Member Reviews

Demorei pra ler pois antes queria ler Mentirosos. Gostei de ambos. Vi muita gente reclamando, mas confesso que não entendi as reclamações. Ótima leitura!

Was this review helpful?

Esse foi outro lançamento recente que assim que foi anunciado fiquei doida para fazer a leitura, e que para minha alegria foi disponibilizado pela editora no Netgalley.

Fui com muita expectativa para essa leitura pois amo muito o 'Mentirosos' livro que apesar de ter sido publicado bem antes deste, se passa muito depois. E é como dizem por aí: expectativa demais estraga.

Me decepcionei um pouco; sua narrativa parece mais roteiro de filme do que um romance, extremamente descritiva em todos os aspectos, o que tornou a leitura bastante cansativa, quase a abandonei por duas vezes. Mas resolvi ir até o fim e quando me acostumei a narrativa me vi cada vez mais imersa e curiosa para saber o que ela tinha a entregar.

Não gostei de nenhum dos personagens, todos muito superficiais; mas suas histórias me trouxeram sentimentos conflitantes. Alguns dos mistérios que os envolve são realmente pesados; e seu desfecho, igualmente, apesar de um pouco confuso.

Ele aborda muitos temas atuais e necessários, mas também possui vários gatilhos, principalmente violência sexual e assassinato.

Enfim, apesar das ressalvas recomendo essa leitura.

Was this review helpful?

É interessante notar como a autora consegue desenvolver bem cada personagem, nos mostrando mais sobre sua personalidade e suas motivações, e isso é especialmente interessante quando se trata dos personagens que não tiveram tanto destaque no primeiro livro. No entanto, é possível notar que o enredo não é tão forte quanto o do primeiro livro, o que pode decepcionar alguns leitores que criaram expectativas elevadas. Apesar disso, "Família de Mentirosos" é um livro rápido de se ler e tem muitos plots interessantes, mantendo o leitor envolvido na história do início ao fim. Ainda assim, é importante não criar expectativas muito altas para não acabar se decepcionando com o enredo.

Was this review helpful?

Parafraseando a pensadora contemporânea e crítica de cinema Isabela Boscov: "É inovador e revolucionário? Não.". Mas durante aquela meia horinha até que é bom voltar para o universo de Mentirosos. Mas só durante meia horinha mesmo. Mentirosos foi um livro que eu amei e panfletei muito entre os meus amigos quando li anos atrás. Tanto que quando Família de mentirosos foi anunciado tivemos um misto de animação e medo. Será que a autora iria replicar o sucesso? Será que seria algo desnecessário? Bom... Eu não gostei tanto, prefiro manter só Mentirosos no cânone da família Sinclair mesmo e é isso. Mas por um momento foi bom ter um vislumbre dessa família problemática de novo.

Was this review helpful?

Mentirosos foi um dos livros com o desfecho mais brilhante que já li e traz nele uma família de pessoas abastadas e mergulhadas em muito escândalo e mentiras. Esta nova obra da autora nos leva de volta ao mundo dos Sinclair, mostrando acontecimentos que antecedem o livro anterior. Novamente o mergulho é fundo em uma história onde os personagens que narram não são confiáveis e nada do que eles dizem você pode aceitar como verdade absoluta. Quando li Mentirosos até cai nas armadilhas da protagonista, mas desta vez eu estava bem mais ligada e acabei descobrindo logo a verdade por trás dos acontecimentos de um verão na casa desta família. Ainda assim, mesmo desvendando logo o mistério, curti muito estar de volta no ambiente familiar cheio de boas aparências e muita sujeira varrida para debaixo do tapete. Eles querem manter a classe acima de tudo, sufocando emoções e escândalos. No entanto, seus atos e as consequências deles vão os assombrar, quase que literalmente, até o fim de seus dias na companhia de festas, álcool, drogas e, claro, assassinatos.

Was this review helpful?

Não finalizei mas vou deixar minha minima opinião. Parei aos 45% e não foi nada proveitoso e comparo assim com o livro "anterior" do mesmo universo e presumo que os próximos 55% não seriam diferentes, É um presente aos fanáticos por Mentirosos mas nada acrescente ao leitor médio de jovem adulto. Não recomendo, quem se beneficiaria dessa leitura já sabe da existência de tal.

