Member Reviews
Muuuito fofo, dá pra ler em uma sentada! Aquela escrita leve, porém dedicada da Alice Oseman com um toque de natal e algumas ilustrações fofíssimas.
Eu amei essa história, simplesmente fui fisgada do início ao fim. Foi o tipo de livro que me deixou com um quentinho no coração, e, para mim, um dos melhores da autora, sem sombra de dúvidas!
Os personagens me causaram diversas emoções e, inclusive, derramei algumas lágrimas. Não vejo a hora de reler novamente!
Quando se trata de Alice Oseman só posso dizer que amo imensamente cada pedacinho da escrita dela. Uma delícia ver mais do relacionamento de Charlie e seus irmãos numa época que amo tanto, a autora mais uma vez entrega uma história gostosa, com bons pontos para pensarmos e que nos entretém de modo mágico.
Por mim leria mil páginas.
Embora eu já tenha assistido às duas temporadas que adaptam os quadrinhos, eu ainda não estou em dia com a leitura do mesmo kakaka
Mesmo assim, iniciei a leitura dessa história confiando que isso não seria um problema. Amém, não foi mesmo.
Ao contrário de muitas histórias natalinas que trazem conforto logo no inicio, aqui temos vários temas delicados sendo abordados, e de maneira muito responsável, o que me surpreendeu positivamente. Ah, eu também adorei conhecer mais da mente de cada irmão.
🍃 Essa novela de Hearstopper se passa entre o começo e o final do Volume 4.
🍃 Ela é focada na família Spring sendo cada capítulo na visão de um dos irmãos.
🌸 Tori, Charlie e Oliver Spring sabem que o Natal deste ano vai ser diferente. Depois de passar um período internado para tratar seu transtorno alimentar, tudo o que Charlie quer é não ser o centro das atenções ― o que parece impossível.
🍃 Confesso que fui um pouco receosa em ler esse volume por não ter gostando de um comportamento diferente na novela anterior, porém o fato de o livro se passar no Natal já me deixou muito animada, porque o clima é mais leve.
Derrubei muitas lágrimas no capítulo de Tori, por ela sempre querer proteger o irmão de tudo e de todos e às vezes se culpar por Charlie estar mal, acho que nessa parte ela se cobra muito e até dá pra entender. Oliver com certeza é alegria em pessoa, muita fofura e manias de irmãos mais novos em tentar alegrar e irritar ao mesmo tempo. Mais uma vez a mãe do Charlie me irritou muito, sempre implicando com o filho, nunca querendo conversar sobre o assunto, e quando conversa acaba machucando ele, e outra coisa, a mãe vendo que fez a coisa errada invés de pedir desculpa oficialmente, dar a entender que iria pedir desculpas e a cena em si não acontecer, não gostei disso, acho que esse momento não podia ficar de fora. Os parentes do Charlie sem comentários né, totalmente desnecessários e homofóbicos.
🍃 O que salva o dia é Nick que como sempre é um amorzinho com nosso Charlie, sempre atencioso e muito receptivo, sempre levantando o astral e apoiando o namorado.
P.S da próxima vez leva a Tori junto Charlie. Kkkkkk’
Amei Tori colocando David no devido lugar dele, menino chato fica implicando com Charlie.
Gosto muito da forma como Alice fala sobre assuntos delicados, como saúde mental, de uma forma apesar de simples, bem respeitosa e empática. É muito legal acompanhar uma cena que já vimos nos outros livros, de uma forma mais destrinchada, com mais detalhes.
Esse livro vai narrar alguns acontecimentos diretos de coisas que rolam no 4º volume dos quadrinhos.
Esse é o primeiro Natal de Charlie depois de tudo o que aconteceu. Sua família está tentando fazer com que tudo pareça normal, mas todos sabem que isso não é algo que vai acontecer tão rápido.
Charlie começa a ficar muito estressado e desconta sua raiva até mesmo em Tori, que faz de tudo para que ele se sinta confortável perto dela. Esse também é o primeiro Natal de Nick e Charlie. Eles passam um tempo juntos e acabam tendo conversas bem importantes!
Essa é uma história que não merecia ser tão curta, mas acabou sendo muito bem trabalhada nessas poucas páginas.
O clima Natalino é muito gostosinho, apesar dos assuntos sérios abordados no livro. A forma como Alice Oseman começa a construir todo o clima de tensão na história, e como ele vai escalando, é muito perceptível, eu começava a ficar tenso junto com o Charlie, queria estar lá para confortar ele e gritar com as pessoas babacas.
