Member Reviews

Minha indicação de leitura de hoje, é um clássico de aventura infanto-juvenil.

As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, acabou de ganhar uma linda edição ilustrada e comentada pela Clássicos Zahar, com capa dura, as ilustrações originais, lindo projeto gráfico, conteúdo extra, que incluem apresentação e notas escritas pelo tradutor o excelente José Roberto O’Shea, o livro está impecável.

As aventuras de Tom Sawyer, é o primeiro grande romance de Mark Twain, publicado originalmente em 1876.
Na obra iremos acompanhar as aventuras do jovem órfão Tom, que vive com seus irmãos aos cuidados de uma tia e prima, da quais vive fugindo das regras para viver aventuras típicas da infância, com grande carisma, se não fosse ser dedurado constantemente por seu irmão caçula, ele conseguiria viver suas estripulias sem ser pego.

Mas nem essa rebeldia diminui o encanto do garoto.

É um livro super fluído e reli super rápido, e confesso que foi uma releitura quase primeira leitura, pois li este livro mais ou menos com 12/13 anos, e só tinha na memória, acontecimentos bem vagos. Lembrava apenas que tinha gostado da leitura, eu tinha piratas, homens maus e meninos endiabrados.

Tem tudo isso e muito mais.

Tom, é o líder do seu grupo de amigos, este que inclui, Huckleberry Finn, (sim este mesmo que é protagonista de seu próprio livro, considerado a grande obra de Mark Twain!) e eles vivem brincando e aprontando pela cidade, Finn, assim como Tom é órfão, mas vive abandonado e segue Tom, em tudo.

Tudo estava indo bem na vida animada dos amigos, quando os meninos presenciam um assassinato durante uma de suas brincadeiras, além de perderem um pouco da inocência de suas vidas, eles vão precisar toda a esperteza deles para sobreviverem, já que apesar de fugirem da cena do crime, o fato de Tom, resolver fazer o que é certo e garantir que o assassino pague pelo que fez, colocará os dois amigos em apuros que nunca imaginaram.

Agora precisando se defenderem e salvarem suas próprias vidas, se tornaram piratas, um deles se apaixonará pela primeira vez, se perderam em cavernas e serão os próprios heróis de suas vidas.

Sim, um livro cheio de aventuras, com uma jornada de amadurecimento, de amizade e lealdade.

É um clássico, apesar do autor ter escrito pensando nos jovens leitores, o livro é uma leitura divertida para qualquer idade, a trama nos leva aquela sensação nostálgica da infância e das aventuras que vivemos com nossa imaginação e criatividade.

É um livro que também aborda de maneira leve, mas direta os perigos do abandono das crianças e da necessidade de que suas infâncias, inocências sejam protegidas. As crianças ambas são órfãs, mas apenas uma foi acolhida pela família. E isso é algo que deixa marcas em Finn, que veremos mais no livro dele. Que é quase uma continuação deste aqui, mas se minha memória não falha com anos de diferença.

O livro foi escrito no século passado, e por isso deixo aviso de que existem alguns estereótipos racistas, o vilão é um índio por exemplo, e infelizmente existe o preconceito vigente da época da escrita, porém, não senti que isso estragou a escrita e trama. Incomodou, mas ainda não tirou a diversão que foi ler as aventuras de Tom.

Um livro atemporal, que indico para quem ama tramas com crianças e aventuras.

Espero que tenha gostado da indicação e até a próxima.

Was this review helpful?

Ultimamente tenho procurado me aventurar em grandes clássicos de autores bem conhecidos na Literatura mundial e, dessa vez, o escolhido foi o norte-americano Mark Twain. “As Aventuras de Tom Sawyer” é uma obra considerada para crianças, mas já adianto que ela deveria ser lida por todas as faixas etárias.