Was this review helpful?

Vamos revisitar Bechwood?

"Menti durante a minha vida inteira, sabe? Não é algo raro em nossa família."

Família de mentirosos é um livro que apresenta a história da adolescência das mães dos protagonistas de Mentirosos, e apesar de ser um livro que se passa antes, ele vem com spoiler do livro anterior, a primeira frase do livro já é um super spoiler.

A história nos é apresentada através da narração de Carrie Sinclair, a mais velha de quatro irmãs, e um dos pontos positivos desse livro, para mim, é que foi mais fácil me afeiçoar a ela que a Cady, que narra Mentirosos.

Carrie carrega a responsabilidade de ser a primogênita da família, ela deve ser o exemplo e a base de suas irmãs. Além dessa pressão, após uma perda na família, ela sofre tendo que esconder seus sentimentos, afinal os Sinclair não demonstram fraqueza.
E, ainda, ela é pressionada a fazer uma cirurgia na mandíbula para ter o padrão de beleza aceitável para sua família, tendo em vista que os Sinclair são sinônimo de perfeição. Mas após a cirurgia e vivendo seu luto, sem poder se expressar, Carrie desenvolve um vício em medicamentos.

Então acompanhamos o verão de 1987 na ilha particular dos Sinclair, com Carrie enfrentando todos esses problemas. Mas talvez esse seja um verão promissor, afinal Carrie começa a viver seu primeiro romance. Será?

O livro apresenta os dramas de Carrie, explora o relacionamento das irmãs e a vivência com os presentes na ilha, e através disso conseguimos entender a dinâmica da família.

Apesar de não ter um plot twist tão arrebatador quanto o livro anterior, em Família de Mentirosos também temos grandes revelações. E a leitura desse livro é tão viciante quanto a de Mentirosos, a gente simplesmente não consegue parar de ler.
Super indico para quem gosta de leituras com ritmo alucinante, cheia de surpresas e com uma boa dose de drama familiar.

Was this review helpful?

Aqui estou eu, dois anos depois de ter lido e resenhado “Mentirosos”, para falar novamente sobre esse universo. Se você não sabe, a autora resolveu escrever um livro sobre o passado da família de Cadence (a personagem principal de Mentirosos), onde nos mostra que não foi apenas no verão de Cadence que algo deu extremamente errado.

Bom, se eu pudesse descrever esse livro com uma só frase, ela simplesmente seria MEU DEUS. Porque acreditem em mim, vocês não estão preparados para o que vem por aí e para o passado dessa família. Então segue a minha resenha e eu prometo que vou deixar spoilers de fora, tanto de “Família de Mentirosos” quanto de “Mentirosos” também.

Quando o livro começa nós somos apresentados a Carrie. Carrie nada mais é do que tia de Cadence, irmã mais velha da mãe dela e onde nós a encontramos é tentando superar os traumas que o “verão de Cadence” deixou nela. Entre os pensamentos dela e o que ela começa a contar, ela volta muitos anos atrás, antes das casas sequer existirem na ilha, quando Carrie, Penny e Bess eram jovens e dividiam o mesmo teto com os pais e os cachorros.

Carrie, ali também está lidando com uns traumas de alguns anos anteriores – que é melhor deixar por isso mesmo e você saber do que se trata lendo o livro, acredite em mim. Depois de passar por uma cirurgia que remodelou o queixo dela, porque segundo um médico ela tinha algum problema na forma com a qual mordia, Carrie está perdida entre a dor e a neblina que os remédios causam nela, impedindo que ela sinta tanto, quando é surpreendida com uma novidade: sua prima, Yardley está levando para a ilha o namorado dela e mais dois amigos para ficarem lá, assim como sua irmã Penny está levando uma colega da escola.

