Member Reviews
Dante a biografia é o trabalho mais primoroso sobre a vida do escritor italiano Dante Alighieri escrito por Alessandro Barbero e agora vamos conhecer mais sobre uma das personalidades mais importantes da Itália.
Essa é uma biografia, de uma personalidade morta a mais de 700 anos, mas o porquê essa personalidade continua relevante tanto tempo depois? Porque estamos falando da pessoa responsável por criar a língua italiana!
Em 2021 comemorou-se na Itália os 700 anos da morte de Dante Alighieri , aliás o pai do italiano como é conhecido tem uma dia específico no qual a Itália inteira o celebra, 25 de março, é o Dia de Dante. A homenagem, instituída pelo governo italiano, marca a data em que o poeta iniciou uma viagem pelo inferno, pelo purgatório e pelo paraíso na Divina Comédia, sua obra-prima.
Mas antes de instigar a vontade de se aventurar na Divina Comédia, entender como e o porque o autor era tão genial Dante a biografia elaborada pelo estudioso e historiador Alessandro Barbero é um passo imprescindível para começar captar todas as referências que consumimos a décadas e tem origem nos pensamentos do poeta.
Alessandro Barbero, um dos mais importantes historiadores italianos, leciona história medieval na Universidade do Piemonte Oriental, em Vercelli e é vencedor do prêmio Strega de 1996 (um dos prêmios literários mais importantes da Itália). Barbero já declarou sobre o próprio trabalho relacionado a Dante:
Sou um historiador, não um crítico literário”, afirmou Barbero em uma live promovida por uma universidade americana. “Não posso explicar por que é tão importante ler Dante. Fui atraído pela ideia de contar a vida do indivíduo do século 13 sobre quem, provavelmente, há mais registros e arquivos.
Em Dante a biografia, conhecemos mais sobre a vida do autor. Apesar de poeta não vivia fora do contexto político e civil da sociedade na qual estava inserido , a maneira que o historiador decide abrir a biografia nos explicita isso porque temos uma visão detalhada da batalha da batalha de Campaldino (1289) na qual lutaram florentinos contra o exército da região de Arezzo.
A partir daí passamos por questões sobre a importância de se ter um sobrenome, da documentação das origens e profissões. E por se tratar de uma biografia feita por um historiador temos obviamente muitas referências a documentos, a autores já consagrados como Boccaccio que também já fez uma biografia do Dante e/ ou de tratados linguísticos que estudam por meio da obra de Dante sua história e contribuição para a formação do idioma.
Por que ler Dante a biografia
Não é segredo que eu como estudante de letras Português-Italiano sou apaixonada pelas obras do Dante. E a beleza de estarmos nos tempos modernos é que temos tanto material para enriquecer nossa experiência de leitura que entender o tamanho da genialidade nem é assim um trabalho tão difícil,
Separei um episódio de podcast que gosto muito para quem se sentir interessado pelo assunto, a parte dessa biografia e desse episódio é como se estivéssemos molhando o dedo do pé no oceano das contribuições do poeta para o mundo literário. Espero que estejam prontos para se deliciar com tudo o que temos de produções italianas ou inspiradas por Dante Alighieri. Continua em https://www.prateleiradecima.com/dante-a-biografia-por-alessandro-barbero/
Após a apaixonada biografia de Dante por Boccaccio, calha muito bem a história do autor da Comédia na visão científica e equilibrada de Alessandro Barbero. Dando-nos a conhecer a vida de Dante, no que é possível do ponto de vista estritamente historiográfico, o autor nos propicia uma ampla visão da sociedade medieval italiana, com seus costumes, economia, política, violência, guerras… A tradução muito boa. Enfim, a leitura me deu a sensação de estar no Paraíso — o Paraíso do grande intelecto dantesco!