Member Reviews
3,5 estrelas!
Stevie tem até meia-noite para reconquistar a sua namorada, Sola, após ter feito algo que estragou todos os planos que ela tinha. Stevie é aquele tipo de pessoa difícil de demonstrar grandes gestos românticos, mas terá que sair um pouco dessa zona de conforto se quiser ter Sola de volta.
Para isso, Stevie vai precisar da ajuda de seus amigos, e cada um fica responsável por uma parte do grande plano. Acontece que, de uma hora para outra, a maior nevasca começa a cair por Atlanta e tudo na cidade vira um caos.
"Nevasca" é um livro das mesmas autoras de "Blackout" e tem a mesma linha narrativa, onde seguem uma história, mas, em paralelo tem histórias de outros personagens e no final todas se encaixam.
Já vou começar falando que tive muita dificuldade de entrar na história, pois achei a Stevie extremamente chata. Vi uma resenha que a moça disse que ela é parecida com o Sheldon Cooper, e não tem melhor comparação do que essa. Como Stevie é mais da área cientifica, tudo para ela é para esse lado, tudo precisa ser comprovado cientificamente para ela acreditar, e isso me irritou bastante.
Por outro lado, os capítulos dos outros personagens foram simplesmente perfeitos, e os personagens são muito bem escritos também. Amei todas as histórias paralelas que as autoras contaram. O legal desses capítulos é que eles já tem uma resolução ali mesmo, e a forma como cada autora contou um foi muito boa. Gostei, principalmente, dos capítulos 2 e 10.
A ambientação, assim como em Blackout foi perfeita. A forma como essas autoras trabalham juntas é fantástico, não deixa nada faltando, me senti na cidade mesmo. Mas, em Blackout eu entrei mais na história, pois é sobre uma cidade que tem um apagão, aqui, por se tratar de uma nevasca, eu não me conectei tanto. Porém, enquanto estava lendo, fez muito frio, o que me ajudou a entrar um pouco mais na história e sentir frio junto com os personagens.
É um livro super rápido de ler e com uma história que te prende. Perfeito para quem quiser uma leitura para passar o tempo, ler entre livros mais pesados ou, até mesmo, sair de uma ressaca literária. (Leiam Blackout também, curto demais ele).
Um livro com histórias que interligam.
Muito fofo é fácil e rápido de ler
Com histórias com pitadas de vá atrás dos seus sonhos.
Esse livro é um romance delicinha para ler rapidinho.
Uma nevasca é uma nevasca, né?
Se as autoridades pedem para evitar sair, mesmo em época natalina, o melhor seria respeitar. Mas não é bem o que acontece e não julgo. Inclusive achei o motivo bem justo.
Nevasca, das autoras do best-seller Blackout, é um livro de romance juvenil. Com o sucesso e qualidade do livro anterior veio também a expectativa de que esse fosse tão bom quanto, mas será que entregou o que os leitores esperavam?
Quatro dias antes do Natal a cidade de Atlanta está coberta de neve, e a previsão é de que a tempestade seja das grandes. Mas isso não pode impedir Stevie de reconquistar sua namorada Sola, afinal, seu prazo é até a meia-noite Juntando seus amigos e toda sua criatividade, já que ela pisou feio na bola, Stevie planeja um grande gesto que poderá resolver tudo. É daí que a narrativa parte, com a história das duas de plano de fundo, enquanto vemos os amigos delas enfrentando seus próprios dilemas.
Dessa forma, assim como em Blackout, temos histórias de amor curtas protagonizadas por personagens negros, que estão ligados de uma forma ou de outra. No caso do primeiro livro, o fio que unia os personagens foi o verão que casou um apagão em Nova York; aqui, o enredo envolve essa nevasca de proporções tão inimagináveis que Atlanta entrou em pane.
Stevie não é uma garota cheia de gestos carinhosos e também nem um pouco romântica, enquanto Sola é o oposto. E a cada capítulo que passa, a cada amigo que conhecemos, vamos também adentrando em suas histórias de amor. O ponto em comum, além do casal principal e do protagonismo negro, é a amizade. Outro tema bastante abordado são os relacionamentos LGBTQIAP+, de forma tranquila ao invés de trágica, como normalmente acontece. Afinal, nada melhor do que um romance fofo em época do feriado mais fofo de todos.
Dito isso acho que é possível perceber que a história não é muito complexa, assim como os personagens. Isso não significa que não sejam importantes, afinal, eles representam uma enorme parte da população. Mas é um romance juvenil, então as problemáticas são bem mais simples, é uma leitura bem mais leve, o que eu particularmente gosto muito.
Porém minha leitura não fluiu como eu esperava. Estava super ansiosa por essa narrativa e acho que criei muita expectativa. Os capítulos são muito longos, isso me fez perder um pouco a atenção e embalo de leitura, e mesmo assim algumas histórias parecem inacabadas, ou sem tempo suficiente para que fossem um pouco mais aprofundadas. Além disso, confesso que não curti muito a Stevie... Eu adoro personagens inteligentes, mas odeio personagens que sabem que são inteligentes e fazem questão de mostrar isso para todo mundo, rs.
