Member Reviews
Um novella bem bacana para terminar o ano bem! Apesar de não ser sobre ano novo, acho que o clima casou muito bem com essa época do ano. Sinto que o autor poderia ter abraçado menos coisas e ter dado tempo para o desenvolvimento de outras, mas fiquei feliz com a leitura no final. Obrigada ao NetGalley e a editora pelo envio da arc em troca de uma resenha honesta.
Livro emocionante e especial, amei entrar nesse universo, como sempre o autor com sua escrita intensa e intrigante me prendeu do início ao fim.
Vou começar avisando mesmo já tendo na sinopse: esta novela que se passa no universo de “Enquanto eu não te encontro”, do mesmo (maravilhoso) Pedro Rhuas, é para maiores de 18 anos. Há cenas hot, que dependendo da idade do leitor e sua maturidade, não são indicadas.
Como também já deixei claro, esta novela se passa no mesmo universo do primeiro livro do autor e se você está se questionando o que vem a ver uma novela, também respondo: “é um estilo literário no gênero narrativo que figura entre o romance e o conto”*, ou seja, é uma história maior do que um conto, mas menor do que um romance. Em um arquivo com 147 páginas, acho que vocês conseguem entender o conceito – e também ficando claro que “O universo sabe o que faz” foi publicado somente em formato eBook, sendo uma história sobre corações partidos sendo remendados, uma noite incrível e a visita alguns personagens que amamos.
Obviamente não falarei muito porque não quero entregar nada da trama que iremos falar sobre, então esperem uma resenha direta ao ponto, mas já te aviso: se você já leu o livro do Pedro, você PRECISA ler esta novela. Com uma linguagem ágil e em determinados fortes – porque a história que está sendo contada aqui é sobre um relacionamento tóxico, que deixou cicatrizes, então é mais do que necessária algumas frases chocantes para mostrar exatamente o que Eric passou –, temos um conto que também nos traz personagens que estamos com saudade de e alguns momentos de troca de SMS que são colocadas nas páginas, tudo deixando a trama de um jeito tão rápido que prometo que você lerá tudo em uma única noite porque não irá conseguir deixar de lado. Acho que fica claro que para você melhor compreender e deixar a história ressoar em você como realmente ressoa, é necessário ter lido o livro de estreia de Rhuas.
Conhecemos Eric no livro “Enquanto eu não te encontro”: melhor amigo do protagonista, Eric tem um relacionamento que claramente está deixando marcas em sua personalidade. Quando o livro termina, vemos o quanto Eric precisa se reencontrar. Claro que o foco da história não era ele e quando deixamos a personagem no final da narrativa, ficamos torcendo que encontre todo amor do mundo que merece. E eis que surge a oportunidade de justamente descobrimos mais sobre sua jornada e seu passado para juntar todos pedaços partidos do seu coração com esta novela.
Na Espanha, com sua bolsa, Eric está morando com outros 3 garotos e começa já a narrativa indo para a Acrópolis, uma boate (opa!) onde haverá uma festa naquela noite. Quando está na fila, tem o vislumbre de Raul, seu ex – aquele ex que o quebrou, mas Eric prefere acreditar, naquele momento, que não era algo real. Claro que o rapaz fica abalado e logo alguém na fila pergunta se ele está bem. Quase perdendo a paciência, Eric resolve responder a pessoa quando vê que é um cara nada menos do que maravilhoso. Não demora para que a atenção de Eric esteja em Jesús (sim!), um espanhol que beira a perfeição. Tudo parece estar caminhando para uma noite bem agitada para Eric, mas a noite está só começando e o leitor tem plena certeza disso quando Nico, um italiano que parece ser o namorado (ou o rolo, não temos certeza nessa altura da narrativa) de Jesús chega na fila também. Os dois arranham português porque já tiveram contato com o Brasil em diferentes momentos de suas vidas.
A medida que vão caminhando na fila para entrar na boate, os 3 jovens vão conversando, se conhecendo e deixando a atração física seguir seu curso, afinal, fica claro que todos se sentiram atraídos desde o começo. Quando entram na boate, parece certo para quem acompanha a noite das personagens que irão se divertir bastante, mas, claro, nada seria tão fácil assim porque Raul realmente está na Espanha à procura de Eric e tentar conversar com o ex-namorado.
