Member Reviews
Trabalho magnífico realizado pelo jornalista David de Jong, que mostra como as famílias mais ricas e influentes da Alemanha, foram beneficiadas pela regime nazista. É um livro revoltante, mas muito importante de ser lido. Muitas dessas empresas, atualmente, são conhecidas mundialmente e possuem atuação global, como, por exemplo, Volkswagen, Dr. Oetker, BMW e Allianz.
O autor narra desde os primórdios do relacionamento dessas famílias com o partido nazista, como, por exemplo, o financiamento do partido por essas pessoas, até o relacionamento estreito e intimo que possuíam com o governo nazista e, alguns, com o próprio Adolf Hitler.
O livro possui fotos e as árvores genealógicas das famílias donas dessas empresas. Além disso, o autor se baseou em vasta documentação histórica para narrar como cada figura desempenhou seu papel durante o regime nazista.
Essas pessoas utilizaram mão-de-obra escrava do judeus, que iam parar nos campos de concentração, ganharam grandes contratos com o governo nazista e se aproveitaram do roubo de propriedades de judeus. A maioria dessas pessoas não sofreu nenhuma punição pelos crimes cometidos durante o regime nazista. Não foram presos, nem tiveram seu patrimônio financeiro prejudicado.
O nazismo foi um evento que marcou o século passado e a história da humanidade, mostrando as barbáries que o ser humano pode cometer. Acho que esse livro tem uma importância muito grande, pois mostra que não foi somente a ideologia que levou Hitler ao poder, mas também o auxílio financeiro de diversos grupos empresariais que iriam se beneficiar do regime. Super indico a leitura!