Member Reviews
Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!
Oli procura uma (nova) melhor amiga é um livro infantojuvenil escrito pela autora Janaina Tokitaka com ilustrações de Fits, eu peguei o ebook na Netgalley em parceria com a Companhia das Letras no selo da Editora Seguinte sendo de literatura nacional. A escritora é bem atenciosa no instagram quando marca ela, ela reposta.
"Compramos juntas, na papelaria da Liberdade." 6% obs.:Quando eu li estava no metrô indo numa papelaria na Liberdade
Esse livro contém: dedicatória, capítulos nomeados/numerados, agradecimentos, sobre a autora, sobre o ilustrador, entrevista com a autora e créditos. Ilustração de capa e miolo: FITS, preparação: Paula Marconi de Lima e Revisão: Bonie Santos e Luciane H. Gomide.
"Foi assim que a gente acabou vendo um filme europeu sobre uma vaca, um filme inusitado de ET (...)" 12%
Essa obra é sobre Ola e Fafá que são melhores amigas, ficam muito juntas e unidas. Fafá conta que vai mudar de escola, com isso Oli começa a buscar sua nova melhor amiga. É um livro bem leve, rápido e engraçado. Indicado a partir de 8 anos, os jovens a partir e oito anos vão amar esse livro.
"É. Eu merecia um castigo pior que o do coelho." 28%
Eu gostei muito de ler esse livro, foi indicado pelo Marcos do @abrevehistoria , é uma leitura muito rápida e fluída. A autora passa ensinamento sobre amizades e sua importância em nossas vidas. Esse livro está disponível na Amazon, no site da Editora e nas livrarias físicas/digitais. Foi uma ótima leitura e eu indico.
"Encolhido no fundo da gaiola, todo enroladinho, estava um filhote de chinchila." 43%
O livro é bem curtinho e perfeito para ler em uma tarde chuvosa como hoje. Achei a protagonista bem doidinha e divertida, ri alto em algumas partes e me lembrei bastante de quando estava na escola em meus dramas adolescentes. A leitura é leve e por mais que seja indicada para crianças, adultos também vão gostar.
Oli e Fafá são melhores amigas há anos e se completam como ninguém. As duas não se desgrudam na escola, assistem a uma novela coreana juntas e até mesmo o lanche preferido das duas é uma mistura de seus salgados preferidos, o coxinhole (coxinha e risole). Porém, tudo isso fica abalado por conta da mudança de escola de Fafá.
Muito embora as duas continuarão a se ver, Oli fica em pânico porque não vai ter mais a melhor amiga tão próxima e decide encontrar uma nova melhor amiga entre as garotas da escola. Não vai ser uma tarefa fácil, afinal cada uma das garotas escolhidas tem suas particularidades e nenhuma igual a Fafá. Mas Oli está disposta a tentar e em meio a essas tentativas vamos nós divertir muito com as muitas situações hilárias pelas quais ela vai passar.
Oli procura uma (nova) melhor amiga foi aquele livro que comecei a ler sem pretensões, só porque desejava ler algo mais leve, e acabei encantada. A história é muito fofa e me fez entrar num túnel do tempo relembrando os momentos gostosos da minha adolescência. A escrita ágil, combinada com uma trama leve e divertida, fizeram com que eu devorasse o livro em poucas horas.
A conexão entre Oli e Fafá é bem intensa e entendi o porquê da nossa protagonista ter ficado com tanto medo de perdê-la. Ao mesmo tempo, vi tudo isso como um ponto positivo já que ela estava sempre tão centrada na amiga que não dava uma chance para outras meninas. É muito bacana acompanhar a busca de Oli e vê-la se abrindo para novas amizades, mesmo que seja de um jeito pouco comum.
Embora não seja o público alvo desse livro (faz anos que passei pela adolescência) eu amei a história e me identifiquei muito em algumas passagens! As ilustrações são lindas e fizeram toda a diferença na leitura. É um livro curto, que pode ser lido em poucas horas (como foi o meu caso) e que encanta. Vale a pena conhecer!
Oli está completamente desesperada! Sua melhor amiga Fafá irá mudar de escola após as férias e ela não sabe o que fazer já que ficará sozinha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A insegurança bate na nossa protagonista pois ela tem medo de Fafá fazer novas amizades e acabar se esquecendo dela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Oli está decidida a encontrar uma nova melhor amiga, mas aos poucos ela vai descobrindo que fazer novas amizades pode não ser uma tarefa muito fácil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, gostei mesmo foi da capa e não tinha noção do que encontraria nele. Além de ser uma história juvenil (eu amo), o livro traz assuntos que são bem comuns para adolescentes dessa idade: o medo de ficar sem amigo, de ser esquecido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir do momento que Oli decide ter uma nova amiga ela acaba entrando em muitas confusões. Pois a lista de possíveis novas amizades são completamente diferentes dela e de Fafá.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que livro gostosinho, meu Deus. Me diverti muito com Oli e com as suas confusões, além de ter me identificado bastante com ela na época da escola, principalmente quando mudei de escola e achei que ficaria sem amigos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sem dúvidas um livro para todas as idades, principalmente para quem está no ensino fundamental, ou para aqueles que tem vontade de começar a ler e não sabe por onde começar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se prepare para um livro divertido e com reflexões gostosas. Além disso, o livro conta com ilustrações lindas que dão um charme a mais para a leitura.
