Member Reviews
Esses dois autores juntos só poderia resultar em um livro emocionante, reflexivo e com questões importantes do início ao fim.
Conhecia o Levithan, mas há anos não lia nada dele e essa foi minha primeira experiência com algo escrito pela Niven, apesar de sempre ler opiniões sobre suas publicações. Adorei o trabalho deles, sobretudo pela ênfase no abuso psicológico que os personagens sofrem, pois sabemos como podemos sofrer sem sequer notamos e muitas vezes acabamos entrando numa espiral sem consegue sair disso.
Um livro sensível, marcante, forte e necessário. Uma leitura que indico para todo mundo.
Me Leve com Você foi um livro que peguei sem nenhuma pretensão, a sinopse me chamou atenção, mas o rumo que a história tomou foi bem fora do que eu tinha esperado e me ganhou de diversas formas. É um livro sensível sobre amadurecimento, libertação e cumplicidade entre irmãos.
A Bea e o Ezra ganharam meu coração, cada um do seu jeito, passando pelos seus problemas (e problemas em comum), mas tentando ajudar um ao outro. A construção dos personagens e da história me ganhou muito. Em diversos momentos a narrativa é um pouco pesada, dói saber tudo que os personagens passam e sentir a solidão que os rodeia.
O melhor da história na minha opinião é a relação da Bea e do Ezra, a construção dela me ganhou e me fez querer devorar o livro, porque eu queria acompanhar os personagens (e foi maravilhoso ver o amadurecimento deles).
Uma coisa que me fez refletir muito foi a maturidade que os adolescentes apresentam, porque a Bea acabou de completar 18 anos e o Ezra 15, mas já passaram por tanta coisa que lidam com a vida de uma forma mais adulta
O livro foi escrito pelo David Levithan (autor de diversos livros, como Todo Dia) e a Jennifer Niven (autora de diversos livros, como Por Lugares Incríveis) e é em formato de emails, o que torna a leitura rápida e fluída, mas diversos assuntos mais densos são trabalhados ao longo da história e com muita responsabilidade dos autores (o aviso de gatilhos está no começo do post!).
Para quem quer um livro sobre encontrar seu lugar no mundo e encontrar um lugar seguro, Me Leve com Você é perfeito! O livro também aborda muito sobre se permitir confiar nas pessoas e a segurança que isso traz.
Desde que a mãe de Beatriz e Ezra se casou novamente, eles não tiveram mais paz. Tudo ficou muito complicado e Bea tentou proteger como pôde o irmão. Até que ela saiu de casa repentinamente. Agora, Ez só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um endereço de e-mail secreto para se corresponder com ele.
ㅤ
Pode ter conteúdo sensível.
ㅤ
E assim, temos uma história contada pelos e-mails que os personagens trocam.
Certeza foi um dos pontos altos desse livro, pois é inegável o quanto somos instigados por essas mensagens e a leitura se torna bastante fluida. Já havia tido contato com a escrita dos dois autores e as experiências foram muitos boas. Mesmo assim, não posso dizer que estava com as expectativas lá em cima. E foi a melhor coisa, viu!
ㅤ
Não foi uma leitura ruim. Não mesmo! Mas também não foi perfeita. O início é realmente muito intrigante e a curiosidade em saber mais do por quê da fuga da Bea é um ótimo combustível. As mensagens são, em muitos trechos, emocionantes, nos contam sobre um passado não tão distante e conhecemos um histórico de uma família totalmente desestruturada. Aos poucos, vamos tendo uma leve noção do motivo de Bea deixar tudo para trás. Motivo esse que nem mesmo Ezra sabe exatamente, porque sim, há uma motivação maior. E esse deveria ser o plot twist. Aquela reviravolta, aquele momento tão esperado e que nos deixa de boca aberta. O plot veio, mas a grande surpresa não (pelo menos pra mim). Ou então, não fui totalmente convencida e acabei desmotivada. Do meio pro final, fui considerando a leitura um pouco cansativa e, mesmo querendo chegar à conclusão, já imaginava que a história não teria mais um momento de arrebatamento.
