Member Reviews
I loved this book. The selection of poems is amazing. However, the translation at times falls short. I know it is super, super hard to translate poems, and I honestly love the translators working on this edition. But sometimes the tone if off and the translations adopt a more high-end language where the original poem uses a more casual one. Overall, would recommend - especially to introduce this author to a new and different audience.
Que livro divisor de águas, é como se as poesias fossem uma conversa e um devaneio da poeta com seu próprio estado de espírito, consigo mesma, com sua nostalgia, sua desesperança, sua solidão....
Ao mesmo tempo que é um grande mergulho, essas poesias são escritas de forma acessível para quem consegue se conectar com elas, elas são capazes de fazer-nos nos identificar com o escrito em vários pontos.
"Mas se a essência do tempo é ser mutável, como pode uma coisa se transformar em nada?" - Louise Gluck
Essa coletânea de poemas da Louise Gluck, autora vencedora do Nobel de literatura, reúne quase uma década de trabalho desta poeta que era desconhecida para mim até então. Tive a chance de ler o e-book através da parceria com a @companhiadasletras, e me encantei com suas palavras impactantes. A obra fala muito sobre as fases da vida, que se misturam com as fases do ano, já que muitos poemas falam especificamente das paisagens de primavera ou outono. São poemas por vezes solitários, reflexivos, que mexem com os nossos sentimentos de uma forma muito interessante.
Essa edição apresenta os poemas tanto em português quanto no idioma original, em inglês, e foi ótimo poder ler nos dois idiomas e ver que o trabalho de tradução foi impecável. Recomendo bastante a leitura para quem está buscando uma boa obra de poesia!
3 livros em 1! Que demais... ainda estou lendo, mas estou amando a narrativa, a filosofia empregada, a forma melancólica de poetizar da autora... uma grata surpresa poder enxergar a alma humana por outros prismas.
Um leitura fascinante. Não esperava gsotar tanto desses poemas, mas o modo singelo e real que compõe cada um desses textos, me tocou e comoveu de uma forma intensa. Em "Poemas (2006-2014)" encontramos os últimos livros da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2020, a autora Louise Glück, Averno (2006), Uma Vida no Interior (2009) e A Noite Fiel e Virtuosa (2014).
Em cada um desses livros, vamos nos deparar como uma temática predominante, mas todos eles apresentam algo em comum: os aspectos mais comuns e simples da vida humana que revelam a profundidade de sua alma. Em Averno (2006) a autora retoma o mito de Perséfone, recria e atualiza a história dessa figura mitológica que ficou presa no submundo. "Uma Vida no Interior (2009) que ao retratar o cotidiano de moradores de cidade pequena nos mostra como eles relacionam-se entre si com a natureza. Por fim, "A Noite Fiel e Virtuosa (2014) que nos presenteia com poemas sobre envelhecer, laços familiares e a perca da inocência, causando reflexão e identificação com cada texto.
Um livro comovente, real e que vai dialogar com muitas de nossas próprias vivências, o que deixa a obra de Glück muito mais próxima de nós. Esse é um daqueles livros que deixamos na cabeceira para sempre relermos algum texto, pois a união entre mitologia, psicanálise e filosofia presente nos poemas de Louise traz uma perspectiva límpida, misteriosa, reveladora e até mesmo sombria sobre nós mesmos, sobre a vida.