Member Reviews

E é assim que uma nação de boiolas morrem de tanto amar duas personagens.

Que história maravilhosa a de É assim que se perde a guerra do tempo. Duas mulheres inimigas travando uma guerra temporal e trocando cartas de amor, ou melhor, cartas que começam como um singelo contato provocante e se tornam uma bela história de amor. Uma história de amor como as cartas de Virginia e Vita, belas, profundas, românticas como dificilmente encontramos nos dias de hoje e recheadas de analogias perfeitas.

A história de amor de Red e Blue é uma que será eternizada na linha temporal de minha vida, pois com certeza se tornou uma favorita

Was this review helpful?

Resenha Ana Luiza Poche
Amantes de ficção científica com um toque de amor: esse livro merece a atenção de vocês. Um sci-fi, sáfico (morte aos autores, para mim é) e epistolar, essa história é uma experiência à parte. Se você ainda não o conhece, recomendo a aquisição da sua versão física. Além de ser belíssima, possui uma diagramação interna que aumenta a experiência do leitor e as ilustrações perfeitas de Renato Faccini.

Escrito em quatro mãos, “É assim que se perde a guerra do tempo” é a história curiosa de Red e Blue, agentes que se movem através das linhas do tempo, não importando qual época ou destino, para realizar missões. Ambas são peões de uma guerra temporal. Enquanto uma ganha, a outra perde. E, apesar de todos os riscos que se corre ao se envolver com o lado inimigo, o amor das duas floresce fio acima e fio abaixo.

É um livro atípico na sua forma de ser conduzido. Além das trocas de cartas, você vai se deparar com espaços temporais sem grandes justificativas. Os cenários e a construção de mundo são ora um apoio para a trama principal, ora a parte mais importante para que ela ocorra. E não adianta ler procurando ter todas as respostas. Esse é o tipo de livro que é a trajetória que importa, não o destino final. Ou seja, sente e curta a viagem!

Falando na trajetória, a melhor forma de resumir a história de Red e Blue é poética, complexa e emocionante. Terminei a leitura tocada por elas. Querendo materializá-las e dividir um chá. Possívelmente o maior mérito desse livro é provocar em nós, leitores, vontades como estas: viver esses pequenos momentos de intimidade com alguém que amamos. Seja com amigos, seja com amores.

Se estiver procurando por uma experiência fora da curva com um toque de romance, essa história é a escolha perfeita. Além de ser uma leitura rápida e fluida, deixa seu coração quentinho enquanto explora o universo de possibilidades da ficção científica.

Livro: É assim que se perde a guerra do tempo
Autor: Amal El-Mohtar e Max Gladstone
Tradução: Natalia Borges Polesso
Editora: Suma
Ano: 2021
Nota:5/5

Was this review helpful?

Red e Blue são agentes que se movem através dos fios do tempo, não importa qual época ou o destino, cada uma se move para onde precisa estar. As duas são de agências diferentes e estão travando uma guerra temporal há algum tempo, as vezes Jardim progride em algumas missões, outras vezes a Agência ganha algumas batalhas.

As duas são meros peões e fazem o que é ordenado, mas começam a trocar cartas com o passar dos anos. O que começou sendo uma provocação de guerra acabou tornando-se amor, e a medida que o leitor vira as páginas vamos conhecendo um pouco mais sobre Red e Blue.
Se alguma das agências suspeitar que uma delas está trocando cartas com a outra, o ato pode ser considerado traição, mas mesmo com o perigo iminente, as duas continuam trocando cartas e conhecendo um pouco mais sobre a outra.

As cartas são poéticas e podem ser encontradas em qualquer lugar, a tecnologia é bastante interessante, mas o leitor não tem muitos detalhes sobre. Apesar disso não deixa de ser intrigante o modo como cada uma entende que em uma pétala de flor ou em uma pintura na parede existe uma carta codificada.
O livro é narrado em primeira pessoa com capítulos alternados entre Red e Blue, então o leitor tem um pequeno vislumbre sobre alguns detalhes de cada facção do tempo, mas nada de muito profundo.

