Member Reviews

Esse livro reúne algumas das peças mais conhecidas e celebradas do autor russo. Tchékhov é famoso por suas histórias que capturam a vida cotidiana e os dramas humanos com profundidade e humor sutil. As peças frequentemente exploram temas como amor, desilusão, esperança e a complexidade das relações interpessoais. Com diálogos realistas e personagens multifacetados, Tchékhov nos leva a refletir sobre a natureza humana de maneira profunda e envolvente.

Was this review helpful?

Tchékhov descreve os dramas humanos de uma forma surpreendente.
Admito que nunca tinha lido nada de Tchékhov, nem sequer o conhecia, mas foi uma leitura válida.

É preciso ler aos poucos, sem pressa. Não se importando com o tempo. Degustar as descrições com calma deixa a leitura muito melhor.

Was this review helpful?

"tenho a sensação de que estou devorando a minha própria vida."

Essa coletânea de quatro peças de Tchékhov foi uma grata surpresa. Eu já tinha lido alguns contos do autor, mas ele se destaca como dramaturgo. É uma ótima seleção porque as peças escolhidas se complementam — a medida que você vai lendo cada uma delas, certos temas em comum começam a surgir, como o cotidiano de famílias no campo, a diferença de classes sociais, amor não-correspondido, impulsos autodestrutivos, dramas domésticos e problemas de comunicação dos personagens. 
A maioria das peças conta com uma quebra do dia-a-dia de uma família que mora na área rural por personagens que vêm da cidade. Muito desse cenário representa o contexto social da época, marcado por mudanças na Rússia: a aristocracia está morrendo, pois é uma classe estagnada nos tempos antigos, sem suas almas (como eram chamados os servos), com o fim da servidão em 1861 e sem conseguir manter suas propriedades herdadas por conta de dívidas. Surge então uma classe burguesa, o grupo que sobe de posição social através do trabalho. Por causa disso, há uma “redistribuição” de terras, pois a nova elite compra as propriedades das famílias falidas, aumentando o conflito entre pessoas das áreas urbanas vs. rurais. 
As peças têm seus momentos engraçados, mas como é típico da literatura russa, também contam com reflexões e falas melancólicas. A escrita de Tchékhov é poética e grifei MUITOS trechos. Apesar de produzidas no final no séc. XIX e começo do séc. XX, muitas questões e situações são atemporais, como por exemplo a comunicação unilateral e as questões ambientais abordadas em Tio Vânia, que Tchékhov classificou como “cenas da vida do campo em quatro atos”, mas que na verdade resume todas as peças. 
Meu ranking: 
1. A gaivota 
2. O jardim das cerejeiras 
3. Três irmãs 
4. Tio Vânia

Was this review helpful?