No entanto, justamente por ele ser muito levinho é o tipo de livro que super cai bem para leitores adolescentes, principalmente jovens pretos, que podem acabar se identificando muito mais com os personagens. A questão da amizade também me pegou muito, porque é muito fofo ver até onde as pessoas podem chegar para ajudar as pessoas que amam de verdade. Além do mais, Nevasca toca muito em um ponto importantíssimo, que é o pertencimento. E convenhamos, nada é tão gostoso quanto um clichê de Natal fofinho né?
Nevasca é um livro infojuvenil escrito pelas autoras da antologia Blackout: o amor também brilha no escuro Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon, corresponde a Editora Seguinte traduzido Karine Ribeiro. Eu recebi o livro mais o marcador em parceria com a editora. Eu já li o outro livro com as mesmas escritoras, o Blackout e gostei dele.
"Talvez essa seja a primeira vez na vida que terei que confiar na sorte." p.82
Esse livro é sobre quatro dias antes do Natal, Atlanta é coberta por neve. Com pequenos e grandes gestos de amor, representatividade negra, amigos por que der e vier e águas-vivas fluorescentes. Stevie acredita que vai perder a namorada para sempre pois Sola falou que se não compensar o erro até meia-noite elas terminarão de vez. Stevie planejará algo romântico para conseguir reconquistar Sola. Será que ela conseguirá reconquistar Sola?
"Durante todo o trajeto de escada rolante, não consigo parar de sorrir." p.125
Eu pensava que era um livro de contos mas não apesar que eu achava isso não estragou minha experiência como leitora, mesmo que não favoritei eu gostei de ler esse livro, gosto de livros assim com essa temática e esse não foi diferente. Eu li em ebook no Netgalley pois facilita pois li no caminho de ida e volta da USP e minha casa e acho a edição física linda. Quem não acha ruim que tem partes com troca de mensagens de celular durante a trama poderá gostar também.
"Para consertar meu pior erro." p.260
Portanto eu gostei desse livro, uma história leve e bem gelada combinando com o tempo atual em São Paulo que estou escrevendo essa resenha. Esse livro combina perfeitamente com essa época do ano por estarmos com frio como uma nevasca mas pode ser lido no calor também pois ele passa a quatro dias do Natal. Não necessariamente pode ler no Natal como em qualquer data, eu gostei dessa obra e eu indico.
"Perco o ar, meu estômago se aperta." p. 184
As autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon já haviam se reunido anteriormente para escrever Blackout e agora retornam com um projeto semelhante, desta vez intitulado Nevasca.
Em ambos os livros temos histórias de amor de vários casais que precisam se resolver. Há casos em que estavam juntos, terminaram e ainda se amam e há casos que estão interessados um no outro mas ainda não tiveram coragem de se declarar e ficam só ansiando pelo romance. Estas histórias se passam em um dia da vida deles, quando estão envolvidos em um acontecimento fora do comum em suas cidades.
Em Blackout foi um apagão na cidade de Nova Iorque e em Nevasca vamos ter uma tempestade de neve em Atlanta perto do Natal. No meio dessa virada meteorológica, um grupo de jovens vai tentar ajudar o casal Sola e Stevie em uma reconciliação, enquanto eles mesmos tentam resolver suas confusões amorosas.
Como mencionei, a história acontece em um período de um dia, mas não traz romances intaloves. São histórias de amor que vem acontecendo faz um tempinho na vida dos personagens e acabam por se resolver durante as complicações da nevasca. As autoras preocupam-se em ambientar o leitor em cada caso, explicando direitinho a jornada de cada um dos casais.
Cada capítulo é focado em um personagem, que ao lado de seu par ou possível par, vai lutando para chegar até onde Stevie está e ajudar a garota a pedir desculpas para a namorada Sola. Exceto pelo caso dessas duas, os outros casais conseguem conversar e resolver as coisas em um ou dois capítulos.
Diferente de Blackout que indicava em cada capítulo quem escreveu a história de cada casal, em Nevasca as autoras não se identificam e deixam apenas pistas sobre a autoria das histórias em uma nota do final do livro. Confesso que ainda não desvendei este mistério.
Os dois livros cumprem bem o papel de unir várias pequenas histórias de amor em uma grande história e apresentar romances leves, divertidos e com certa dose de fofura. São leituras rápidas e feitas para descontrair.
Nevasca traz histórias de amor que conseguem derreter toda essa neve de Atlanta e deixar o leitor sorrindo com um final feliz. Além de ter muita representatividade na trama.
Qual será o próximo projeto desse grupo de autoras? É aguardar para ler.
Em nevasca vamos acompanhar várias histórias que acabam se ligando ao ponto principal da história.
Em primeiro momento vamos conhecer Steve, que pisou feio na bola com sua namorada Sola que para se redimir aciona seus amigos com o intuito de fazer uma surpresa para Sola, e assim reconquista-la.