A notícia da vinda dos meninos pega não só Carrie de surpresa, mas Tipper também, que só esperava como visita naquele verão a melhor amiga de sua filha, porque a prima não era necessariamente uma visita. E, aqui as coisas ficaram meio confusas para mim num primeiro momento porque: como em “Mentirosos” nunca ouvimos falar sobre essa prima e o fato de que o pai dessa prima – irmão de Harris, o avô de Cadence, também era proprietário da ilha. Agora, pode ser que tenhamos ouvido falar sim, então vocês vão ter que desculpar minha memória que não lembrava disso enquanto lia, mas em todo caso… Tudo tem uma explicação. E isso é tudo que eu posso dizer sobre isso.

O fato é que, a vinda dos garotos podia meio que virar tudo dos pés a cabeça, mas num primeiro momento parece que tudo vai ficar bem, afinal, os Sinclair são uma família perfeita… Ou será que não?

Conforme o verão vai passando e Carrie vai se aproximando mais de um dos garotos em especial, Pfeff, ela começa a se envolver com ele mais e mais. E o que eu posso falar? Sabe aquele tipo de personagem que enquanto você está lendo, você tem aquela sensação de que isso não vai dar bom, e você fica com raiva porque não tem como sacudir a mocinha para ela poder enxergar isso? É minha sensação desde o primeiro minuto que ele aparece.

Apesar do aviso claro de sua prima para tomar cuidado com ele, Carrie se envolve com o garoto e, claro, nem tudo sai como o romance planejado primeiramente. Agora o que acontece? Você vai ter que ler o livro para saber e tirar suas próprias conclusões.

O livro todo nós vemos do ponto de vista de Carrie, e, assim como Cadence ela não é uma personagem com uma narrativa muito confiável. Ao contrário de Cadence, o motivo não é a memoria falha dela, mas sim o fato de que ela realmente é uma grande mentirosa. Teve vários pontos durante o livro que eu me perguntava se era assim mesmo que tinha ocorrido ou se Carrie estava tentando embelezar uma situação que não devia ou piorar uma situação que não tinha sido tão grave assim, porque ela mesma assume em várias partes as mentiras dela.

Mas eu não tenho palavras para descrever o quanto eu a adoro. De verdade. Carrie se tornou fácil uma personagem que eu gosto muito e eu sei com toda a certeza do mundo que muita gente vai odiar ela por causa de ações e de falas, mas se tinha algo que eu achava reconfortante sobre ela, era o fato de que ela vestia suas emoções de peito aberto: numa família de mentirosos, a mais mentirosa deles também era a mais honesta.

O final do livro, como quem já leu “Mentirosos” pode imaginar, é um plot twist atrás do outro. Teve um desses plots twist que eu acertei, mas teve um que eu não imaginei simplesmente porque a história que ela conta é muito fechadinha e não parece mentira. Claro que muita gente pode prever isso, eu acho, mas eu realmente não previ.

Eu sou uma pessoa muito cética quanto a mexer em livros únicos que já são perfeitos por si só. “Mentirosos” é um dos melhores livros que eu já li na vida e eu confesso que estava com medo do que isso poderia acontecer, do que “Família de Mentirosos” poderia trazer e talvez manchar essa imagem perfeita de um livro tão querido por mim, mas devo dizer que fui muito bem recompensada. Não só com outro livro que se tornou um favorito, mas também com uma personagem tão recheada de camadas boas e ruins que a tornam tão humana e me fizeram adorar ela e cada minuto da nossa viagem juntas. E que viagem maravilhosa!

Se você já leu “Mentirosos”, sério, larga tudo e leia “Família de Mentirosos” também. E se você ainda não leu nenhum dos dois, o que exatamente você ainda está fazendo aqui que não foi correndo atrás dos dois livros nesse exato momento?

Was this review helpful?

Mentirosos foi uma leitura ok pra mim. Eu não gostei muito e nem desgostei muito, então fui pra essa leitura sem grandes expectativas. O desenvolvimento de Família de Mentirosos é muito lento, muito arrastado. Nada de interessante ou instigante acontece até quase o fim; quando chega o fim, fica aquela sensação de "tá ok então". Não acho que Mentirosos precisasse desse prequel, e nem que ele acrescente muito à experiência de leitura do anterior, ou como livro solo. Foi uma história que só aconteceu, e não me marcou, infelizmente.

Was this review helpful?