Infelizmente a narrativa não foca na guerra em si, mas em Red e Blue conhecendo uma a outra através do tempo, foca no amor das duas crescendo a medida que elas se conhecem e no perigo de estar sendo perseguidas através dos fios do tempo.
Esse é um livro para ler com calma, apesar de ser curto os capítulos são poéticos e cheios de sentimentos profundos, e faz com que o leitor torça para a felicidade das duas.

Não é um livro que funciona para todo mundo, muitas pessoas querem focar na guerra temporal e em como as agências funcionam, mas isso não é tão descrito em detalhes e esse não é o foco da leitura! Então por não ter tantos detalhes sobre o lado da ficção cientifica algumas pessoas acabam abandonando o livro. No começo é tudo um pouco confuso, mas a medida que você vai lendo a história parece se encaixar aos poucos.
Gostei muito da história, não imaginava que ficaria tão apaixonada por esse livro e fiquei chocada quando entendi o que estava acontecendo no final, foi realmente uma leitura surpreendente.

A título de curiosidade, essa obra ganhou três dos maiores prêmios da literatura (Nebula, Hugo e Loctus).
O livro foi disponibilizado para mim na versão digital através da plataforma netgalley, mas pretendo adquirir o físico para ter na estante e reler sempre que puder.

Was this review helpful?

Livro da vez: É assim que se perda a guerra do tempo, de Amal El-Mohtar e Max Gladstone.

🔴🔵 Red e Blue são duas combatentes em lados opostos de uma eterna guerra temporal que pode mudar os destinos do mundo a qualquer segundo. Entre campos de batalha, começam a se corresponder e percebem que têm muito a aprender uma com a outra e mantêm uma troca de cartas secreta - e perigosa - ao longo dos séculos.

🤷🏼‍♀️ Não gosto muito de livros narrados no tempo presente, nem sou fã de livros epistolares. Além disso, esperava mais ficção científica e menos romance. Por tudo isso a história acabou não me fisgando.

👉 Por outro lado, é bem escrita e tem umas sacadas muito interessantes, especialmente quanto a paradoxos temporais. Há pistas para os leitores quebrarem a chave da história, o que considero um bônus. O desfecho é bem bacana e justificou a leitura para mim.

✔️ Indico para quem curte histórias de amor e gostaria de ingressar suavemente no fascinante mundo da ficção científica.

✨ Estrelinhas no caderno: ⭐⭐⭐

Was this review helpful?

I started reading this book with a flea behind my ear, because I didn't understand the story very well. But after 20% the book took a turn that I didn't want to stop reading. I think everyone should read this book, but I know that at the same time it is not a book for everyone because it is full of metaphors and poetry, and even I had difficulty understanding in some parts. This overwhelming love of Red and Blue building up little by little over the course of the book and it was all shown in such an intense way I loved it so much

Was this review helpful?

Quando meus amigos me decidiram ler esse livro, eu fiquei em dúvida se iria com eles ou não, pois nunca fui um grande ã de ficção científica, porém decidi embarcar nessa jornada.
O livro é um romance epistolar entre duas garotas de lados diferentes da guerra, uma guerra temporal em um mundo em que uma facção é mais apegada a tecnologia e o imediatismo e outra é mais apegada a natureza e os sentimentos.

A relação delas acontece de uma forma natural e espontânea, mas em nenhum momento larga o princípio delas de serem inimigas.
O livro, através das cartas e da narrativa descritiva, nos leva a um grande envolvimento com as personagens e uma forma poética e ao mesmo tempo confusa, mas essa confusão é normal e eu recomendo que você não se importe muito, pois aos poucos você passa a entender todas as coisas importantes do mundo, política e das personagens.

A parte principal do livro é você perceber o amor delas crescendo e tudo que isso desencadeia em meio a essa grande guerra no tempo.

Definitivamente não é um livro para todos, então caso você sinta que não é para vc e queira largar, fique a vontade, pois continuar poderá desencadear uma frustação e confusão.

Porém para mim, o livro foi muito bom, inclusive um favorito.

Was this review helpful?