ㅤ
Os personagens nos mostram sua força, coragem, solidão. Foi bacana acompanhar essa busca por um lugar no mundo. Um lugar de segurança, confiança. O amor entre os irmãos foi retratado lindamente e o amadurecimento que mostraram no final foi bem interessante.
Portanto, não foi de todo uma história ruim. Vale a pena conhecer essa história que nos lembra que o mais importante é ver a si mesmo.
Gosto muito de narrativas que fogem do convencional. Recentemente li Evidências de Uma Traição, da Taylor Jenkins Reid, totalmente narrado em forma de cartas. Logo depois resolvi ler Me Leve Com Você, parceria entre dois nomes da literatura juvenil contemporânea que fazem muito sucesso, David Levithan & Jennifer Niven. Supreendentemente, a estrutura desse livro é semelhante a do que citei anteriormente: a diferença principal é que a narrativa se dá através de uma troca de e-mails entre irmãos ao invés de cartas de amor entre amantes. Essa estrutura é muito atrativa para mim, porque é muito fluida e, consequentemente, a leitura é bem rápida.
Aqui, conhecemos a história dos irmãos Ezra e Beatriz. Acho que a única coisa que posso contar sobre o enredo sem dar muitos spoilers é que Bea parte na calada da noite, largando sua vida inteira para trás. O e-mail, portanto, é a única coisa que a garota deixa para se comunicar com o irmão. Fato é que Bea foi atrás de respostas e que não quer ser encontrada, ao mesmo tempo que não consegue abrir mão do laço com o irmão. Ela sabe muito bem que ela é a única pessoa que Ezra tem na vida, no fim das contas.
Mas Me Leve Com Você não tão simples como parece. Não é apenas uma adolescente fujona e Ezra não é simplesmente um garoto que não sabe viver sem a irmã mais velha. A sinopse em momento algum conta a real situação em que os irmãos vivem e o que, na minha opinião, foi o motivo de Bea ter ido embora: ambos são abusados psicologicamente pelas pessoas que os criam, a mãe e o padrasto. Eu sei que muitas pessoas acham que devemos algo para nossos pais pelo simples fato de termos nascido deles e por eles nos criarem e, por isso, temos que aceitar desaforos e humilhações, mas não é bem assim. Então, de certa forma, gostei muito de como o assunto foi retratado.
Apesar de fluir extremamente bem, não me apeguei de fato à história e aos personagens. Eu sei que Bea foi muito corajosa por deixar tudo pra trás e ir em busca de uma vida melhor, mas em diversos momentos achei ela muito egoísta. Não exatamente por ter deixado o Ezra, mas pelas coisas que ela falava com ele e pelas informações que omitia. Para ser sincera, gostei muito mais do Ezra e a identificação com ele foi desde os primeiros e-mails. Também achei ele muito corajoso, mas corajoso por ficar, sabem? Não que eu acho que Bea era obrigada a ficar e passar pelos perrengues que ele passou, mas a decisão de ficar também requer muita coragem. Não sei se me fiz entender, enfim.
Não é que eu não tenha gostado, mas confesso que esperava um pouco mais do livro e principalmente do plot twist. Não estava exatamente esperando pelo o que aconteceu, mas não me emocionei porque achei bem forçado. Na minha concepção, faltou um pouquinho mais de polícia no caso, e não posso dizer mais nada. Então, de forma geral, a narrativa é muito boa, mas a história em si não convence tanto.
Uma coisa é certa, David Levithan & Jennifer Niven escreveram de forma que qualquer pessoa que tenha sofrido ou ainda sofra abuso psicológico em casa se identifique. É uma situação realmente dolorosa, porque ser abusado por quem deveria ser um ponto de apoio não é fácil. Me Leve Com Você, então, dá um sopro de esperança, mostra que por mais que as coisas não saiam conforme esperamos, é possível fugir do caos.
