Member Reviews

🛩️ Durante a Segunda Guerra Mundial, garotos ingleses sofrem um acidente de avião e caem em uma ilha deserta. Enquanto torcem para serem resgatados, tentam se organizar, mas logo decaem para a selvageria.

🐷 Crianças bem-educadas se rendem ao medo, perdem qualquer senso crítico, tornam-se subservientes ou líderes sanguinários, provavelmente revelando o que estava escondido desde sempre sobre a fina camada de verniz civilizatório. É bom notar que Porquinho já era maltratado na escola e que logo nos primeiros minutos na ilha o padrão se repete.

❗ Recomendo para quem gosta de histórias de aventura e não espera finais felizes.

Was this review helpful?

Um clássico é um clássico por diversas razões: ser pioneiro, ser único, ser atemporal.

“Senhor das Moscas” é o primeiro caso. E como primeiro caso tornou-se matéria para diversas mídias usarem seus temas à exaustão. Grande parte do romance, seus dilemas e conflitos, estão presentes em obras dos anos 1990 e 2000.

O que ainda tem um brilho e charme natural são duas passagens específicas e impossíveis de serem usadas como inspiração sem serem copias, ambas chaves para a narrativa.

No final, o dissabor de ler algo familiar, não tão inédito, foi decepcionante.

Was this review helpful?

Acho que todo mundo que gosta de ler já ouviu falar nesse livro, mesmo que como eu não saiba muito sobre ele. Eu já comecei a leitura me surpreendendo, pois não imaginava que era um ganhador do premio Nobel! Junte a isso um romance que trata como nenhum outro a escuridão dos seres humanos e que serviu de inspiração para diversas adaptações de filme e tv e você tem claramente uma receita de sucesso!

Was this review helpful?

A história começa quando um grupo de crianças e pre adolescentes sofrem um acidente de avião e ficam perdidos em uma ilha, sem supervisão de adultos. A reação desses meninos ingleses educados em colégio interno à suas novas condições de vida e sua decadência até à barbárie são mostradas durante a narrativa.⁣

Não dá pra dizer que O senhor das moscas é um livro fácil de ler. A mente desses meninos é caótica, ainda mais depois de todo o trauma do acidente, e até a maneira como o autor escreve seus diálogos deixa isso aparente. Por isso o livro parece estranho a maior parte do tempo, e é fácil entender porque algumas pessoas não gostam dele.⁣

Apesar de ser um livro apenas com crianças, não espere sentir muita empatia, a maior parte do tempo você vai odiar todos eles, e olha, faz todo sentido.⁣

Eu não lembrava de muita coisa, a não ser que eu tinha gostado muito, mas sigo achando um livro genial. A primeira metade é um pouco lenta e repetitiva, mas do meio pro final fica difícil de largar. Os últimos capítulos são de tirar o fôlego!

Was this review helpful?

Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. Eles descobrem os encantos desse refúgio tropical e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade.”⁣

📖 Senhor das Moscas é um daqueles clássicos incômodos, que você termina sem saber exatamente o que pensar. É um daqueles livros que dá a impressão de que a cada nova experiência de leitura vai se revelar de uma maneira diferente.⁣

O autor – um ex-combatente– transmite muito através de sua história a visão pessimista da humanidade que trouxe consigo da guerra.⁣

Aqui, em um enredo repleto de simbolismos construído através dos personagens que nos são apresentados, temos uma história que pode ser vista através de um viés político, mas também como um questionamento da natureza humana. Seria o ser humano essencialmente ruim? Qual seria a medida de sombra e escuridão em sua essência? A linha entre razão e desequilíbrio é tênue?⁣

📖 A experiência de leitura foi muito interessante, apesar de ser um livro bem descritivo. Foi maravilhoso ter lido em conjunto com a @itsalinegalvao , compartilhando nossas impressões de leitura e os sentimentos despertados ao decorrer da trama.⁣

Confesso que ainda não sei exatamente o que senti com essa leitura bem reflexiva, mas isso não me impede de recomendá-la a todos que se sintam interessados na premissa de "O senhor das moscas".

Was this review helpful?

Ouvi falar desse livro há muito tempo, muitas vezes, e também soube que havia um filme baseado nessa história, mas nunca prestei atenção nele até que este livro chegou à minha livraria de segunda mão e decidi que precisava ler mais dos chamados livros clássicos, e eu gostei.
Esta é a história de um bando de escolares de não mais de 12 anos, o mais velho, e muitos que, por volta dos 6 ou 7, seu avião caiu em uma ilha deserta. No início eles ficam absolutamente felizes porque não há adultos para controlá-los, mas depois eles têm que lidar com as questões de sobrevivência em um lugar estranho e selvagem. Logo a rivalidade começa a crescer entre os meninos mais velhos para decidir quem está no comando do grupo.
O medo do desconhecido também está presente. E claro, é melhor você não se esquecer do Senhor das moscas ...
Foi um retrato incrível de como os humanos tendem a se comportar ou podem se comportar em situações extremas. O mau e o bom, o pior e o melhor da natureza humana aparecem em todas as situações intensas.
Uma história que você não vai esquecer tão cedo

Was this review helpful?

Sabe aquele título que temos em nossa listinha de leituras desejadas, mas, por algum motivo, não conseguimos ler? Então, “Senhor das Moscas” estava na minha só esperando sua oportunidade. E que bom que a vez dele chegou. É uma daquelas tramas que deixa o leitor refletindo durante dias.