Eu estava com muitas expectativas para este livro, considerando o quanto gostei de Mentirosos. Mas achei o livro inteiro bem parado, até chegar em 70% da história. Cheguei a cogitar abandonar. Mas aí nessa reta final deu a reviravolta. Talvez se houvesse um suspense maior, eu teria ficado mais intrigada na leitura. Quando a reviravolta acontece (foi brevemente chocante), eu fiquei mais atenta e presa à leitura.

No geral, não gostei muito. Único ponto positivo foi esse plot twist, mas não achei nada demais - e nem é comparado ao de Mentirosos, que foi maravilhoso. Mas acho que vale a pena ler, se você já leu Mentirosos, para tirar suas próprias conclusões.

Was this review helpful?

Esse livro se passa antes de Mentirosos. E mesmo sem ter lido Mentirosos, resolvi me arriscar nessa leitura, e acabei gostando bastante.
Carrie foi criada para ser a base das irmãs, aquela que irá suportar qualquer mudança drástica na vida delas, e ela faz esse papel muito bem.

Sendo assim, muitas vezes ela acaba se anulando, deixando de expor seus sentimentos e até mesmo suas opiniões.
Nesse verão junto com a família, além dos pais e das irmãs, Bess e Penny, ela também contará com a presença dos dois primos. Só que Yardley, sua prima, está namorando, e alguns amigos do namorado também decidem passar o verão na ilha dos Sinclair.

Pfeff vai se apresentar como um perfeito garoto, e logo Carrie vai ser ver arrebatada por ele. Só que com o passar dos dias, ela vai perceber que nem tudo é como imagina.

Esta narrativa acabou tendo plots twist interessantes. Alguns são mais impactantes que outros, mas todos me surpreenderam de alguma forma.
Carrie vai nos mostrar outra face sua, uma que ela escondeu muito bem durante toda sua vida. Além disso, vamos descobrir um segredo que foi trancado a sete chaves pela família Sinclair.

Família de Mentirosos é uma leitura rápida, envolvente e com personagens que despertam diferentes sentimentos. Abordando o vício em medicamentos e mostrando além da fachada de família perfeita, o enredo tem boas reviravoltas, permitindo boas reflexões sobre nossas ações e como decidimos viver. Estou bem curiosa para conhecer Mentirosos, mesmo tendo pego alguns spoilers com esse livro.

Was this review helpful?

Após o tão aclamado livro que milhares de pessoas amaram, trago aqui as minhas impressões sobre a continuação dessa história. Li “Mentirosos” em 2016 e ainda que não tenha sido uma boa experiência pra mim, decidi ler “Família de mentirosos” por pura curiosidade mesmo.

Aqui, vamos descobrir o que aconteceu após vinte e sete anos dos eventos de “Mentirosos”.

Carrie é a principal herdeira da família Sinclair e junto com o sobrenome, ela também carrega uma história, altas expectativas e frustrações. Ser uma Sinclair é sinônimo de buscar sempre a perfeição, não demonstrar emoções. Para ser uma Sinclair perfeita, deveria se submeter à cirurgia na mandíbula que seus pais insistem que ela faça, mesmo que isso lhe proporcione semanas de recuperação.

Todo o ano a família vai passar o verão em Beechwood, numa ilha particular. No ano que ela completa dezessete anos, ela vai passar as férias lá e conhece Pfeff, um garoto que acaba mexendo com seus sentimentos. Diferente do que estamos acostumados, esse relacionamento não é lindo como poderia ser. Nele há algo muito, mas muito sinistro – e só lendo para você entender.

Quem se envolveu, se emocionou com “Mentirosos”, certamente tem tudo para ter uma experiência semelhante com esse. E caso não tenha sido o seu caso, leia, assim como eu, quem sabe você acabe gostando, né?! Pegue despretensiosamente, pode ser que te surpreenda.

Título: Família de mentirosos (edição cedida pela editora)
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Ano: 2022

Was this review helpful?

É tão raro um livro sequência ou prequel, escrito anos depois do original, superar a trama do primogênito. Pois bem, "Família de Mentirosos" consegue isso com louvor.

