Member Reviews
Que livrão! Quando peguei pra ler não imaginava que ia ser tão bom. Consuelo Dieguez, jornalista da revista Piauí, vai fundo no que levou Bolsonaro até o poder.
A autora vai das manifestações de junho de 2013, quando as pessoas saíram as ruas pra reclamar sobre o aumento de 20 centavos no transporte público, aos dias atuais, passando pelo episódio da facada. Narrativa objetiva e consistente, com muitas entrevistas de apoiadores e arrependidos, ela demonstra que mesmo que percam a eleição (e vão perder), a direita bolsonarista veio pra ficar.
Assuntos surpreendentes: desde 2013 um de seus filhos investe nas redes sociais, aproximou o pai dos eleitores e já faziam campanha. Em 2015 ele já fazia campanha abertamente para presidente, e soube aproveitar direitinho a era da pós-verdade. A proximidade com Olavo de Carvalho e grupos de extrema direita nos EUA também foram importantes para a vitória do Bolsonarismo.
Gostei da crítica feita à imprensa, que passou a investir em jornalistas de opinião em detrimento aos repórteres investigativos. Sempre cobram do Lula e do PT um "mea culpa", mas a verdade é que uma conjunção de fatores agiu para a vitória de Bozo, e a imprensa também é parte importante dessa história.