Logo vamos acompanhar cada amigo de Steve e Sola em suas determinadas missões e assim vamos conhecendo cada um deles e suas histórias que acabam se intercalando a história de Steve e Sola.
Eu gostei d+ deste livro, cada história me pegou de uma forma diferente e o jeito que elas se ligam foi um charme e o toque perfeito.
Um livro cheio de representatividade preta e LGBTQIAPN +, Que nos faz navegar pelo que os jovens estão sentindo e suas descobertas.
Foi tão diverso que me peguei pesquisando sobre alguns temas e buscando entender a forma que os jovens gostam de ser chamados.
Um exemplo neste livro está justamente em Steve que se chama Stefanie, mas prefere ser chamada de Steve e isso foi um ponto super positivo, pois tenho algumas alunes, que se alto denominam gênero fluido e isso me fez buscar mais sobre o tema pra que eu não erre com elus.
um livro muito bom, e necessário, que fala de amor e retrata jovens pretos bem sucedido e inteligentes.
Saindo do batido jovem preto sofrendo racismo e sendo mortos por policiais.
Só leiam este livro!!
“Nevasca” é o novo livro das autoras de “Blackout”, mas ao contrário do livro anterior, onde o ponto principal da história é literalmente o blackout que assola a cidade, dessa vez nós temos um casal principal (e vários casais secundários que fazem parte da trama principal) que é Stevie e Sola.
Stevie está desesperada: cometeu uma sequência de erros que tiram ela completamente do eixo que tinha estabelecido na vida dela e por conta disso ela acha que pode perder a sua namorada Sola. “Acha” é um pouco fraco demais, considerando que a última mensagem que Sola mandou pra ela foi um ultimato: ela tinha até a meia-noite daquele dia para arrumar tudo que tinha bagunçado entre elas.
O problema é que justamente nesse dia está caindo a maior nevasca que a cidade de Atlanta já viu.
E é aí que entram os outros personagens dessa historia: amigos de Sola e de Stevie, os outros personagens se propõe a ajudar Stevie a reconquistar Sola (na verdade todos eles já estavam trabalhando para o presente de Natal que Stevie queria dar a Sola antes de toda confusão, então eles só precisaram adiantar um pouco esses planos), o que não é fácil, considerando como eu falei acima que aquela era a maior noite de nevasca já vista.
Todos os personagens aparecem em algum ponto com o ponto de vista de um dos dois enquanto a história se intercala entre o ponto de vista de Stevie e de Sola, nos deixando a par do que foi a confusão que aconteceu e mais ainda: de como o relacionamento das costumava ser – como elas ficaram juntas, como elas chegaram no ponto onde estão hoje em dia.
E enquanto temos as passagens das duas, nós vamos vendo os outros personagens resolvendo todos os atritos românticos entre eles, alguns mais fofinhos do que outros, alguns mais sérios do que outros, mas todos no fim com um grande toque de romance, chegando a ser clichê, o que não é ruim de modo algum – pelo contrario, eu acho que o romance bom é justamente esse, quando ele se entrega ao romance que ele propõe.
E nós temos casais no livro para todos os gostos: tem casais que tem uma história comprida e estão com algum problema, ex que não se superaram, friends-to-lovers e todos eles, absolutamente todos são lotados de representatividade das mais diversas, o que faz o livro ter um gostinho ainda mais do que especial, pelo menos no meu ponto de vista.
Se você chegou até “Nevasca” e está esperando um grande drama (além do principal, que pode ou não dar certo), então você vai se decepcionar. Apesar de romance, o livro muito mais é um aconchego em um dia ruim. Cheio de histórias românticas e com esperança até pro coração mais frio de todos, apesar do título ser “nevasca” a sensação que você tem ao terminar ele é que foi coberta com um edredom quentinho.
Se você gosta de romance, de uma chance de se apaixonar pelo romance desses casais tão maravilhosos. Você não vai se arrepender.
Para todos os amantes de romances e situações que parecem impossíveis!
"Nevasca" é o reencontro das autoras de "Blackout", apresentando a mesma proposta de histórias interligadas, que acontecem em menos de 24 horas, e que possuem um tema em comum: amor entre jovens negros.
Mesmo com personagens escritos por diferentes autoras, o livro é muito dinâmico e capaz de entrelaçar muito bem as histórias, criando uma necessidade de leitura.
A experiência de ler "Nevasca" fica ainda mais interessante se você já conhece a cidade de Atlanta, mas caso não conheça, não é algo que irá atrapalhar.
É uma delicia ler personagens LGBT se descobrindo, se apaixonando, e o melhor, tendo vidas completamente normais e fugindo do estereótipo de tragédia.
*Thank you Netgalley and the publisher for providing me with a copy of this book for review, all opinions are my own*
It wasn't as good as the first book they wrote together.
I thought there were a lot of characters, some much so that I got lost in who was who, and who was connected with whom, I also found some stories very fast, and not very well developed, some romances could have been much better.
I also found the plot of the main romance very quickly resolves, for me, it feels like the book is missing a part.
But it was a very quick book to read, if you want something quick and easy to read with lots of romance in different ways this book is for you!