David Levithan e Jennifer Niven são dois autores bem conhecidos na literatura jovem e por ser fã de ambos, fiquei bastante animada para conferir este trabalho da dupla.
Me Leve Com Você é com certeza uma história maravilhosa, que reúne a narrativa sensível de Niven e Levithan na apresentação de dois irmãos vivendo dramas reais e lutando dia a dia para manter um ao outro em segurança.
É uma história triste, de dois jovens que tem uma mãe negligente, um padrasto abusivo e nenhuma estrutura familiar. Bea e Ezra comovem o leitor com seus dramas e não dá para ficar indiferente a dura realidade que os cerca.
A trama apresentada é realista e sabemos que por aí existem milhares de jovens na mesma situação. Niven e Levithan souberam retratar isso de maneira muito convincente e a narrativa envolve fácil e toca o coração.
A relação dos dois irmão é bela. A forma como ambos compreendem um ao outro e se apoiam é maravilhosa. Em meio a toda tempestade que enfrentam, eles não se soltam e seguem de mãos dadas. Embora haja a distância física, os laços de amor não os deixam longe de verdade um do outro.
Sua jornada, apesar de apresentar vários aspectos dolorosos, acaba por ser uma jornada que os conduz para algo melhor. Ainda que não aconteça um milagre do dia para a noite, as pequenas mudanças que surgem mostram que eles podem, sim, ser felizes um dia mesmo vindos de um lar destruído.
Os e-mails trocados por eles compõe a maior parte da narrativa, o que torna a leitura dinâmica e ágil, diria até que mais viva.
Amei os dois irmãos, mas Ezra roubou uma parte gigante do meu coração. Esse garotinho teve muita coragem de seguir em frente enquanto nutria esperanças de rever Bea. E as decisões que tomou foram muito corajosas. Acredito que muitos adultos não lutariam por si mesmos como Ezra lutou.
Niven e Levithan formaram uma parceria excelente e trouxeram o melhor de sua escrita nesta obra. Eu simplesmente fiquei apaixonada com uma vontade enorme de abraçar estes irmãos. Amei seguir com eles e não queria me despedir. É uma história de perdas, abandonos, mas acima de tudo de esperança, recomeços e superação.
Oii, hoje trago alguns motivos para conhecer o livro Me Leve Com Você dos autores David Levithan e Jennifer Niven, com uma narrativa fluida, emocionante e abordando o abandono familiar, é uma leitura marcante e que proporciona muitas reflexões.
⠀⠀
NARRADO ATRAVÉS DE TROCA DE EMAILS - Desde que a mãe se casara novamente, Beatriz e Ezra tem uma relação muito conturbada com o padrasto. Não aguentando mais viver essa situação, Beatriz foge de casa, deixando apenas um email para se comunicar com o irmão. Com os capítulos alternados entre os emails trocados por eles, podemos acompanhar todo o sofrimento que estavam passando, bem como os medos e o desejo por uma nova vida.
⠀⠀
CONEXÃO LINDA ENTRE IRMÃOS - A relação de irmãos entre Beatriz e Ezra é muito forte e linda, com muita cumplicidade e companheirismo é emocionante acompanhar, foi um dos meus pontos favoritos da história.
⠀⠀
AMADURECIMENTO DOS PROTAGONISTAS - Ao longo da história, Beatriz e Ezra tiveram que ser ainda mais fortes, a garota recomeçando e buscando informações sobre a sua origem e Ezra lidando sozinho com a realidade tão difícil, até os dois irmãos se reencontram.
⠀⠀
AMEI muito esse livro, foi uma história que me arrebatou desde os primeiros capítulos e só larguei quando conclui, completamente emocionada com a trajetória dos personagens. Muito bem construídos, consegui me conectar com os protagonistas e torcer para que eles tivessem um futuro melhor.
