Member Reviews

Com uma narração é epistolar, trata de crianças bem corajosas e um fantasma camarada. Foi uma delícia acompanhar as aventuras da turmas, e acho super recomendável para crianças.

Was this review helpful?

Acho de extrema importância saber quando uma obra é indicada para você e quando não é. Essa sei bem que não sou o público alvo.

Por eu não ser criança, achei a história bem bobinha mesmo. Porém, como eu disse, não sou o público alvo. Creio que se lesse isso quando tivesse 8 anos, amaria cada pedacinho.

Dito isso, recomendo demais dar um exemplar e incentivar a leitura de uma criança.

Was this review helpful?

Li este livro graças à Companhia das Letras e ao NetGalley que me disponibilizaram um exemplar digital desta obra.
1001 Fantasmas é um livro infantil que foi relançado em 2022 e é narrado de forma epistolar, ou seja, por meio de cartas, artigos de jornais e até e-mail.
A história se passa em 2001 e o protagonista é o Vítor, um menino que se vê ameaçado quando um impostor passa a viver em sua casa.
Quem pensa que os fantasmas são os vilões da história está muito enganado! Aqui eles te fazem ter mais medo dos vivos haha
No geral, a história é simples, dinâmica e bem escrita. Aquele tipo de narrativa que te instiga a ler por horas a fio.
Recomendo muito, principalmente para quem tem ou teve medo do escuro e de assombração.

#Companhiadasletras #NetGalley.

Was this review helpful?

O final foi muito bom, gostei do gancho e apesar de não ter curtido as cartas gostei dos personagens que foram apresentados. O livro é bem curtinho e dá pra ler de uma vez só, a diagramação e a capa estão bem bonitas também.

Was this review helpful?

1001 fantasmas foi uma leitura bem divertida, depois de quase um mês sem conseguir ler nada este livro me colocou de volta no mundo das leituras. Sempre gosteis de histórias infantis e/ou infanto-juvenis, então tinha expectativas consideráveis a respeito dessa leitura.

A subversão da premissa me ganhou de cara: os fantasmas que sempre foram pré-julgados como seres maus são na verdade seres protetores, e os verdadeiros vilões são os vivos que querem a todo custo acabar com essa ligação benéfica entres os vivos e os mortos. 1001 fantasmas é na verdade uma organização secreta que tem como membros pessoas que tiveram vivências sobrenaturais, e é nessa situação de Vitor escreve uma carta à procura de ajuda e como resposta ele recebe a descoberta de um mundo muito mais expansivo do que um dia ele pode imaginar existir.

O livro é contado inteiramente por cartas, a cada capitulo temos uma nova história de fantasmas de um dos membros dessa organização, assim como o desenvolvimento a história central de Vitor. Essa diversidade de histórias por um lado dá uma perspectiva maior a respeito da 1001 fantasmas, mas por outro lado nos distancia da história principal, que de todas é a menos interessante. Apesar disso foi uma leitura marcante, gostaria muito de tê-la lidos quando mais nova, provavelmente eu teria me encantado ainda mais com esse mundo.

Was this review helpful?

Com uma narrativa repleta de mistério e ação, esse é o tipo de livro que devoramos e que amamos.

A narração é epistolar, o que faz a leitura fluir ainda mais. Foi uma delícia embarcar nesse enredo e conhecer esses personagens. Tem crianças bem corajosas e um fantasma camarada, além de despertar várias sensações.

Li em algumas horas e preciso de mais aventuras dessa turminha, pois imagino que vá ser uma experiência tão boa quanto este.

Também já vou colocar minha sobrinha para ler, pois acho que ela vai gostar tanto quanto eu. Inclusive, é um livro perfeito para crianças maiores de 8 anos.

Was this review helpful?

foi uma leitura ok, como estava de ressaca, foi bom ler um livro de boas assim, apesar de ser indicado para leitores a partir de 8 anos eu recomendo para leitores de todas as idades :)

Was this review helpful?

Certo dia, Vítor recebe a visita de um tio desconhecido do interior. O tio Ademar é um cara super legal, divertido, que deixa o garoto dormir mais tarde vendo filmes e tudo mais.⁣

Certa vez, Ademar recomenda para os pais de Vítor que eles viagem para tirar umas férias. Até aí tudo bem, mas logo que os pais vão embora, a coisa muda, e o garoto descobre que Ademar, de tio não tem é nada.⁣

Sem saber como proceder, o rapaz resolve enviar uma carta para um anúncio dos 1001 Fantasmas, pedindo ajuda como proceder nessa situação. É aí que ele descobre histórias bem impressionantes e que o mundo está repleto de fantasmas, apesar de eles serem bem bonzinhos, ao contrário do que alguns acreditam.⁣

