Member Reviews

Ainda estou digerindo os textos de Oswaldo Camargo, em “30 Poemas de um Negro Brasileiro“, pois sua expressão é ao mesmo tempo semelhante ao que li de poesia ao longo de alguns anos, ao mesmo tempo que difere. Talvez por ser tão explicitamente um grito de socorro de um artista soterrado pelo racismo, por muito e muito anos.

leia o texto completo em <https://www.entrandonumafria.com.br/30-poemas-de-um-negro-brasileiro/>

Was this review helpful?

Percorrer esses trinta poemas foi como atravessar uma rua movimentada sem ter medo do impacto, imaginava o que vinha pela frente, e o que estava diante dos meus olhos foi a consciência e os pesares de alguém que sabe que o racismo é um fantasma recorrente e não tem medo de expô-lo.

Os 15 primeiros poemas lançados em 1961 mostra a forte voz do poeta Oswaldo de Camargo, seus poemas resvalam no singelo e acertam em cheio na crítica à sociedade. Os demais poemas persistem no tema, mas encontramos o poeta mais maduro em sua poesia.

Os poemas revelam o cotidiano pessoal do autor, principalmente as suas lutas diante de um país que fecha os olhos para o racismo velado. É uma leitura indispensável, uma poesia brilhante sobre um tema necessário.

Was this review helpful?

Confesso ter dificuldades com livros cujo prefácio são gigantes, mas um prefácio escrito pelo mestre Florestan Fernandes é diferenciado.
Florestan prepara faz a preparação, apresenta, debate, pontua, em outras palavras "prepara o terreno" para que os poemas de Oswaldo venham com um significado muito mais profundo.
Cada poema um mergulho em uma história. Muito muito muito bom!

Was this review helpful?