Member Reviews
Leticia trás nesse livro a jornada de toda a sua história de transição de gênero. Além de nos conectar com o que se passava em sua mente em cada processo de sair do armário , Leticia também trás a explicação de diversos conceitos que podem parecer dificeis a principil, como gênero, sexualidade, transição de gênero etc.
Algo extremamente pessoal, mas que acho importante de ser dito nesse review, é que Leticia desconstroi a ideia de binarismo que existe nessa sociedade, na qual eu me encontro no momento atual da minha vida em desconstrução.
Resenha Sandra Martins
A construção de um ser é algo muito importante. A libertação do verdadeiro ser depois de uma vida presa e reprimida por convenções sociais, religiosas e familiares é de um peso gigantesco que alivia a alma.
A impressão que tive ao ler a vida de Letícia Lanz foi desse peso saindo do coração. Literalmente. Porque Letícia nasceu depois que Geraldo cumpriu com sua missão.
Letícia nasceu Geraldo e passou 50 anos de sua vida peformando um papel que não era seu. Ele lhe era imposto. E essa imposição lhe custou um infarto que acabou dando a vida à Letícia.
Letícia finalmente pode vir ao mundo como uma mulher trans. Mas ao mesmo tempo, ela viu tudo o que tinha conseguido profissionalmente ao longo dos anos ir embora por puro preconceito. E além de renascer, ela teve de recomeçar. E esse recomeço veio com o trabalho como psicanalista. Hoje ela ajuda as pessoas que estão passando por tudo o que ela passou.
Nos dias atuais, Letícia é casada com Ângela, sua esposa desde os tempos árduos de Geraldo e é uma pessoa que foi de extrema importância nesse processo todo.
Nesse mês do orgulho, leia pessoas lgbtqiap. Apoie seus trabalhos. Divulgue. Respeite.
E leia essa biografia que é muito massa!
Livro pequeno, mas extremamente importante de ser lido, principalmente, no momento atual do Brasil, de tanta intolerância e preconceito. Neste livro, vamos acompanhar o relato autobiográfico de Letícia Lanz, que por décadas escondeu de todos seu verdadeiro eu, por receio de sofrer preconceito e rejeição.
Desde pequena, ainda quando tinha o nome de Geraldo Eustáquio, Letícia sabia que algo a incomodava, algo que não estava certo. Ela não conseguia ser por fora, o que ela sentia que era por dentro. Ela gostava de usar as roupas, maquiagens e sapatos da mãe e detestava as brincadeiras e brinquedos “de menino” que os adultos insistiam ser o mais adequado e correto.
Enquanto crescia e tentava entender esses sentimentos conflitantes, Geraldo se descobriu um mulher trans lésbica. Porém, entre o momento de descoberta, o momento de aceitação e exposição ao mundo do seu verdadeiro eu, muito tempo se passou. Com família formada - esposa e três filhos - e mais de 50 anos de idade, Geraldo finalmente apresentou ao mundo seu verdadeiro eu, Letícia Lanz.
Nesse livro, Letícia nos conta os preconceitos que enfrentou ao longo da vida, como foi se descobrir mulher trans e lésbica, em uma época em que pouco de falava sobre identidade de gênero e como foi revelar ao mundo Letícia. É uma história super emocionante! É um relato sensível e sincero que acredito que todos deveriam conhecer. Super recomendo a leitura!
Muito envolvente, muito bem ritmado e muito cheio de sinceridade. O livro tem poder de hipnose e a maneira de contar a história sem uma ordem cronológica muito delimitada torna o quebra-cabeças mental um exercício de estímulo e imersão literária.
"Eu me chamo de eu, vocês chamam do que quiserem."
Em uma narrativa íntima, breve e muito didática, a ativista, psicanalista e ex-candidata a prefeita de Curitiba, Letícia Lanz, abre o coração e nos conta os momentos mais marcantes de sua jornada de transição e autoaceitação após viver 50 anos sob uma identidade masculina.
Pai de 3 filhos, avô de 3 netos, e casada até hoje com sua companheira de uma vida toda, Letícia busca romper com a ideia de binarismo de gênero vigente em nossa sociedade.
Uma leitura significativa para repensarmos nossos papéis, e também ignorância, em uma sociedade ainda tão transfóbica.
"É inevitável a sensação de ser uma farsa quando você, desde cedo, é impedida de ser a pessoa que é"
Livro forte e tocante. Muito importante abrir o pensamento para a diversidade humana e, com essa abertura de pensamento, é imprescindível ouvir as pessoas. Acredito que esse livro seja uma abertura de pensamento para muitas pessoas e uma fonte de conforto para muitas outras. O assunto transexualidade é tratado de forma consciente e única, passando a vivencia e sentimento de uma tormenta ao longo dos anos. Grande carinho e apego são os sentimentos que carrego comigo após a leitura.