Member Reviews
"Exílios e poemas" é uma obra de James Joyce que conta com uma peça de teatro e uma seleção de poemas. A peça é um drama familiar envolto em fofocas, com uma trama rápida e boa contextualização, que mantém o leitor preso e intrigado. Os finais dos atos são bem abstratos, o que traz uma camada adicional de profundidade à obra. Já os poemas são bonitos, mas parecem seguir um padrão semelhante até certo ponto, possivelmente devido ao fato de terem sido escritos quando o autor ainda era jovem. Apesar disso, a obra é excelente e vale a pena ser recomendada a um amigo.
Honestamente, acho que foi a pior forma de me aprofundar na escrita de James Joyce. Já conhecia parte da obra dele, por meio dos contos de 'Dublinenses' (que ainda estou lendo) e venho gostando da forma como o ele se expressa.
Entretanto 'Exilios e poemas' não me atraiu. As peças me soaram enfadonhas e não prenderam minha atenção. Já os poemas oscilam entre os bons, os legais, mas desinteressantes e os ruins, que são a maioria. Creio que seja mais interessante para quem estuda e domina profundamente a história e a trajetória do artista. Por ora, permanecerei na leitura dos 'Dublinenses'.