Member Reviews

Niketche de Paulina Chiziane é uma leitura que me surpreendeu positivamente. O livro aborda tópicos muito relevantes para o mundo atual, como desigualdade de gênero, traições, choques culturais, poligamia e diferenças na criação de meninos e meninas. A autora conseguiu traçar uma história forte sobre a dor da protagonista Rami, que descobre as inúmeras traições do marido, enquanto apresenta as várias culturas presentes em Moçambique. O livro me fez sentir uma mistura de sentimentos, desde raiva até tristeza e felicidade. O glossário no final foi muito útil e didático, me ensinando sobre o dialeto moçambicano. Além disso, os personagens são muito bem construídos e a personalidade e a força das outras mulheres me cativaram. Niketche é uma leitura obrigatória para todos, pois nos faz refletir sobre as desigualdades enfrentadas pelas mulheres em diferentes culturas. O livro é muito bem escrito e detalhado, merecendo as cinco estrelas. Recomendo a leitura a todos que queiram aprender mais sobre o mundo e suas complexidades.

Was this review helpful?

Este livro é muito deliciado ao tratar das condicoes vibidas por mulheres em uma Moçambique pós guerra. Sua linguagem, em forma de fluxo de consciência da personagem principal Rami, nos coloca no lugar dessa persona que analisa como é ser mulher na sociedade.

Dessa maneira, Paulina Chiziane faz com que a voz feminina se destaque por meio de uma reflexão sobre a mulher negra moçambicana.

A submissão, a ação de uma sociedade patriarcal e as demais dificuldades vividas são descritas de maneira lírica, poética.

Was this review helpful?

📚 Livro da vez: "Niketche: Uma História de Poligamia", de Paulina Chiziane.

🇲🇿 Escolhi este livro pelas características da escritora: tendo lido poucos autores africanos e nenhuma mulher, estava na hora de tirar esse atraso. Eu esperava também, claro, aprender algo da cultura de Moçambique. O que eu não esperava era encontrar uma história tão devastadora contada com lirismo.

💔 Rami descobre que seu marido, Tony, a está traindo com uma mulher chama Ju... mas Ju também está sendo traída, e sua sucessora também. Rami consegue congregar as quatro amantes e, tirando forças não se sabe de onde, produz dignidade a partir de uma situação indigna.

♀️ Durante a jornada de Rami, aprendi que há várias etnias em Moçambique, cada uma com seus costumes e visões sobre amor, família e a posição da mulher. Choquei-me com certas manifestações culturais e com o fato de ocorrerem ainda hoje. Espantei-me com o machismo de lá, mais cru e escancarado que o machismo nosso de cada dia. Entre as diferenças, encontrei as semelhanças: a insegurança, o medo e a subserviência que ainda subjugam tantas mulheres mundo afora, a busca pelo amor próprio, a luta pela autonomia, o desejo de ser alguém.

🥇 "Niketche" é um livro de luta e perseverança, como imagino que tenha sido a vida da autora: Paulina Chiziane foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, e isso outro dia, em 1990.

👀 Indico para quem quer ampliar os horizontes literários e culturais.

✨ Estrelinhas no caderno: ⭐⭐⭐⭐

Was this review helpful?

ótimo! uma história bem diferente, escrita com sensibilidade . recomendo! foi ótimo conhecer mais da autora e imergir na cultura moçambicana pelo viés feminino. a história vai revelando muitas camadas no decorrer das páginas, ficando cada vez mais profunda. é uma narrativa hábil e dinâmica, mesclada com humor, crítica social, vontade de libertação.

Was this review helpful?