Member Reviews
"Ó Ciclope, se algum homem mortal te perguntar,
quem foi que vergonhosamente te cegou o olho,
diz que foi Ulisses, saqueador de cidades,
filho de Laertes, que em Ítaca tem seu palácio."
A experiência de ler Odisseia foi tão prazerosa quanto ler Ilíada. Enquanto Ilíada é focada na guerra e em personagens marcantes como Achiles, Héctor e Pátroclo, Odisseia envolve as aventuras de Ulisses, sua tripulação e seres mitológicos icônicos como Polifemo, Calipso e Circe. Apesar dos dois livros terem ambientações completamente diferentes, não saberia dizer de qual gostei mais. Ambos têm seus pontos altos, e também seus pontos baixos - para mim, em Ilíada é quando temos longas descrições de batalha, e em Odisseia, é quando nos focamos em Telêmaco em vez de no seu pai.
A tradução de Frederico Lourenço continua muito fluida, e agora que eu estava mais acostumada ao estilo, a experiência foi ainda melhor. Gostei muito dos textos de apoio também e adorei conhecer a origem de episódios que se tornaram cânone no imaginário popular ocidental, sendo recontados em várias outras mídias (como Circe de Madeline Miller e Percy Jackson) - a luta contra o Ciclope, a ilha de Circe, a casa de Hades e as sereias são alguns exemplos das histórias que eu estava mais ansiosa para encontrar na sua forma original.
Bookstagram: @narrativasinfinitas
Essa é uma obra que eu já tive oportunidade de ler anteriormente, mas devo dizer que a edição comentada deixou a obra ainda mais interessante. Para aqueles que nunca leram, os comentários certamente serão muito oportunos na compreensão do ethos, dos temas presentes no livro. Se o que você quer é uma leitura mais livre e despretensiosa, a Odisseia pode ser um otimo texto onde mito e fantasia tomam as rédeas e são capazes de entreter qualquer leitor.
Finalmente terminei de ler essa grande obra, em sua versão original. Certamente, não é uma leitura simples. Demanda tempo, esforço. A tradução está muito boa e ajuda a seguir com um bom ritmo de leitura. Adorei ter essa experiência especialmente nessa edição, que está bastante caprichada. O livro é tudo o que dizem dele e mais um pouco: ele enfeitiça, ele te confunde, ele te puxa para suas profundezas. Enfim, é o clássico dos clássicos. Recomendo!
Essa narrativa é espetacular! Eu amo a maneira como foi direcionada a trama. Li pela primeira vez para uma matéria da faculdade e foi muito bom ler nessa edição, que traz ainda mais informações por ser uma edição comentada, que enriquece ainda mais a experiência de leitura. Recomendo!