É uma trama que conquista pela simplicidade de narrar a realidade de qualquer infância em qualquer época e lugar do mundo. Afinal, quem nunca ficou de castigo depois de aprontar alguma arte? Quem lembra do seu primeiro grande amor? Quem nunca planejou fugir de casa após ser repreendido por seus pais ou responsáveis? Essas e muitas outras peripécias de Tom e seu grande amigo Huck vão prendendo o leitor sem o mesmo se dar conta.

“Mas o coração flexível da juventude não pode ficar pressionado e tolhido por muito tempo. Sem se dar conta, Tom logo começou a retornar às preocupações desta vida. E se ele agora abandonasse tudo e desaparecesse misteriosamente? E se fosse embora - para muito longe, para países desconhecidos além-mar - e nunca mais voltasse? O que ela sentiria?...” Posição 1107

Um dos pontos positivos são as personagens. Tom é um ótimo protagonista (apesar de ser bastante “atentado”). É uma criança cheia de energia e bastante astuto, mas carrega consigo a pureza e inocência que toda criança possui. Huckleberry (seu fiel amigo) e Becky (seu grande amor) também merecem destaque. As personagens adultas complementam esse leque interessante, pois podemos fazer comparações com pessoas do nosso convívio.

“- Ora! Mas você não apanhou à toa, eu aposto. Você se meteu em alguma outra molecagem quando eu não tava por perto, de certeza.” Posição 538

Outro ponto que destaco é a escrita do Mark Twain. É simples, fluida e objetiva. Os capítulos são curtos, e autor não se prende a muitos detalhes. Isso imprime uma dinâmica no ritmo da trama, possibilitando os leitores mais dispersos e os mais jovens a prenderem-se em suas páginas.

Em relação a parte gráfica, a Zahar está de parabéns. A capa dessa edição é bem legal, e a diagramação interna é simples e agradável aos olhos. Temos também algumas ilustrações, que dão um toque especial em determinadas cenas. E, pra completar, as notas de rodapé nos fornecem informações preciosas (algumas, inclusive, serviram como belas aulas de Geografia e História).

Finalizo a resenha indicando a leitura para todos os públicos. É uma trama leve, e ideal para o leitor recuperar-se de uma daquelas ressacas literárias, ou um respiro entre obras densas. Mas também pode ser para uma daquelas tardes preguiçosas em que queremos algo que nos deixe com aquele sorriso despretensioso no rosto.

Was this review helpful?

aventuras de Tom Sawyer/ Mark Twain / @companhiadasletras

Considerado um dos maiores clássicos mundiais, esse livro nos faz refletir a respeito da inocência que só vemos nas crianças e que à medida que crescemos vai sendo perdida. Isso faz com que o leitor se apegue aos personagens e suas aventuras.

O livro e dividido em cenas e no início de cada uma delas, temos um pequeno resumo, que ambienta o leitor ao episódio que vai ser narrado, fazendo ainda uma ligação com os acontecimentos passados.

Tom Sawyer, é um garoto esperto, imaginativo, que sempre sai das situações mais complexas de forma criativa, atualmente ele seria considerado alguém que tem uma personalidade empreendedora, que vê oportunidades mesmo nos acontecimentos mais desvantajosos.

O amor que o menino demonstra pela família, amigos e pela pequena Becky é outro ponto positivo dá obra, já que ele descreve de forma delicada e respeitosa cada relação que possui, mesmo que às vezes tenha conflitos momentâneos com as pessoas, como é o caso do irmão dedo duro.

Temos ainda o personagem de Huckleberry Finn, que devido à aceitação do público, acabou ganhando um livro próprio. Esse é um jovem, com uma vida sofrida, cheia de negligência por parte de seu pai, que masca fumo mesmo sendo uma criança, passa privações até em coisas básicas como comida e roupas, mesmo assim ele é doce e gentil, e nos cativa do início ao fim.

Só tenho elogios a essa obra, a escrita do autor é fluida, a edição está belíssima, cheia de ilustrações. Mas me conta, você já leu essa obra?

#HuckleberryFinn #TomSawyer #MarkTwain #companhiadasletras #aventuras #livroinfantojuvenil #caçaaotesouro

Was this review helpful?