1001 Fantasmas é um livro bem curto e divertido, que dá para ler em 1 dia. Ele é todo no formato de cartas, onde a gente passa a conhecer personagens de todo o mundo e histórias surpreendentes onde eles descobrem que o mundo tem muito mais mistério do que pensavam.⁣

Como a própria autora fala no início, grande inspiração veio das histórias do Poe. Apesar de ser infantil, dá pra notar essas inspirações, através dos contos de mistério e da escrita.⁣

O livro realmente prende e é como se você estivesse lendo alguns contos, apesar de no fim, formar uma única coisa.⁣

Não tem muito o que dizer além disso, pois, por ser pequeno, qualquer coisa vira spoiler, então, quem tiver a oportunidade, leia sem medo.

Was this review helpful?

Eu li esse livro bem rapidinho, a escrita da autora é bem convidativa e em poucas pausas do meu dia eu consegui terminá-lo. Acho que é muito recomendável para crianças, considerando que eu adoraria ter lido ele quando era uma. Os personagens são apaixonantes e a história muito bem escrita

Was this review helpful?

Vitor estava passando por uma situação atípica quando encontrou um anúncio de uma sociedade secreta chamada 1001 Fantasmas. Tudo começou com a chegada de tio Ademar, que logo conquistou toda a família. Sempre muito generoso, ele se ofereceu para cuidar de Vitor enquanto os pais dele faziam uma viagem e foi aí que a coisa começou a desandar já que Ademar logo mostrou ser o oposto do que se imaginava.

Através das cartas trocadas com os membros da 1001 fantasmas, Vitor descobre a verdadeira identidade do "tio" e recebe ajuda para saber como agir nessa situação.

Acompanhar a troca de cartas entre Vitor e seus novos amigos é muito interessante. Em cada carta temos acesso a novas histórias (inclusive sobre como a sociedade começou), conhecemos outros membros e vamos sabendo o que está acontecendo na casa de Vitor. E sim, o livro é todo escrito em formato de cartas.

Esse foi o meu primeiro contato com algo de Heloisa Prieto e estou encantada com o dinamismo de sua escrita e com a forma encantadora com que ela nos envolve na história. Com certeza lerei outros livros dela.

1001 Fantasmas foi uma leitura leve, com uma narrativa simples e empolgante, que foi me conquistando aos poucos. Não sabia bem o que esperar da história e acabei sendo surpreendida de maneira muito positiva. Tanto que já estou ansiosa pra começar a leitura do segundo volume. Leitura recomendada para todas as idades!

Was this review helpful?

3,5 ⭐

Solicitei esse livro na Netgalley despretensiosamente, achei a capa bonitinha, achei a sinopse bem gostosinha e como é um livro infantil, sabia que a leitura seria rápida e era tudo o que eu estava precisando para dar uma aliviada nos livros longos.

Eu gostei bastante da escrita da autora, ela consegue desenvolver bem a história e seus personagens de forma bem divertida, entregando aos poucos os mistérios presentes no livro, a história é toda contada em formato de troca de cartas e eu gostei bastante desse formato. A Leitura é realmente muito gostosa e fluida, li o livro bem rápido, mais rápido do que esperava.

Gostei bastante do protagonista, que inicia inocente, bobo e medroso e aos poucos vai desenvolvendo coragem e força em meio aos acontecimentos da história, mas sem dúvidas quem realmente rouba o holofote do livro são os personagens secundários e suas histórias, que para mim são as melhores partes do livro.

No total eu gostei bastante da leitura, porém, achei o final um tanto corrido e de fácil resolução, esperava um pouco mais de movimento e ação para a resolução do problema final, mas, fora essa questão foi um leitura muito divertida, rápida e que sem dúvidas me prendeu.

Was this review helpful?

Li-o em umas horinhas, antes de dormir. A escrita da Heloisa é bem flúida, e a narrativa espitepistolar contribui para que tenha uma maior identificação e afeiçoamento do leitor com as personagens, pois eles se tornam verossímeis. A ambientação é bem construída, e as referências a autores clássicos são um easter egg delicioso para quem as conhece, mas isso não atrapalha o desenvolvimento da hidtória para quem não possui essa carga.

Was this review helpful?

1001 Fantasmas
Nota: 4,5

Esse livro foi super especial para mim, me surpreendeu como um livro infanto-juvenil conseguiu me tocar com tamanha profundidade. Irei comprar para todos meus priminhos, pois esse é o tipo de livro que torna a leitura interessante para crianças. O fato de que o protagonista e todas as outras personagens não tem uma descrição física ajuda MUITO na hora de tornar possível que a criança (ou qualquer pessoa que está lendo) de se enxergar na história.

