Member Reviews

Não sabia que essa é uma repúblicação do autor pela Companhia das Letras e fiquei muito surpresa ao descobrir.
Os contos contém a violência, paixão e poesia que parece ser uma marca registrada do autor (com base em Eu Receberia as piores notícias de seus lindos lábios).

Aqui temos relatos de humanos falhos cometendo erros, envolvendo-se em situações do qual provavelmente não resultará em um final feliz e frases marcantes - para quem gosta de destacar passagens nos livros.

Apesar de ser curto, os contos conseguem deixar o leitor envolvido em sua trama e fica aquele gostinho de quero mais.

Was this review helpful?

Uma leitura brusca, séria e inimiga do freio, afinal, é impossível parar de ler. Me surpreendi com o conteúdo do livro, esperava algo mais imaginário e encontrei, por fim, um retrato nu e cru do Brasil. O autor nos apresentou o Brasil no seu estado “natural” ou pelo menos o que se entende por natural. Uma representação sincera do submundo brasileiro e todas as sujeitas que podemos encontrar quando adentramos nos mais e mais fundo.

A escrita é satisfatória e nos leva durante a narrativa de forma confortável e fluida, apesar da dificuldade de se retratar tais temas de forma a não romantizar crueldades. Existem problemas, não direi que não existem, alguns exemplos poderiam ter sido feitos de outras formas a fim de evitar estereótipos racistas que avassalam tanto o nosso país e só reforçam e incentivam a desigualdade no nosso país. Somos um país continental com uma diversidade absurda, não precisamos utilizar do mesmo exemplo sempre.

Was this review helpful?

Sempre quis conhecer a escrita do autor Marçal Aquino e decidi começar por esse livro de contos. Foi uma ótima decisão! Em onze contos curtos e diretos, com linguagem nua e crua, o autor retrata situações cotidianas de pessoas marginalizadas do nosso país.

Desde situações como o policial que quer fazer justiça com as próprias mãos ao pai que sabe que o filho está envolvido com o crime, mas não consegue fazer nada para ajudá-lo a sair desse caminho. Traições, chacinas, brigas que ninguém sabe direito como começou, mas que acabam em sangue.

Esses contos são o retrato de um Brasil esquecido e deixado à própria sorte. São descrições de situações corriqueiras que todos nós já lemos na “página policial do jornal". Impossível terminar de ler um conto desse livro e não pensar que aquela história, provavelmente, já aconteceu em algum lugar do nosso país.

Como em qualquer livro de contos, alguns contos se sobressaíram mais do que outros, mas no geral, o autor conseguiu manter um bom nível de qualidade em todos os contos do livro. Os contos que mais se destacaram para mim foram: Dez Maneiras Infalíveis de Arranjar um Inimigo, Balaio, Gambés, Clinch e Fábulas.

Para quem já conhece a escrita do autor ou deseja conhecer super recomendo a leitura! Vale ressaltar que o livro possui cenas de violência que podem incomodar pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo. Mas, se você não tem problema com isso, leia!

Was this review helpful?

Os contos são extremamente envolventes. Marçal consegue trazer em cada conto uma história, mas ao mesmo tempo a sensação é de estar lendo um romance com continuidade, já que as histórias tem a mesma ambientação.
Por ser nascida e criada em comunidade me apeguei muito a alguns trechos que já vi acontecer frente a frente. É dificil ter um livro de contos que me deixe tão maravilhada, mas Marçal conseguiu isso com proeza.

Was this review helpful?