Member Reviews

O livro de estreia da moçambicana já mostra o poder poética que iria compor toda a obra de Chiziane, algo que a autora faz com uma maestria ímpar.

Nesse livro Paulina aborda questões de gênero, o ser mulher, a poligamia e o colonialismo dentro da diversidade cultural de Moçambique, tudo isso com uma lírica fantástica que nos faz suspirar enquanto lemos. Meu primeiro contato com a autora não poderia ter sido melhor.

Was this review helpful?

Um romance gostoso, embora tenha demorado um pouco para entender o universo. Também demorei para compreender a linguagem usada, mas fluiu bem.

Was this review helpful?

Primeiro contato com o trabalho da autora e foi uma ótima experiência. Fiquei encantada com a escrita poética da Paulina Chiziane. Neste livro vamos conhecer a história de Sarnau, que narra sua trajetória desde sua adolescência, quando conhece Mwando, até sua vida adulta.

O relacionamento entre Sarnau e Mwando é o pano de fundo que a autora utiliza para mostrar as dificuldades que muitas mulheres enfrentam graças às imposições sociais e religiosas a que são submetidas. A história de Sarnau é a história de muitas mulheres.

A autora descreve muitos costumes, crenças, paisagens e comportamentos das pessoas de Moçambique, onde a maior parte da história ocorre. Isso é muito interessante, pois me fez conhecer um pouco do país. A leitura de Balada de Amor ao Vento acaba se tornando uma incursão por esse país longínquo geograficamente, mas ao mesmo tempo próximo, em decorrência da história que compartilhamos como duas ex-colônias de Portugal.

A escrita poética da autora não atenua o quão pesada, triste e cruel é essa história. Após terminar de ler, fiquei pensando nas diversas “Sarnaus” que existem mundo afora. A história tem gatilhos de violência contra a mulher que podem incomodar pessoas mais sensíveis. Super recomendo a leitura!

Was this review helpful?