Member Reviews
Após a leitura, posso dizer que, embora o livro seja interessante e tenha detalhes muito instigantes, acho que a maior falha dele é a apresentação/sinopse. Ele nos é apresentado como tendo "um ritmo de tirar o fôlego". e uma boa mistura de ficção histórica e espionagem, o que não é de todo correto. É sim um livro de ficção histórica que retrata uma figura importante no mundo da espionagem/criptografia, mas pouco do livro trata realmente de mistério, quebra cabeça matemáticos ou espionagem. O ritmo do livro é lento, tanto que somente conhecemos mesmo a parte sobre códigos e criptografia na casa dos 60 por cento da leitura.
Por isso, ainda que interessante, ele não parece, na minha opinião, cumprir aquilo que promete.
Fui com as expectativas erradas para ler esse livro. Lendo a sinopse pensei que se tratava de um thriller de espionagem ou algo semelhante, mas na verdade temos aqui um livro ficcional, no qual o leitor vai acompanhar a história de vida de um personagem ficcional que foi um grande criptógrafo chinês, chamado Rong Jinzhen.
Conhecemos a história de sua família, composta por vários integrantes que se destacaram por sua inteligência, indicando que a genialidade de Rong Jinzhen seria hereditária. Conhecemos sua infância difícil e as pessoas que o ajudaram ao longo de sua vida para que tivesse acesso a uma educação e cuidados que o auxiliassem a desenvolver o seu potencial intelectual. Também acompanhamos a sua entrada na agência de inteligência do seu país, sua ascensão como um grande criptógrafo e seu declínio após um evento inesperado.
O livro traz ótimas reflexões sobre a vida, relacionamentos, sobre a própria criptografia e principalmente sobre a tênue linha entre genialidade e sanidade. O Criptógrafo não é um livro com grandes reviravoltas, é um livro mais reflexivo, o que foi justamente o que me prendeu durante a leitura. Por isso, acredito que não seja um livro para qualquer tipo de leitor. Enfim, gostei da leitura, teria aproveitado mais se tivesse começado a ler esse livro com as expectativas certas, apesar disso tive uma boa experiência de leitura. Recomendo a leitura!