A trama deste livro é sombria e é realmente sobre a família Sinclair, liderada por Carrie, a irmã mais velha e tia da protagonista do primeiro livro. Confinada em uma família tradicional na qual ninguém fala sobre seus sentimentos ou problemas, em um mundo abastado e parecendo perfeito, há muito varrido para baixo do tapete, e é Carrie que começa a fazer todas as perguntas inquietantes.

Em mais um verão na ilha Beachwood, as 3 Sinclair (Carrie, Penny e Bess) são acompanhadas por seu casal de primos, o namorado da prima e 2 amigos dele. E é aí que tudo muda, porque Carrie se vê diante da dura realidade sobre ela mesma e seu papel naquela família que beira a perfeição.

A trama é muito mais madura do que eu esperava, e muito porque a protagonista é uma adulta contando seu passado. Não espere um livro YA legal e divertido de ler com um plot twits chocante como foi "Mentirosos" porque você vai se surpreender aqui. Sinceramente, fui esperando me divertir como no livro anterior e tive muito mais.

Como falei pra minha melhor amiga: É um livro de uma família que prefere não falar do que ser sincera, onde cada um enfrenta seus demônios sozinho – e que agora talvez algo aconteça para mudar isso. Mas quem sabe se isso é verdade, já como são todos mentirosos.

Was this review helpful?

Esse livro passa anos antes do livro Mentirosos. Quem se lembra de Carrie? Em um mundo de aparências e dinheiro, é óbvio que uma família como a Sinclair guardaria muitos segredos. Principalmente quando colocamos três irmãs, uma ilha e vários garotos durante um verão.

Quem narra o livro é Carrie, a herdeira. Eu gostei bastante do toque "sobrenatural" que família de mentirosos também carregou, trazendo a essência do livro anterior para este. Contudo, diferente do famoso antecessor, aqui é muito mais fácil odiar os personagens, atitudes e questionar condutas. É uma trama mais crua, mas também envolvente. Você quer saber qual é o segredo e qual será o plot do livro.

Em todo o tempo o seu olhar perante a família muda e é difícil desvendar. Peguei-me julgando todo o tempo e desconfiando. E, apesar de não ser arrebatador ou te arrancar lágrimas como foi em Mentirosos, você vai sofrer com Carrie e seus dilemas.

A narrativa da E. Lockart é muito instigante e senti-me presa desde o início. Eu acredito que poderia continuar lendo livros e livros da família Sinclair porque segredo, pelo visto, eles tem para dar e vender. Inclusive, houveram alguns plots inesperados que não sei se gostei ou não, mas acredito que isso é irrelevante porque deixa o leitor sem fôlego de qualquer maneira e essa é a proposta do livro.

Por fim, apesar de não ter tirado o favoritismo de Mentirosos no meu coração, esse livro é uma ótima leitura e, ainda que se passe 27 anos antes, preciso confessar que meu coração ainda dói por Johnny e companhia.

Obs.: Esse livro não deve ser lido antes de Mentirosos porque tem spoilers do enredo.

Was this review helpful?

Surpreendente com uma escrita bem delicinha. Eu acho que ainda prefiro o livro anterior, mas a história é bem construída e tem personagens envolventes. Confesso que a leitura foi quase como independente de Mentirosos, porque li com tanto espaço de tempo que não me lembrava muito da família Sinclair.

A trajetória da protagonista é bem dramática, mas os plot twists que a autora faz compensa tudo.

Was this review helpful?

Parte da resenha que complementa o reel que postei no meu Instagram literário (@livrosbyf) sobre o livro:

“Se você se chocou com a reviravolta do primeiro, vai se surpreender ainda mais com esse, porque é um plot twist por segundo. Sério, são tantos que depois do sexto perdi a conta 😂

Além disso, gostei bem mais dessa narradora. Fazendo com que amasse essa história e esse verão dos 17 ainda mais!

Não sabe do que se trata o livro? Ele conta a história do verão dos 17 da geração anterior de Sinclairs, ou seja, dos pais de Cadence, Jhonny e Mirren, e gente, se vocês achavam que a família tinha muitos segredos, é porque você não sabe as origens dessa mania de, você sabe, MENTIR!

Me surpreendi bastante com a obra, principalmente com o fato dela ter superado minhas expectativas. Que já eram altíssimas, por sinal!”

Was this review helpful?