra em uma situação difícil com a sua namorada.

Além do romance fofo entre as duas meninas, tem os dilemas da Taís e como ela teria muita dificuldade de se sustentar na cidade nova e a família divertida dela.

É um conto bem curtinho, perfeito pra quem quer se deliciar com uma leitura rápida, bem escrita e com problemas fáceis de se identificar.

Was this review helpful?

Um excelente conto! Eu já tinha curtido muito "Céu sem estrelas" e essa era uma das personagens que mais queria conhecer melhor. Sou completamente apaixonado pela escrita da Iris. Espero ler mais dela esse ano <3

Was this review helpful?

Quando a jovem Taís e aprovada em uma universidade federal em outra cidade, ela vê seus sonhos se tornando realidade, só para em seguida se dar conta que não teria meios de se manter financeiramente nesse local.

Para piorar, sua namorada Rafaela não demonstra o apoio que ela esperava receber, ficando claro que elas tinham sonhos diferentes, embora se amassem muito.

Nesse caso, o que deve-se fazer? Seguir seus sonhos, ou se acomodar em uma realidade insatisfatória só para não perder a pessoa que ama?

Esse é um conto curtinho da autora Íris Figueiredo, autora do universo Céu sem estrelas.

Eu amei o conto, e acredito que muitas pessoas vão se identificar com o drama vivido por Taís.

Você já leu algo da autora?

Was this review helpful?

Em Pisando em nuvens, a autora Iris Figueiredo em poucos páginas nos apresente todos os altos e baixos envolvidos em se prestar vestibular, traz representatividade e cria conexão . Taís, a protagonista é uma jovem que representa outros milhares espalhados pelo Brasil que sonham em estudar em uma boa faculdade, mas que carregam consigo todo o peso das expectativas da família e a consciência que ainda que passe em uma universidade federal o sonho de ingressar na faculdade pode não se realizar devido as condições financeiras da família.
Através da leitura embarcamos em um mix de emoções e ao final terminamos com o coração aquecido e um lembrete de que por mais impossível que as coisas pareçam ser vale a pena correr atrás dos sonhos!

Was this review helpful?