Muitas cenas levarão a um enfim acerto de contas entre Eric e Raul, e é aqui o grande trunfo que Pedro Rhuas tem: a capacidade de fazer com que nos importemos com os personagens e suas experiências, suas vivências tomando conta da narrativa. Fica claro que Eric teve sua autoestima, já frágil, abalada com o relacionamento, que era, no mínimo, classificado como tóxico. Com uma delicadeza necessária e ao mesmo tempo palavras cruas, vamos adentrando mais em um relacionamento que já se encerrou, mas deixou marcas profundas em nosso agora protagonista. E no meio de uma pequena confusão, Eric sendo protegido por Nico e Jesús, que vamos sendo levado para a cena do acerto de conta entre duas pessoas que precisavam falar uma com a outra.
A experiência de Eric de entender que precisava seguir o que o destino lhe indicava e seguir sua vida, remendando seu coração, é, definitivamente, o centro do conto. A noite ainda irá continuar e trazer uma experiência incrível para o jovem, mas não se engane: nestas páginas aqui você irá encontrar profundidade e sentir dor por um relacionamento falido que deixou cicatrizes, assim como muitos de nós vive e lida com as consequências disso diariamente.
Mas o tom de renascimento também marca essa história, e quando termina, você fica feliz de ter acompanhando essa jornada até o momento que Eric realmente entende que tudo que passou e viveu deveria levá-lo até o lugar no qual ele termina, ensolarado e… bem, você precisa ler para descobrir mais, mas eu prometo que você, leitor, termina acreditando que sim, o universo realmente sabe o que faz.
Quando o Pedro anunciou uma novela protagonizada pelo Eric, melhor amigo do Lucas, um dos personagens principais de EENTE, eu dei uma leve surtada. Em O Universo Sabe o Que Faz, Eric está realizando o seu maior sonho, o de estudar na Espanha através de uma bolsa do programa Ciências Sem Fronteiras. Adquirir conhecimento é maravilhoso, óbvio, mas todo estudante merece curtir um pouco também, não é mesmo? E foi em uma noite de São João, na fila da Acrópolis, uma balada inspirada na Grécia antiga, que Eric conhece Jésus e Nico. A atração entre eles foi imediata, mas será que ele conseguirá deixar o passado para embarcar nessa nova jornada?
Eric conquistou demais o meu coração enquanto eu lia EENTE, porque ele foi vítima de um relacionamento abusivo. Eu fiquei muito feliz com essa nova história, uma vez que eu morria de vontade de acompanhar esse processo de cura. Só quem esteve em um relacionamento abusivo sabe o quão difícil é se desprender da pessoa e das lembranças, as boas e as ruins. Depois de tudo o que o Eric sofreu, foi um sabor delicioso vê-lo recuperando a autoconfiança.
Mesmo com os clichês — que eu amo, diga-se de passagem —, é uma história bem diferente do que eu estou acostumada a ler, principalmente porque retrata, ainda que brevemente, um relacionamento entre três pessoas. Não sou puritana, gente, mas eu realmente nunca tinha lido nada do tipo e foi uma experiência deveras interessante. É claro que a escrita do Pedro contribui demais pra isso. Já disse que sou suspeita pra falar? 😅
Eu amo que o título dessa novela fez muito mais sentido depois de ler a nota do Pedro no final, porque a história foi baseada em eventos reais, inspirada em pessoas que existem de verdade. Quer dizer, às vezes a gente lê as coisas e pensa "nossa, mas isso aqui não é nem um pouco palpável", e tá aí o Pedro provando o contrário. A gente pode sim viver uma comédia romântica, minha gente.
Eu estava ansioso demais para conferir mais uma história do Pedro Rhuas, fiquei me sentindo um pouco órfão depois que finalizei a leitura do último livro dele, mas, finalmente a espera acabou e ele entregou mais uma história dentro do Rhuasverso, dessa vez o protagonista é ninguém menos que Eric o melhor amigo de Lucas o protagonista de Enquanto Eu Não Te Encontro.
A escrita do Pedro continua impecável, uma delícia mesmo, sabe? Eu fui lendo a história e me vi completamente envolvido e imerso nela de tão fluido que o texto é, mesmo, sendo uma história consideravelmente curta, ele conseguiu desenvolver uma conexão muito gostosa entre os três protagonistas da história, desenvolveu e trouxe resoluções importantes para a história de Eric, como que não ama uma história assim?