Estimula a criatividade e processo de independência das crianças, incentivando a compreensão da criança como um ser humano único. Normaliza o medo e a necessidade de pedir ajuda quando precisa. Além disso, mostra o valor que amigos de verdade têm e ensina sobre a finitude da vida, provocando reflexão e apreciação ao passado e as memórias.


Faço questão de gravar um vídeo panfletando esse livro no tiktok, pois é o tipo de história que precisar ser lida com urgência!

Was this review helpful?

Um belo dia Vítor e seus pais recebem a visita de um tio desconhecido que mora no interior e logo de cara todo mundo gosta do Tio Ademar. Então quando ele recomenda que os pais de Vítor façam uma viagem de férias ninguém desconfia quais são as reais intenções do homem, mas assim que os pais do menino viajam, Tio Ademar muda completamente com ele e Vítor descobre a verdade sobre o homem que está em sua casa.

Vítor não sabe ao certo o que fazer nessa situação, por isso quando ele vê o anuncio dos 1001 Fantasmas ele corre para escrever uma carta afim de conseguir ajuda nessa situação inusitada (visto que ele não consegue se comunicar com os pais ou com os amigos mais próximos), afinal o que o "tio Ademar" quer? Por que ele está naquela casa?
A narrativa do livro se dá através das cartas que Vítor troca com os integrantes da 100 fantasmas, ele acaba descobrindo um pouco mais sobre essa sociedade secreta e ao decorrer do tempo vai fazendo muitos amigos. Vítor também aprende que as vezes os vivos podem ser mais perigosos do que os mortos.

Com capítulos curtos, uma escrita leve e divertida, a autora vem trazendo uma trama que me prendeu em boa parte da leitura. Por ter capítulos curtos é bastante fácil de acompanhar a história e não irá cansar os pequenos leitores, mas confesso que achei a trama um pouco chata em alguns momentos.
A autora cita bem no começo que sua inspiração foram as histórias de Poe e isso é bem visível no modo como ela coloca o mistério e as situações em que Vítor e os outros personagens se encontram.

Esse primeiro livro deixa um gancho para a continuação e espero gostar um pouco mais da próxima leitura. Não me entenda mal, não foi uma leitura ruim, mas achei que seria muito mais envolvente.
Gostei muito da diagramação do formato digital, a obra possui algumas ilustrações e tem uma capa adorável.

Was this review helpful?

1001 Fantasmas é um livro é um livro infantil de fantasia indicado para leitores a partir de 8 anos que foi escrito pela autora Helois Prieto, corresponde a Companhia das Letras no selo da Editora Seguinte sendo de literatura nacional. Eu consegui o ebook com a parceria da editora na plataforma Netgalley. Quem me indicou o livro foi a Kaly do bookstagram @tiakahresenha

"Leia O conde de Monte Cristo. Você vai ver como o herói conseguiu se safar mesmo preso e detonado." posição 578

O livro contém: Carta ao leitor, capítulos nomeados, sobre a autora e créditos. Capa: Ale Kallko, Ilustrações de capa e miolo: Veridiana Scarpelli, Projeto gráfico: Raul Loureiro, Preparação: Renato Potenza Rodrigues, Versão digital: Rafael Atl, Revisão: Maysa Monção, Claúdia Cantarin e Adriana Bairrada.

"Meu avô tinha os mais lindos livros de contos de fadas que eu já tinha visto." posição 692

Em forma de cartas esse livro nessa nova edição numa narrativa epistolar, tio Ademar chega na casa de Vitor quando os pais deixam o tio na casa só com o sobrinho ele percebe o comportamento estranho dele, e Vitor vê um anúncio no jornal dos 1001 fantasmas e se comunica através de cartas e descobre que os fantasmas não são perigosos mas sim os humanos.

"Estou com uma vontade danada de chorar." posição 808

Eu gostei muito desse livro e pretendo ler o próximo 1002 fantasmas já peguei na Netgalley. Foi uma leitura bem fluída, com ótima escrita e bem divertida. Recomendo para todos a partir de 8 anos de idade. Está disponível na Amazon e no site da editora. Leia também e descubra a sociedade secreta milenar dos 1001 fantasmas!

"Pela primeira vez, em muitos dias, eu lembrei que estava em casa." posição 813

Was this review helpful?

Li esse livro em menos de duas horas !
Ameeei a escrita de Heloísa Prieto e a forma como ela constrói esse enredo.
Vitor é um Protagonistas cativante, bem como os demais membros da 1001 fantasmas.
Adorei e vou recomendar em breve para o meu público, postando a resenha no meu perfil @tiakahresenha.
Quero demais ler o próximo.

Was this review helpful?