A novela é dividida em três partes, cada uma pelo POV das crianças da família Springs. Pela Tori, a gente consegue ter uma visão de toda a situação por alguém de fora, que tenta ajudar mas não sabe como. Pelo Charlie, a gente vê o que ele passa, o desespero e o medo de se abrir e se expor para as pessoas sobre o que está sentindo, e como isso machuca ele. Pelo Oliver, temos uma visão mais ingênua, porém que entende o que está acontecendo. A parte do Oliver foi muito fofa e simples, foi o que me fez favoritar esse livro.
Ainda não li "Um Ano Solitário", o livro com a Tori como personagem principal, mas depois dessa história quero muito ler. Preciso ler mais sobre a Tori e conhecer essa personagem, o pouco que conheço dela já amo.
É uma leitura que aborda temas pesados e importantes, mas que a autora consegue fazer de um jeito "leve", até certo ponto, e mostra como é importante falar sobre o que estivermos passando com alguém, que não podemos ficar guardando isso. Recomendo demais!
Este Inverno traz para os fãs de Hearstopper mais uma parte da história de Charlie e Nick, mas este livro foca mais em Charlie o no período após sua saída da clínica.
É uma leitura para quem já leu a série principal, pois traz acontecimentos que se dão após o inicio do relacionamento dos garotos.
Charlie sofre de distúrbios alimentares e precisou ser internado para tratamento psicológico. Ele ficou bem ruim e deixou não apenas os leitores preocupados, mas também todos aqueles ao seu redor, Nick, os amigos e a família. Quem parece ter se abalado mais foi sua irmã Tori e nesta história ela mostra como se sentiu, se preocupa e ama demais o irmão.
E não apenas ela abre o coração, o livro é dividido entre os pontos de vista de todos os irmãos Spring: Tori, Charlie e Oliver.
Ler Hearstopper e as obras de Alice Oseman no geral me emocionam demais e também me fazem sorrir. Eu amo a forma como ela humaniza seus personagens, nos fazendo sentir uma empatia enorme por eles, além de tornar seus dramas vivos e tocar o coração do leitor.
Oseman não fantasia nada. Ela é realista e mostra com seriedade assuntos delicados. Em momento algum há um passe de mágica e Charlie se cura, vamos seguir com ele em uma jornada de altos e baixos e muita luta.
Charlie é um garoto sensível e cheio de receios, vê-lo fragilizado por ter que encarar seus problemas e não se sentir o esquisitão da família é de partir o coração. Apesar de muita gente o apoiar, ele ainda se sente deslocado e estranho. É aqui que Tori entra e faz de tudo para mostrar ao irmão que não o acha diferente de nenhuma outra pessoa, que o aceita como é e o ama sem limites.
Eu sempre gostei demais de Tori e neste livro ela veio mesmo para ser, ao lado de Nick, uma das minhas personagens favoritas. Essa menina, de poucas palavras e muitas atitudes, vale ouro.
O caçula dos Spring também é uma luz na vida de Charlie, mesmo não entendendo a gravidade da situação do irmão, ele o acolhe. É uma criança gentil e que quer ver o outro sorrindo.
A família Spring não é só flores, a mãe de Charlie não sabe lidar bem com ele e chega a ser espinhosa. Mas família é assim, tem problemas, tem discussões e tem amor. E os Spring, por fim, se amam.
Nick aparece rapidamente, mas não deixa de ser uma participação de peso e que também é uma luz para Charlie.
Este Inverno se passa na época de Natal, com muita neve e frio, mas aquece nosso coração. É sobre família, amor e recomeçar. Eu amei mais este capitulo da vida dessa turma e recomendo muito para fãs da série. E se ainda não conhece Hearstopper, está esperando o que para conferir?
Impressionante como os livros e quadrinhos de Heartstopper pegam a gente pela mão e falam de coisas sérias de maneira leve e apaixonante. O carisma dos personagens e o jeito leve que a autora fala de problemas mentais sem deixar de ser informática é algo que me conquistou.
Nessa história curta temos o Charlie de volta para o natal depois de um período internado para se tratar de distúrbios alimentares e como é recebido por sua família (principalmente dia irmã mais velha) e seu namorado.
As festas de fim de ano não são fáceis pra todo mundo, mas quando estamos cercados pelas pessoas que nos amam, as coisas ficam um pouco mais fáceis.
