Member Reviews
"Desistir é renunciar à chance de descobrir que a vida pode ser muito diferente do que ela parece ser."
Viajar o Atlântico sozinha, em um barco pequeno, e enfrentar todos os desafios físicos, emocionais e marítimos que vêm juntos é um desafio e tanto. Tamara conseguiu — e esse livro, que reúne as páginas do diário de navegação e mensagens trocadas com amigos e familiares durante o percurso, mostra que a coragem era o fator menos relevante nisso tudo. Como ela narra, foi o medo que a trouxe até aqui e a deixou em alerta para enfrentar todos os perigos e chegar viva.
Fiquei maravilhado com a leitura. Primeiro, pela escrita da autora: poética, segura, reflexiva. Tamara pensa bastante sobre solitude, a distância física e emocional daqueles que amamos, os desafios de crescer e construir seu próprio caminho, relacionamentos e amadurecimento. Apesar do tema geral, são esses momentos que tornam as reflexões universais. Particularmente, considerando que tenho a mesma idade da autora enquanto ela escrevia o livro, posso dizer que bateu forte.
"Não foi preciso ter coragem para chegar aqui. Foi preciso acreditar, caminhar, arriscar, renunciar, aprender, me arrepender, insistir e tentar de novo, de outro jeito. O primeiro perigo estava em ficar no lugar de onde eu vim, renunciar à pequena possibilidade do sonho e, todo dia, tomar a mesma decisão de adiar a descoberta de mim mesma."
Gosto especialmente de um momento no final em que, agora em terra firme e com tempo para ler e transcrever o diário, ela se surpreende com o jeito que narrou alguns momentos ou diz que não pensa mais daquela forma. Encarar um desafio desse tamanho, descobrir seu lado selvagem, desconectar-se da vida em terra firme enquanto se conecta consigo mesmo só pode causar uma grande revolução. E que prazer poder acompanhar essa revolução. Recomendadíssimo.