Member Reviews
Peguei esse livro achando que era um assunto totalmente diferente - não imaginava que era toda a história de desenvolvimento do impeachment. Rafael Mafei reconta toda a história, desde os anos 1300 na Inglaterra até os processos de impeachment atuais na América Latina, com ênfase no Brasil. Gostei, achei a linguagem bem acessível e as explicações bem objetivas.
Nós ultimamente, passamos por momentos delicados na política brasileira, então, nada melhor que um livro que explica um pouco sobre a teoria, história e prática do impeachment no Brasil, para sanar dúvidas.
Ao iniciamos o livro, descobrimos um pouco da motivação do autor a escrever este livro. Seguindo a linha, tomamos um capítulo inteiro sobre a história da palavra que gera dúvida nos brasileiros. Criada na Inglaterra, durante o medievo, o impeachment, caiu em desuso por mais de um século a partir dos anos 1500. Contudo, ele ressurgiu após um tempo turbulento na Inglaterra.
Rafael Mafei, explica também sobre os fundamentos do impeachment na Constituição dos EUA e que ele era muito usado nas colônias americanas. Mafei nos faz embarcar totalmente na história que deu origem a esse acontecimento legislativo e judiciário, e como chegou aqui ao Brasil pouco mais de duas décadas depois em nossa república em 1891.
O autor passa pela história dos 21 anos da ditadura brasileira, então faz observações a respeito do nosso primeiro presidente eleito pelo povo: Fernando Collor de Mello, que se você não o conhece, provavelmente seus pais, sim. O autor circula pelo ano de 1990 contando sobre a posse de Collor, na qual ocorreu num momento precário do Brasil. O antigo caçador (Collor) de marajás (corruptos), lançou um plano que, por conseguinte, acabou prejudicando e impactando a vida financeira de muitas famílias brasileiras. Rafael Mafei, discorre de modo confiante sobre essa parte da história, até o impeachment de Collor, em 1992.
Para quem ama história, e tem curiosidade para saber mais sobre “Como remover um presidente” é muito interessante ler este livro. E digo, as informações passadas, nos surpreendem com os detalhes no qual vão a escândalos e absurdos. Não só entendemos a história do nascimento deste poder legislativo e judiciário, como também compreendemos o motivo de estarmos assim hoje e o porque não há mudanças. Afirmo também, que este livro é um bom manual político atual.
Leiam este livro e preparem-se para descobrir os problemas brasileiros que vão de 1800 aos dias de hoje. O Brasil é um país lindo e uma terra de horizontes sombrios. Mas, a gente ainda ama (pelo menos eu, as vezes odeio). Cabe a nós, mudarmos a direção do nosso Brasil, pensando em quem melhor nos representa.