Member Reviews

Esse é o primeiro romance de Geovani Martins, um jovem autor muito celebrado. O tema central é a instalação da UPP na favela da Rocinha, e o impacto disso na vida dos moradores.

São cinco jovens protagonistas : Douglas, Murilo e Biel, que moram juntos, e Washington e Wesley, que moram com a mãe. Desses, apenas Biel não tem um trabalho com carteira assinada: ele revende drogas. Os outros quatro tem seus trabalhos, suas ambições, relacionamentos, e gostam de curtir os bailes funk do morro e fumar maconha juntos. Quando a UPP chega na Rocinha, a rotina de todo mundo é impactada. O autor trata de vários assuntos além da UPP : o uso de drogas, as dificuldades pra conseguir estudar e trabalhar, entrar numa faculdade pública. Também, a humilhação diária que a população mais pobre sofre, as dificuldades, os entraves burocráticos. Tive um pouco de dificuldade no começo porque ele usa muito a linguagem coloquial, mas logo passou. Li muito rápido porque a história é envolvente, os capítulos são curtos e os diálogos muito bem construídos, a gente quer saber logo o que vai acontecer.

Livro muito bom, gostei bastante! Lembra muito Os supridores do Falero, quem gostou vai curtir esse.

Was this review helpful?

Uma narrativa nacional de respeito, Via Ápia nos leva pela vida de jovens amigos criados na favela da Rocinha, no período que precede a instalação da UPP ,unidade de polícia pacificadora. Com uma linguagem e visão jovem, o livro fala sobre o cotidiano da comunidade, e dos anseios e desafios de seus moradores.
O cenário é duro, mas muito real. Um livro que ensina e dilacera.

Was this review helpful?