Member Reviews

É muito complicado confiar em um texto desse formato e com esse proposito, porém a autora, em suas várias referencias e reflexões reforçam seu ponto e os detalhes de uma forma que fica impossível de questionar. Bom, quase impossível. O texto é bem construído, recheado de referencias para enriquecer a pesquisa e leitura. A história do Facebook e de Mark é um ponto quase nebuloso na história da tecnologia, várias versões e diversos pontos de vista, porém, a única coisa que parece ser condizente é sua astucia e vontade de dominar seja o mercado ou a tecnologia. Leitura vale muito a pena e contém informações preciosas para reflexão sobre os passos do gigante da tecnologia.

Was this review helpful?

Uma Verdade Incômoda é uma biografia não-oficial do Faceboook e de seu CEO fundador, Mark Zuckerberg. O livro foi escrito por duas jornalistas do New York Times, Cecilia Kang e Sheera Frenkel. Com o viés jornalístico e baseado em fatos, o best-seller é cotado para adaptação cinematográfica, ainda que o poderoso CEO já esteja protegendo-se legalmente para evitar a produção do documentário. A blindagem jurídica e parlamentar da rede social e do seu alto escalão é apenas um dos inúmeros escândalos que vem à tona nas páginas dessa leitura recomendadíssima para os fãs de tecnologia e mídias sociais.

Você sabia que mesmo que você delete sua conta do Facebook, os dados nela contidos estarão para sempre nos servidores? Sim, este é apenas um dos termos que concordamos apressadamente quando criamos conta nas redes sociais do Facebook, seja o próprio Blue ou Instagram e WhatsApp. Esse detalhe faz parte da transformação de como o singelo site TheFacebook que avaliava a beleza das estudantes de Harvard tornou-se um gigante com quase 3 bilhões de usuários. E não foi apenas a partir da nossa colaboração gratuita ao manter o site repletos de conteúdo, mas sim por abrirmos mão dos nossos dados pessoais que são comercializados para anúncios.

Do começo da programação nos dormitórios do Harvard até os escândalos envolvendo quebra de privacidade, fake news, discurso de ódio e a eleição de Donald Trump, o Facebook teve seus altos e baixos no Vale do Silício. A forma como as autoras abordam os dias de ouro e dias decisivos para o futuro da companhia é sagaz e não-linear. Foge na linearidade porque foca na ordem lógica dos fatos, que por serem reais, nem sempre são cronológicos. Além disso, quem tem dificuldades com nomes como eu, certamente gravará como se chamam os mais ilustres membros da diretoria e conselho administrativo da rede social, pois os nomes sempre vem acompanhados dos cargos e escândalos memoráveis.

Apesar de ser fascinada pelo Mark Zuckerberg e seu império, não compreendia a política bipartidária ou o parlamento estadunidense, e após esse livro sinto que aprendi mais. Quase todos os processos movidos contra a companhia passam por camadas políticas e jurídicas, então é uma leitura completa para entender como todo o sucesso, ascensão e possível queda são intrínsecas ao ambiente estadunidense.

Além do viés político, é possível entender a ligação do Facebook, Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg (Chief Operations Office) com a mídia e sites de extrema direita, como a Fox News. Assim como o livro que já resenhei aqui no blog, A Máquina do Ódio, Uma Verdade Incômoda mostra como além de serem uma ameaça às democracias, as redes sociais nos aprisionam e roubam nossos dados por nada mais que aprovação social como moeda de troca.

Was this review helpful?

Assustador. Chocante. Revoltante. Nesse livro-reportagem, Sheera e Cecilia, relatam como a empresa Facebook, com sua estratégia de crescimento a qualquer custo, tem causado caos e desinformação mundo afora, além de estar colocando a democracia, a saúde e a vida das pessoas em risco.

→ Monopólio
O Facebook, ao longo dos anos, implementou uma política agressiva contra empresas que acreditava ter potencial de se tornarem potenciais ameaças à plataforma. Para tanto, por meio de intimidações e espionagem, Zuckerberg adquiriu diversas empresas, como o Instagram e Whatsapp. Dessa forma, ele reduziu o número de opções disponíveis aos consumidores e reduziu a inovação no setor.

→ Coleta Massiva de Dados dos Usuários
Em decorrência do “acesso gratuito” ao aplicativo, usuários ao redor do mundo passaram a permanecer uma quantidade de tempo cada vez maior no aplicativo, que colhia informações sensíveis dos mesmos. Esses dados, através do modelo de publicidade comportamental, se transformaram em recursos financeiros para a empresa.

→ Disseminação de Discursos de Ódio e Desinformação
Devido a negligência da empresa, que se respaldou no discurso de liberdade de expressão dos usuários, diversas campanhas de desinformação e discursos de ódio começaram a se espalhar pela plataforma, sem serem removidas, mesmo que algumas defendessem a violência contra determinados grupos.

→ Regulamentação
Em decorrência das campanhas de desinformação e de discursos de ódio que se espalham pela plataforma e, consequente interferência nas eleições de diversos países, sociedade civil, políticos e agentes reguladores norte-americanos têm destacado a importância de criar regulamentações mais rígidas para empresas do setor e alguns inclusive defendem que o Facebook seja desmembrado, sendo, portanto, separado do Instagram e Whatsapp. A empresa tem investido pesado em lobby para barrar qualquer tentativa do tipo no Congresso Norte-Americano.

Was this review helpful?