Member Reviews
Marçal Aquino tem uma escrita que te captura na primeira página. Aqui, estamos em 1973, e vemos um agente infiltrado numa organização criminosa apaixonar-se pela irmã de um dos chefes. Ao mesmo tempo, busca seu pai, delegado aposentado, q se tornou herói na mídia depois de matar dois assaltantes. Há todo um submundo, de milicos, torturadores, assaltantes, homicidas. Discute-se lealdade, identidade, amizade. Bom livro.
Fiquei surpresa com a forma que Aquino escreve seus livros adultos. Já conhecia os romances infantojuvenis do autor e adorei reencontrá-lo recentemente. Baixo Esplendor se passa nos anos 70 e tem aquele aspecto de filme policial noir em que o mocinho/detetive se envolve profundamente com a investigação e coloca tudo a perder por ter se apaixonado pela femme fatal.
Marçal, como um bom jornalista e roteirista de cinema sabe apresentar o ambiente histórico sem ser enfadonho, da mesma forma que sabe narrar uma história cheia de tensão entre idas e vindas no tempo, amarrando todos os fatos sem deixar nenhuma ponta solta.
No início, devido a falta de coesão entre as subtramas, a leitura pode não prender muito, mas a partir do momento que as peças começam a se encaixar 'é só alegria'.
Um dos melhores livros que li esse ano. Amo livro de romance policial. E a escrita do Marçal Aquino é perfeita! Casal maravilhoso. Trama gostosa de acompanhar. Amei
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é um dos meus livros favoritos, então estava com muita expectativa para Baixo Esplendor.
Tecnicamente, ele é muito bom. Os diálogos são realistas, a ditadura é bem pontuada e acrescenta uma claustrofobia para a trama, os personagens são convincentes, as cenas são bem narradas, a escrita do autor continua excelente. Toda a questão da marginalidade e jornadas cíclicas da vida do crime foi o ponto alto do livro pra mim.
Mas eu acho que ele não vai muito além da sinopse, tudo é muito simples, o romance é a questão principal de tudo e achei até divertidas algumas cenas, mas enjoa ser só isso. E tem algumas cenas tensas ótimas no grupo de criminosos, mas parece que nenhuma vai pra frente e dá em alguma coisa.
Eu estava esperando uma história mais ousada, tendo em mente que o cenário é a ditadura e um policial que se infiltra em uma quadrilha de bandidos pra conseguir prendê-los e ainda se apaixonada pela irmã do chefe do bando.
Mas vale muito a pena pra quem já admira o trabalho do autor e gosta de romances em cenários perigosos com fundo histórico.