⠀⠀
Além disso, foi ótimo ver os autores David Levithan e Jennifer Niven juntos, formaram uma dupla maravilhosa e que me conquistou.
Esse é um daqueles livros que podem mudar a sua perspectiva sobre a vida. Intensa, uma história para refletir. Não conhecia a autora e fiquei bem surpresa com a colab, e ainda não sei o que dizer. É um livro que todo mundo deveria ler.
Em "Me leve com você", livro escrito por Jennifer Niven e David Levithan, vamos conhecer a história de Beatriz e Ezra, dois jovens que vivem em um lar completamente desestruturado, sofrendo diversos abusos da própria mãe e do padrasto, o que nos leva não apenas a uma história fictícia, mas para a realidade de muitas crianças e adolescentes ao redor do mundo.
"O que nos machuca mais, a presença ameaçadora e agressiva deles, ou a ausência de bondade?"
Beatriz desaparece repentinamente, e Ezra, apesar de inicialmente se sentir desamparado pela irmã, compreende a sua decisão, porém necessitava saber aonde ela se encontrava e como estava, afinal, eles tinham apenas o amparo um do outro nessa vida, e perdê-lo seria o devastador.
Então, vasculhando o que restava do quarto de sua irmã, ele encontra um e-mail, e é através dele que os dois passam a ter contato e notícias um do outro.
Nesse ínterim, vamos acompanhar as trocas de e-mail e todo o drama vivido pelos dois irmãos, bem como o real motivo pelo qual Bea resolveu deixar tudo para trás.
Enquanto Bea sai na tentativa de desvendar um segredo sobre suas vidas, Ezra tenta encontrar seu lugar no mundo, afinal, não ter uma família estruturada e ser um jovem gay, não é fácil em lugar algum do planeta Terra. É preciso ser forte e resiliente!
"Acho que esse é o risco de ir para casa: deparar com toda a dor e culpa misturados."
"Me Leve Com Você" apresenta uma história que desperta no leitor um emaranhado de sentimentos, desde a revolta com a mãe de Bea e Ezra, até a empatia e compaixão em relação a esses jovens que apresentam a realidade de muitos outros.
Quem já teve contato com a escrita da Jennifer Niven e do David Levithan, sabe como eles exploram temas fortes e que mexem com nossas emoções, e claro, falar sobre abusos direcionados a qualquer pessoa já causa impacto, mas quando imaginamos crianças e adolescentes, que necessitam apenas de amor e cuidado e não os encontram, é triste, revoltante e doloroso, principalmente nessa história, já que podemos acompanhar de perto todos os sentimentos desses dois jovens negligenciados.
Me leve com você é um romance epistolar escrito pelo autores David Levithan e Jennifer Niven, corresponde a Editora Seguinte, traduzido pela Alessandra Esteche. Eu baixei esse ebook pela Netgalley em parceria com a editora. Eu fiquei com vontade de ler pois a Mari do Sobre Amor e Livros apesar de te dado três estrelas por ser epistolar ela leu muito rápido e assim fiquei curiosa para ler esse livro.
"(...) cadelabros que parecem saídos de Hogwarts."
Esse livro contém: parte pré-textual, dedicatória, epígrafe, conteúdo, agradecimentos, sobre os autores e créditos. Capa: Ale Kalko, ilustração de capa: PriWi, preparação: Mariana Oliveira, revisão: Marise Leal e Jaqueline Martinho dos Santos.
"Eu sei que disse para você não escrever, mas, sejamos honestos, eu não esperava que você fosse dar ouvidos."
Essa obra é um romance epistolar, as cartas são e-mails entre a Beatriz e Ezra que são irmãos e se necessitam apoiar um ao outro, a Bea vai embora sem avisar ninguém, e deixa somente o endereço de email que assim que prossegue o livro com trocas de emails assim eles vão aprendendo um com o outro e vamos com os email conhecendo melhor os personagens.
