Member Reviews

o livro tem uma premissa maravilhosa: imagine os dois grandes nomes da literatura brasileira, machado de assis e josé de alencar, no brasil atual. agora, imagine os fantasmas deles no brasil atual. saindo do olimpo destinado aos grandes nomes das letras e parando direto no caos que a sociedade brasileira contemporânea perpassa.

o início é maravilhoso, ver grandes escritores interagindo entre sim, e até mesmo encarando sua obra diante do tempo avassalador. ao mesmo tempo, nota-se como eles são humanos como a gente, com seus desejos, anseios e defeitos. sendo, inclusive, o defeito do ego que causa toda a confusão de jota & jota. ocorre um projeto para alterar os livros de josé de alencar, ferindo todo o ego do autor romântico, sendo capaz de tirá-lo do seu descanso eterno e jogá-lo em um rio de janeiro em espírito e mente. mas não só josé de alencar, mas o grande machado de assis que vem a tiracolo e narra as peripécias dos oitocentistas.

é interessante que machado foi o escolhido justamente por ser um dos únicos capazes de interpretar o desengano do nosso país, com suas corrupções e belezas, somente seu olhar afiado é capaz de compreender o jogo das letras e de poder que acontece.

do meio para o final sinto que a narrativa se perdeu, tornando-se apenas mais um escrito feito para chocar. mas na verdade se torna cansativo e perde o fio da meada.

Was this review helpful?