O que podemos observar nessa obra de Golding é a sua atemporalidade. Mesmo esse livro ter sido escrito e lançado há tanto tempo, é impossível o leitor não perceber a verossimilhança com nossos dias atuais. Infelizmente, nossa sociedade atual, tomada as devidas proporções, está caminhando para o caos que vemos em “O Senhor das Moscas”. A polarização é um dos fatores mais fortes da trama. De um lado temos um chefe que aproxima-se de um líder democrático, e do outro, um que aproxima-se de um ditador. O leitor vai acompanhando todo o processo de criação e queda de um “governo”, e a ascensão de uma “ditadura”.

“E brincar de eleição era quase tão bom quanto a concha gigante. Jack começou a protestar, mas o clamor foi mudando, e de pedido de uma eleição transformou-se na aclamação de Ralph. Nenhum dos garotos podia ter muitos motivos para isso; toda a inteligência quem tinham demonstrado era Porquinho, e o líder mais óbvio era Jack. Mas Ralph tinha uma tranquilidade, ali sentado, que chamava a atenção: também era alto, e de aparência atraente; e de alguma forma bastante obscura, mas muito poderosa, havia a concha. E o menino que tinha tocado a concha, que ficou sentado na plataforma à espera deles com aquela coisa delicada equilibrada nos joelhos, só podia se destacar.” Posição 287

Um dos pontos positivos é a construção das personagens. Temos um leque interessante de personalidades bem marcantes, e uma definição clara de índoles que, inicialmente estavam, até certo ponto, escondidas, mas que já demonstravam indícios de maldade. O leitor passa a ter uma torcida/empatia mais clara a algumas personagens, mas, na verdade, torce para que todos consigam o objetivo final, que é a volta para casa.

“Soltou um grito selvagem e pulou para a areia clara. Na mesma hora a plataforma foi tomada pelo som e a agitação, correrias, gritos e risos. A reunião se desfez e transformou numa dispersão aleatória e verbosa entre os coqueiros e o mar e ao longo de toda a praia, além do alcance da visão no escuro. Ralph sentiu que seu rosto encostava na concha, e a tomou de Porquinho.” Posição 1489

Outro ponto extremamente positivo é o clímax próximo ao final. A trama entra em um ritmo frenético que é quase impossível o leitor querer largar a leitura até seu desfecho. Aliás, o ritmo da trama e a narrativa do autor são dignos de elogios de minha parte. Já um ponto que não apreciei muito foi o uso das aspas nos diálogos. Ainda prefiro o bom e velho travessão (lembrando que isso é apenas um gosto pessoal).

Em relação a parte gráfica, gostei. A capa é bonita, e não encontrei erros durante a leitura.

Indico a leitura para os amantes de uma trama que deixa reflexões pertinentes sobre nossa sociedade atual.

Was this review helpful?

Eu adoro esse livro! "O Senhor das Moscas" é um livro que já revisitei algumas vezes em fases diferentes da vida e sempre acho uma história muito atemporal. Esse microcosmo dos meninos presos na ilha representa tanto da humanidade que chega a ser assustador. Eu gosto muito da forma como o autor gradativamente os torna mais paranóicos e violentos. Além disso, é inegável que esse livro traçou o caminho para distopias mais atuais como Jogos Vorazes.

Was this review helpful?

O que será que resta no ser humano depois que toda a sua civilidade é dele retirada? O homem é em sua essência bom ou em seu âmago reina o caos?

Após uma queda de avião um grupo de garotos se veem em uma ilha aparentemente deserta, não há nenhum vestígio de adultos. A princípio aquela situação abrilhanta o olhar dessas crianças. elas tem agora toda a liberdade e auto suficiência sobre as próprias escolhas e ações. mas aos poucos o que era diversão se torna instinto de sobrevivência.

Desta forma, eles tentam se reestruturar, da forma como supõem que os adultos agiriam em uma situação semelhante. Um líder para o grupo é nomeado, assim como um líder para os caçadores. Há algo estranho nessa ilha que é pressentido por todos, e eventualmente alguns garotos começam a desaparecer. Quando o medo do desconhecido se instaura, a convivência interna se abala. E gradativamente o caos toma conta da ilha e a única prioridade é a disputa pelo poder.

Um dos livros mais perturbadores que li na vida, é desesperador acompanhar o distanciamento dessas crianças da civilidade. Em determinados momentos os acontecimentos eram tão brutais que me escapava o fato se tratarem de garotos. Todo o peso da história é contrabalanceado pela narrativa que chega a ser poética nas descrições. É uma leitura para quem tem um estômago forte, mas revela várias vertentes do comportamento humano que nos faz pensar.

Was this review helpful?

Obrigada #NetGalley e #CompanhiadasLetras por me proporcionar a leitura gratuita desse livro!

#Senhordasmoscas um grande clássico da literatura, já tinha ouvido falar dele diversas vezes, e mesmo sabendo por alto sobre o tema do livro, ainda sim sua leitura prende muito e continua sendo surpreendente!
Quem não tem medo do que pode ser encontrado na camada mais íntima do ser humano?

Escrita magnífica de William Golding, leitura fluída (finalizei o livro em 3 dias lendo apenas à noite), com certeza recomendo a leitura!

Was this review helpful?