Member Reviews

Falar sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos é chover no molhado, pois se trata de uma obra magnífica, bem projetada e executada tanta esteticamente quanto textualmente.

Achei a organização dos poemas excelente e que traz a contemplação da natureza, descoberta do amor, desilusão, em poemas lindos e que encantam o leitor.

Was this review helpful?

Da leva de livros que saíram com os trabalhos de Fernando Pessoa com suas outras personalidades, essa figura entre minhas favoritas com seu lirismo e habilidade em formar belas imagens em minha cabeça.

Was this review helpful?

Eu sou apaixonada por Fernando Pessoa. Na época da escola, no ensino médio, fiz um trabalho que pesquisei em livros (na época não tinha internet hahaha) toda a vida do autor, suas obras e descobri que ele tinha heterônimos. Esse aqui, que surgiu em 1914, é um dos mais cultuados dele.

Com uma narrativa bucólica, Fernando consegue trazer sentimentos a suas poesias, de forma profunda, triste e reflexiva.

Caeiro nos conduz por um universo composto de pedras, árvores, flores e montanhas e defende que as sensações provocadas pelo contato com a natureza são indiscutivelmente superiores ao pensamento lógico e racional.

Leiam, leiam devagar e absorvendo cada palavra. Ele é intenso demais e não podemos ser supérfluo, não podemos deixar as palavras passarem despercebidas. Livro favoritado!!!

Was this review helpful?

Contradição de palavras, confusão de pensamentos, repetição de temas, hipocrisia e ideias opostas em frases. ele tece a realidade mais pura possível, como quem apenas é, em quanto escreve sobre ela própria. Sem seguir qualquer corrente de pensamento, filosofia, religião ou conceito já inventado a não ser o chamado 'vida'. Não irei dizer que ele mudou minha perspectiva, mas sim que colocou todos meus pensamentos e ideias do mundo em uma caixinha e me apresentou como se fosse coisa nova.

Was this review helpful?

"Mas eu nem sempre quero ser feliz. É preciso ser de vez em quando infeliz para se poder ser natural... Nem tudo é dias de sol, e a chuva, quando falta muito, pede-se, por isso tomo a infelicidade como a felicidade."
⠀⠀⠀⠀
📖 De todos os heterônimos criados por Fernando Pessoa, Alberto Caeiro talvez seja o que corresponda a um esforço de arquitetura mais bem-sucedido. Reunida neste livro, sua poesia divide-se em três partes: "O guardador de rebanhos", "O pastor amoroso" e "Poemas inconjuntos".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨 Alberto Caeiro é um dos vários heterônimos do escritor português Fernando Pessoa. O livro fala muito sobre a natureza, sendo enaltecida ao longo das páginas. Ademais, o autor propõe várias reflexões sobre a vida neste livro, demostrando a profundidade dos seus poemas. Sem dúvidas, Fernando Pessoa é um dos principais nomes da literatura mundial. Indico essa obra para todos aqueles que, assim como eu, são amantes da poesia em sua magnitude.
Por @varlene.santos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📋Ficha Técnica:
🔹Título: Poesia completa de Alberto Caeiro
🔹Autor: Fernando Pessoa
🔹Ano: 2005
🔹Editora: Companhia das Letras
🔹N° páginas: 264
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Was this review helpful?