Foi muito gostoso acompanhar o Eric nessa aventura, ele é um personagem muito querido e eu eu sempre desejei o mundo para ele, nessa história podemos ver que ele está conquistando o mundo que tanto merece, adorei o desenvolvimento dele, tanto de fechamento de antigos e abertura de novos ciclos. Achei Jesus muito fofo, muito envolvente, impossível de dizer não para o boy. Nico também é um ótimo personagem, para ele a única resposta possível seria sim kkkk
Finalizei mais uma história do Pedro e ficou aquele gostinho de quero mais, principalmente com o final que esse livro aqui traz, eu fiquei... "NÃO ACREDITO QUE NÃO TEM MAIS!!". Ler os livros de Pedro são sempre uma delícia, sempre fico me sentindo órfão no final, mas isso é sinal que o livro foi muito bom, ansioso para começar a leitura de mais uma obra dele.
Essa é uma novela que nos apresenta um personagem que aparece em “Enquanto não te encontro”, um livro que amo.
ㅤ
O Eric é um personagem que você consegue gostar de cara. Ele é divertido, simpático e carrega tr*umas de um relacionamento recente, onde só era diminuído por seu companheiro. Além do fato dele ter escondido por muito tempo quem ele é.
ㅤ
Essa noite dele com o Jesús e o Nico era pra ser apenas de pegação a três, mas antes ele terá que fechar ciclos do passado e ter definido muito bem o que espera do futuro.
ㅤ
A escrita do Pedro é simplesmente espetacular, tanto que devorei as páginas e nem senti. Ele consegue colocar a emoção e os dramas dos personagens na dose certa.
ㅤ
Uma leitura envolvente, que aborda como devemos nos livrar de laços tóx1c*s e ressalta a importância das amizades em momentos conturbados. Prepare-se para sentir, sorrir e derramar umas lágrimas! Só leiam!
Eu amo as histórias do Pedro, são leituras tão gostosas, prazerosas e fluidas e esse não seria diferente. O mais legal é que conseguimos ver personagens do outro livro do mesmo, conseguindo matar a saudade daquela história.
O Universo sabe o que faz é uma novela LGBTQIAP+ ambientada no universo do Enquanto eu não te encontro, escrita pelo autor Pedro Rhuas corresponde a Editora Seguinte sendo de literatura nacional. Eu recebi o ebook que solicitei no Netgalley em parceria com a editora. Eu já vi diversas vezes o escritor pessoalmente nos eventos literários e ele me conhece.
"Se é possível, aqui está a prova."
Atenção: Indicado para leitores a partir de 18 anos. É baseada em fatos reais com o escritor. A novela é sobre Eric Santos que conseguiu realizar seu maior sonho: uma bolsa de estudos para estudar na Espanha. Era tudo que ele queria para fugir dos pais conservadores e do ex tóxico. Numa noite de São João em Acrópolis, uma balada inspirada na Grécia antiga, Eric conhece Jésus um espanhol e conhece também Nico um italiano.
"Nico dá um beijo suave no meu pescoço."
Rola romance entre eles com cenas quentes, para cenas mais fofinhas e sem hot, a partir de 16 anos indico Enquanto eu não te Encontro e O Mar levou até você. Mas se tua curte cenas hot e LGBTQIAP+ indico sim essa novela, principalmente se curte a escrita do Pedro e gosta de obras de literatura nacional. Essa novela tá bem criativa na ambientação estilo Acrópolis estilo Grécia Antiga achei ótima essa temática com maravilhosas divulgações envolvendo essa obra foi uma excelente escolha esse ambiente para essa novela.
"Só quero ter a chance encontrá-los mais uma vez."
Eu gostei dessa novela, apesar que eu acho que vou gostar muito mais do PR2: O Mar levou a você essa novela é muito boa pois você acaba rápido e mais entra novamente no incrível universo do Rhuasverso por ser baseado em fatos reais fica bem mais interessante. A escrita do Pedro é muito boa, o universo dele Rhuasverso que ele vai publicar bastante mesmo como da Marvel isso ele tá admirável e desejo sucesso a jornada dele de escrita. Se gostou do que eu escrevi e acha que vai gostar, eu indico.
"A cena se desenrola em câmera lenta."
Li esse em uma sentada só ! O ritmo é ágil e prende a atenção. Não tinha lido o outro livro do autor,mas isso não foi empecilho pra minha compreensão da história. Os personagens são um tanto quanto rasos,mas eu entendo por ser uma novela,não um livro. Ter sido inspirado em fatos reais era bem óbvio,então foi como bater um papo com o próprio autor. Eu gostei,achei leve,meio cheesy e cringe em alguns pontos,mas compensa pelo hot,que não foi vulgar,muito bem escrito e até mesmo excitante ! Arrasou Pedro Rhuas !
Obrigado Editora Seguinte e ao Netgalley por este ARC em troca da minha opinião honesta.