Member Reviews

Em algumas partes do livro eu fiquei muito confusa, não conseguia entender bem o objetivo ou sentido do texto. Em alguns textos que, ao meu ver, eram de escrita bem fluída e genuína, eu amei, porque consegui ver um pouco de uma escrita real ali. Mesmo quando tudo parecia uma confusão, fez sentido; as vezes quando tudo parecia no lugar, era uma confusão. No fim, acho que fez jus ao nome (mesmo que talvez não tenha sido por esse motivo a escolha do título)

Was this review helpful?

Waly Salomão, baiano da cidade de Jequié, foi poeta, letrista, ator, articulador cultural, artista visual, homem público e diretor de espetáculo. Teve poemas musicados por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros grandes nomes. Em um de seus poemas, ele nos inspira a "abraçar todos os lugares", como se cada canto do mundo fosse uma pessoa a ser acolhida.

E não foram poucas as vezes que me senti abraçado aos poemas do livro “JAT LAG: Poemas para viagem (Companhia das letras. Org. Omar Salomão) Uma viagem de palavras que nos desloca”. Deslocar para modificar. Modificar para alterar. E “alterar é uma forma de camuflagem” nas palavras do poeta. Uma forma de ser folha ao vento não para confundir os olhares, mas pela possibilidade de também ser vento, sopro, brisa...

Uma das características mais marcantes da poesia de Waly Salomão é a sua capacidade de conectar as mais diversas referências culturais, sem contar a expressão de subjetividade e de um eu lírico intenso e muitas vezes visceral. Suas palavras são “como uma flecha, rasgam o regaço da língua materna”. Uma ousadia linguística, que busca romper com as formas tradicionais de fazer poesia e experimentar possibilidades de expressão.

E que grata surpresa conhecer um pouco desse artista múltiplo que dizia que “Escrever é se vingar da perda”. E que quem viaja arrisca uma taxa elevada de lassitudes, ou seja, uma jornada rumo ao desconhecido traz consigo a possibilidade da frustração, do tédio, de experiências que desafiam a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Assim também é a escrita, porém com um pouco mais abraços

Was this review helpful?

Achei que esse seria meu primeiro contato com o poeta brasileiro, que surpresa quando me deparo com a letra de várias músicas que ouvia durante a infância, foi um momento bem nostálgico. Todo poema indicado que foi musicado, lá ia eu pausar a leitura para ouvi-lo.

Waly Salomão foi um grande artista e esse livro prova toda sua criatividade e domínio da escrita, além de nos fazer viajar para outros lugares, ele viaja com a palavra, mostra como a língua é viva, como se transforma e rompe fronteiras. Em seus poemas usa muitas palavras em outros idiomas, e palavras em nossa língua que vieram dessa mistura.

Poema Jet-lqgged se tornou meu favorito, como o poeta conseguiu evocar em mim as diversas sensações de uma viagem.

Was this review helpful?

I absolutely loved reading this book. I was completely drawn into the topic and could not stop reading it.

Was this review helpful?

Um livro de poesias diferente do que csostumo encontrar, então acabou não suprindo as expectativas que tinha para a leitura. Não é um livro ruim, pelo contrário, é bem estruturado, coerente, tem um tema central interessante, porém não gerou o engajamento e relfexão esperados por mim.

Was this review helpful?