Member Reviews
A premissa dessa história pode parecer simples e até sem graça para alguns, mas para mim que já conheço a escrita do autor e o impacto que ela causa, essa leitura foi um completo deleite.
Essa história é cativante desde as primeiras linhas; aqui vamos conhecer personagens tipicamente nordestinos, sertanejos, e sua vida sofrida; sua luta por respeito, educação e saúde de qualidade; o quanto são um povo esquecido pelos governantes e para quem as políticas públicas são só promessas.
Mas que apesar de tudo é um povo guerreiro, trabalhador e amoroso.
A escrita do Francisco é maravilhosa, completamente visual, crua e cheia de regionalismos, o que faz com que o leitor, principalmente o nordestino como eu, se identifique de primeira.
Os personagens que ele cria são muito reais e suas descrições extremamente imersivas, dá pra visualizar tudo com clareza e até sentir na pele o calor, a sede e todos os demais sentimentos narrados.
Eu amei fazer essa leitura e recomendo fortemente para todos. Leiam literatura nordestina!
Fazia tempo que não lia uma história com uma linguagem local e vocabulário tão rico.e lembrou alguns livros como O quinze e Fogo Morto, principalmente Vidas Secas, embora o enredo seja totalmente diferente.
Confesso que peguei o livro e deixei de lado por um tempo por achar a história um pouco lenta, mas ao retomar a leitura consegui me apegar mais aos personagens e à própria história. A falta de costume dá nisso.
Achei muito interessante a perspectiva ser do filho e em uma narrativa em primeira pessoa, no decorrer da história, ele passa a ser mais expectador, contando mais de Desidério do que dele próprio.
Esse não foi um livro para mim. O começo não me agradou e eu simplesmente não conseguia seguir em frente. Pensei que ia ser uma leitura muito prazerosa e fluida, mas foi o contrário. Pelo livro ser muito poético eu sinto que outros leitores irão se conectar e talvez amar o livro. A poesia nunca toca a todos, mas quando você é tocado por ela se apaixona. Por isso eu diria que dar uma chance para esse livro vale a pena, você nunca sabe quando será o escolhido pela poesia.