"Aquele livro que Kafka escreveu sobre o vendedor que acordou um dia e tinha virado um inseto"
Eu gostei do livro, achei muito bom. Não é meu favorito dos escritores do David Levithan é o livro Todo dia e da Jennifer Niven é Por lugares incríveis. Realemente esse livro é muito rápido de ler por ser em destaque troca de emails. Possui referências de Harry Potter, Doctor Who, Vingadores, Homem-Aranha, Hulk, Viúva Negra, Homem de ferro, Star Wars e Metamofose de Kafka. É um livro bom e eu indico.
"(..) o Homem de Ferro e a Viúva Negra. Han Solo e Chawbacca."
Fiquei com algumas ressalvas sobre as maneiras que foram “resolvidas” certas situações, mas ainda assim foi uma leitura emocionante e forte!
Quando esse livro foi anunciado eu fiquei bem animado com a ideia de lê-lo, fazia tempo que eu não lia nada do David Levithan e enfim eu teria um primeiro contato com a escrita de Jennifer Niven, a premissa do livro logo me atraiu também, então, tive a combinação perfeita de motivos para ler o livro.
Não tenho muito o que falar sobre a escrita do David, acho que talvez acabe sendo redundante toda resenha de livro dele eu falo o quão boa e fluida ela é, mas, a grande surpresa foi a escrita da Jennifer que se mostrou uma combinação perfeita com a do David, tão fluida e gostosa para ler, depois desse livro acho que finalmente vou ler outros livros dela. A história é totalmente contada em formato de troca de e-mail e eu realmente adorei esse formato, principalmente por não deixar os "capítulos" longos demais.
Beatrix é uma daquelas personagens que eu simplesmente queria abraçar e cuidar, a vida não foi fácil para ela, mas, ainda assim então não perde a esperança, mesmo que mínima ela ainda existe e persiste com ela. Eu gostei bastante de Ezra, ele é muito maduro para a idade que tem, a vida não foi fácil para ele, assim como não foi pra irmã. Surpreendendo a mim mesmo eu acabei me conectando muito mais com Bea do que com Ezra, ela conseguiu me deixar emocionado e com lágrimas nos olhos.
Essa foi uma leitura muito boa para mim, a experiência de ler a escrita conjunta do David que sempre me toca com a da Jennifer foi algo poderoso demais, mas sem dúvidas foi uma leitura levemente dolorida, esse é um livro sobre traumas e sobre superação destes, não esperava encontrar algo tão "pesado" nessa leitura, pois, os livros do David geralmente não são assim, mas, o finalme agradou demais e foi bem típico do autor, um final com possibilidades e promessas de superação.
Gatilhos: Abuso e abandono parental
Apesar de já conhecer a escrita de ambos os autores e a sinopse dar uma ideia do que poderemos esperar da história, eu não estava preparada para como a narrativa iria se desenvolver. A escolha na forma de contar a história através de e-mails foi interessante, pois através das palavras muitas vezes conseguimos dizer coisas que não conseguimos formular pessoalmente. A sinceridade dos irmãos através da troca de e-mails e como vamos descobrindo mais sobre o passado da família, o presente e o futuro que desejam construir é doloroso e desconfortável , ainda que seja tudo trabalhado de uma forma mais leve.
Me leve com você traz uma temática importante, principalmente para jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, onde os pais que deveriam serem seus protetores são exatamente as pessoas que os colocam em risco. Nos mostra quão difícil é se sentir sozinho e não saber em quem confiar ou onde pedir ajudar, mas que apesar de toda a dificuldade ainda há esperança, que o passado por mais doloroso que seja ele não define seu futuro.
O desfecho foi uma montanha-russa emocional, porém, o sentimento que fica e de alivio por saber que existe a possibilidade real de dias melhores para Bea e Ez.