Member Reviews

“suave é a noite” é considerado o romance maduro e altamente autobiográfico de f. scott fitzgerald, o autor do aclamado “o grande gatsby”. repleto de experimentações estilísticas e com o lirismo único do escritor mais emblemático da geração perdida norte-americana, a obra aborda temas cruciais do início do século XX, tais como a guerra, o cinema, as identidades, a loucura e o capitalismo.

publicado pela primeira vez em 1934, o romance aborda os anos da década de 20, pós primeira guerra, enquanto os eua consolida o sonho americano. este cenário em ebulição se materializa na chegada de rosemary ao sul da frança. a jovem atriz fica deslumbrada ao conhecer o casal diver. nicole e dick estão envoltos em um espectro misterioso e de luxo sofisticado, ao longo da perspectiva de rosemary acompanhamos o grupo de americanos em um falso mundo de glamour, que esconde os sonhos e desejos frustrados de toda uma geração.

com um olhar melancólico, e até mesmo desalentador, fitzgerald trata de um mundo em transição que sucumbe junto com traumas da experiência da guerra, no qual o futuro capitalista se demonstra desesperador. a queda fatal de um homem - de uma civilização - à meia-luz da noite se desenha sem alarde e suavemente, deixando aparente a angústia diante do porvir.

Was this review helpful?

Uma bela história para lermos sem pressa. Sem nos preocuparmos em devorar de um dia para o outro. Afinal, são quase 500 páginas. É preciso ler e absorver. Refletir.

Escrito em prosa madura, "Suave é a noite" é a história da queda vertiginosa de um homem em uma sociedade cujos valores morais estão em franca degradação e onde os ideais antes almejados se desfazem frente às consequências das crises do século XX.

Muitos classificam essa história como autobiográfico, pois ele foi publicado em 1934, logo após a internação de Zelda, esposa do autor, numa clínica psiquiátrica.

Aqui temos uma história para refletir sobre sonhos perdidos, vontades que não podem se concretizar, até porque estamos lidando com um período marcado por uma grande crise, afinal, a história se passa entre a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 29. Dá pra perceber que não será uma leitura fácil.

Eu amei ter dito a oportunidade de ler algo sobre F. Scott Fitzgerald e agradeço a Companhia das Letras (Penguin-Companhia) e a NetGalley.

Was this review helpful?