Member Reviews

O sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do Sete de Setembro

Livro por Carlos Lima Junior, Lilia Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf

Ok, ok.
Sabemos que a realidade não costuma ter muito glamour e, se possível, convém mostrar as faces mais heróicas e fotogênicas dos grandes feitos.
Mas às vezes percebemos que houve empolgação demais nas narrativas, no intuito de transformar, até mesmo atos prosaicos, em grandes momentos históricos.

Todos sabemos que o tal "grito da Independência" nem chegou a ser um grito, muito menos teve a pompa a ele atribuído.
A Independência já havia sido assinada pela Imperatriz Leopoldina, com o aval de José Bonifácio e D. Pedro, retornando de uma de suas idas a Santos, estava com problemas intestinais e viajava no lombo de um burro, animal que conseguia percorrer os caminhos acidentados da serra.

O livro trata justamente disto. De quanto as imagens criadas, não apenas nas artes, mas no imaginário popular, pode alçar à categoria de heróis personagens nem tão heróicos assim.

Nada é por acaso.
A manutenção destes "heróis", ao longo dos anos serve para reforçar a influência masculina, branca, européia sobre nosso destino.

Chega a ser risível um imperador português decretar a independência do Brasil em relação a Portugal e pouquíssimo tempo depois ele próprio seguir para Portugal e cumprir seu destino como herdeiro do trono português.
Não esqueçamos de seu pedido para que seu coração permanecesse em Portugal.

Muito interessante a leitura, mostrando como os mitos vão se criando.
Neste bicentenário de nossa independência, muito importante conhecermos as verdadeiras histórias.

Was this review helpful?