Member Reviews

Livro espetacular, mostrando o Estados Unidos do come'co do seculo passado. Maravilhoso, cheio de hist'orias feministas. Mostra como estamos melhorando

Was this review helpful?

Maud Martha vive em Chicago nos anos 1940, é uma menina negra de uma família pobre e tem dois irmãos, Helen e Harry.
Maud Martha percebe a diferença com que a pessoas a tratam. Algumas vezes ela se torna mesmo invisível.
Os olhares de admiração sempre recaem primeiro sobre sua irmã, de pele mais clara, mais bonita e sedutora.

Mas Maud Martha sabe que tem valor.
Muito inteligente, dedicada e generosa, sabe ser vítima de preconceito e racismo, mas optou em seguir em frente e tentar realizar seus sonhos, mesmo com todas as adversidades.

Nada abala Maud Martha.
Quando se sente enfraquecer, busca sempre lembrar de coisas boas que tenham acontecido em sua vida, que considera muito satisfatória.

Vamos acompanhar sua vida desde a infância. Sua família, colegas de escola, primeiros namorados, o marido Paul, a filhinha Paulette.

Através da narração de pequenos acontecimentos de sua vida formamos um painel de sua trajetória, de suas preferências, seus sonhos, suas frustrações.
Um livro curtinho, gostoso de ler. Uma personagem encantadora.
Maud Martha é especial, sim.
Em sua simplicidade, ela nos mostra o quanto cada existência deve ser respeitada em sua plenitude. Mas não se engane. Ela não é ingênua ou desinformada.
Sua pureza de alma não a faz ignorante do que se passa ao redor.
Culta, adora ler, frequentar cinemas, teatros. Acompanha, mesmo de longe, os novos escritores negros e os movimentos anti racistas.

Sua forma de enfrentar o racismo é sendo feliz, não importa o quanto isto incomode as pessoas.

----

Maud Martha
Gwendolyn Brooks
168 p
Companhia das Letras, 2023

Was this review helpful?

Um livro que consegue transmitir uma força, uma luta, de uma forma poética e sem ilusões. Através do cotidiano de uma mulher negra nos Estados Unidos nas décadas de 40 e 50, Brooks vai descortinando o racismo e a busca pelo direito de existir em uma sociedade que tenta invisibilizar pessoas de sua raça.

Gwendolyn tinha uma criatividade sem igual e faz isso de frases diretivas, que alcançam o cerne das discussões que evoca durante a narrativa. Uma leitura extremamente única e sensacional.

Was this review helpful?