Nessa divertida história conhecemos Olívia, ou Oli para os íntimos, uma garota do sétimo ano que mora em São Paulo – capital, e está prestes a “perder” sua melhor amiga Fafá. Elas estudam juntas desde o segundo ano, tem muitas afinidades e nunca brigam. Mas, quando a Fafá conta que vai mudar de escola o mundo de Oli desmorona e ela surta.
Inspirada pela protagonista de seu Dorama favorito, Oli decide buscar entre suas colegas de escola alguém que possa substituir Fafá. Para isso, ela aproveita todas as oportunidades que encontra para se aproximar dessas meninas e tenta, do seu jeitinho estabanado, se enturmar.
“Uma mulher prevenida não espera, faz.”
Nessa busca ela se envolve em várias confusões e dramas típicos da adolescência. Entre lagartas, Doramas, cavalos e sorvetes, Oli descobre que nenhuma amiga pode ser substituída e que existem muitas pessoas incríveis bem pertinho de nós há apenas um Oi de distância.
***
Esse livro é bem curtinho, um pouco mais de cem páginas, e muito gostoso de ler. É impossível não se encontrar nesses dilemas tão comuns que todos nós passamos nos tempos da escola. Oli é uma menina divertida e corajosa, apesar da sua fobia por lagartas, e nos faz torcer por ela o tempo todo, mesmo quando seus planos obviamente vão dar errado.
Fafá e as outras personagens também são legais, cada uma com suas peculiaridades e me apeguei facilmente a elas. Oli tem uma boa relação com seus pais, o que sempre acho reconfortante de ler.
Com o caminhar das situações Oli aprende algumas lições importantes sobre amizade e mudanças, o que nos faz lembrar que toda situação ruim, mesmo que pareça ser o fim do mundo, uma hora passa.
O livro é narrado pela Oli, mas tem alguns trechos narrados pela Fafá, que ela usa para “conversar” com os leitores. O que ajuda a entender o ponto de vista dela diante das situações.
FITS fez um ótimo trabalho em suas ilustrações trazendo mais vida a história e certamente ajudará a atrair atenção dos leitores mais jovens.
No final tem uma entrevista com Janaina Tokitaka, a autora dessa obra, onde fala um pouco do livro e ainda deixa umas dicas de Doramas e livros (que vale a pena conferir).
A leitura é recomendada para leitores a partir dos 8 até uns 14 anos. E para adultos que queiram viajar de volta aos dramas adolescentes.
"Não consegui. A foto me deu um aperto gigante. Ninguém poderia substituir a Fafá. Só ela entendia a a genialidade de Lágrimas de Sucesso. Era isso? O fim da nossa amizade?"
📖 Oli e Fafá são melhores amigas, mas quando Fafá conta que vai mudar de escola, o mundo de Oli vira de cabeça para baixo: como é que ela vai sobreviver sem a sua fiel escudeira? Ela decide, então, tomar uma atitude e encontrar logo uma nova melhor amiga.
💬 Publicado pela Editora Seguinte e com ilustrações de Fits, o livro, "Oli procura uma (nova) melhor amiga" mostra aquela insegurança que acompanha muitos adolescentes: Será que vou ser aceito? Será que vou ter novos amigos se perder alguns? Será que vou conseguir me enturmar na nova escola?
💬 Escrito por Janaina Tokitaka, o livro é muito gostosinho de ler e traz uma mensagem muito bacana, a de que, às vezes, mudar é necessário e que os problemas que antes pareciam grandes demais, se tornam pequenos com o passar do tempo.
Por @varlene.santos
Uma leitura leve, rápida e divertida para crianças à partir de 8/9 anos de idade. O livro gera a compreensão acerca da importância de enfrentar seus medos em criar novas amizades, conhecer novas pessoas com estilos diferentes do seu e viver aventuras!
Mesmo sendo um livro infantojuvenil eu adorei a leitura! As garotinhas da história estão com cerca de 13 anos de idade e, como mãe, achei interessante visualizar a perspectiva jovem em meio a insegurança de criar amizades e enfrentar conflitos naturais da vida, como mudanças.
Tenho uma filha de 11 anos que adorou a leitura, não desgrudou enquanto não terminou o livrinho! Uma ótima opção para estimular o hábito de leitura nos pequenos!
Um livro muito fofo, que fala sobre amizade de um jeito muito singelo e sincero, e muito adequado pro público infanto-juvenil! Achei a jornada de Olivia interessante, principalmente pela cena de diálogo com a mãe. As ilustrações são muito bonitinhas (eu adoro o traço do Fits) e trouxeram um toque especial demais pra história!
Oli procura uma (nova) melhor amiga é uma leitura rápida e divertida sobre amizade, aceitação, respeito e diversidade. O livro é indicado para leitores a partir de 8 anos, mas pode ser lido por todas as idades, porém, acredito que a galera entre 12 e 14 anos vai se identificar mais com os dilemas vividos pela protagonista.
Janaina Tokitaka através da história de Oli e suas amigas nos lembra que mudanças muitas vezes são inevitáveis, mas que ainda assim podem trazer boas surpresas, que não vale a pena tentar ser outra pessoa para ser aceita, e que boas amigas se apoiam e se ajudam a conquistar seus sonhos.