Este Inverno é uma novela LGBTQIAP+ escrito pela autora Alice Oseman, corresponde a Companhia das Letras do selo da Editora Seguinte, traduzido pelo Guilherme Miranda. Eu li o ebook disponibilizado pela editora e pelo NetGalley. Como eu gosto dos quadrinhos de Heatstopper e essa novela tem relação com o Natal quis ler em Novembro essa obra. Quem leu e gostou dessa obra foi o Fernando do bookstagram @umtrechoamais .
"Charlie não quer sair do armário para os nossos avós ainda porque achamos que talvez eles sejam um pouco homofóbicos."
Atenção aviso de conteúdo: ansiedade, anorexia e automutilação. Nessa novela é sobre os irmãos Springs terão que enfrenat um dia difícil, um Natal diferente. Tori, Charlie e Oliver, devido ao transtorno alimentar do Charlie. Ele não quer chamar atenção mas acaba tendo atenções pois a situação foge do controle e terão que lidar com a situação.
"Tivemos algumas conversas boas sobre Doctor Who."
Essa novela possui lindas ilustrações, é perfeito para quem já leu Heartstopper ler essa obra. Se tudo bem ler com esses gatilhos citados é uma novela perfeita para ler na época de Natal porém poder ser lida em qualquer época do ano. Com o universo da Alice Oseman no seu multiverso ela nos surpreende pela mensagem passada com temas fortes e claro com os personagens tão queridos dos leitores de Heartstopper.
"Bom, decoraram o lugar para o Natal."
Portanto eu gostei dessa novela, é uma leitura rápida e fácil de ler. Você se encanta por estar nesse universo de Heartstopper novamente enquanto espera o Volume 5 dos quadrinhos aproveitando para ler essa obra praticaamente natalina. Foi muito bem escrito. Pretendo continuar a ler obras da Alice Oseman. Se te interessou, recomendo. É uma ótima novela e eu indico.
"Por sorte, Nick aparece rápido."
A obra de Alice, mantém o padrão da escrita cativante e perfeita que os leitores já conhecem e amam. A narrativa revela uma abordagem intrigante ao explorar um pouco do universo mental do personagem Oliver, enriquecendo a trama. O destaque em abordar questões de saúde mental em seus livros é uma característica marcante, tornando suas histórias ainda mais acolhedoras. A inclusão desses temas sensíveis em suas narrativas cria uma conexão íntima.
Essas novelas da Alice Oseman são incríveis! Essa em particular é mttt fofa e amei ver toda a história e a interação do Charlie com o Nick e com a Tori (minha protegida <3)
Este livro é muito necessário em nossas vidas, principalmente se você convive com uma doença mental ou conhece alguém que a tenha. Além disso, é tão lindo que deixa você sem palavras, não apenas pelas ilustrações às quais estamos habituados, mas também porque contém ensinamentos sobre saúde mental com uma profundidade que os quadrinhos não alcançam.
“Quando as pessoas sabem que você tem um trastorno mental, a maioria ou quer ignorar completamente, ou te trata como se vôce fosse estranho, assustador ou fascinante.
Pouquíssimas são boas em encontrar o meio-termo.
O meio-termo não é difícil. É só estar lá.
Ajudar, se for necessário. Ser compreensivo, mesmo se não compreender tudo”.
Amei a história, sinto que adicionou ainda mais profundidade na história que conhecemos pela HQ, mostrando ainda mais sobre como o esse retorno do Charlie foi complicado, e como as relações familiares dele foram afetadas com isso, e pra mim isso trouxe ainda mais realidade pra história. Amei ver mais da perspectiva do Oliver, é algo que eu precisava e nem sabia. Foi a primeira vez que li uma história sem ser os quadrinhos da Alice Oseman e gostei muito
4,5 estrelas
[Pode – e provavelmente vai – conter spoilers das HQs de Heartstopper]
Acho que todo mundo que nos acompanha aqui faz algum tempo já sabe que eu sou uma verdadeira cadelinha de “Heartstopper“, então não é nenhuma novidade pra ninguém que, quando a Seguinte liberou o e-book, eu já baixei pra ler porque eu PRECISAVA. E fiquei muito triste quando vi o quão curtinho ele era, mas tudo bem.
“Este Inverno” é um conto (sinceramente não sei nem se chega a ser um conto, está mais pra micro conto – e sim eu sei que ele é vendido como uma novela) que se passa no universo de Heartstopper, falando sobre o primeiro Natal dos irmãos Spring depois que Charlie volta do hospital psiquiátrico, onde ele foi tratar de seu transtorno alimentar.
O conto, curtíssimo (sim vou reclamar disso até o fim da vida porque eu queria mais!!!!!!!), é focado nos três irmaos: Tori, Charlie e Oliver e nós temos o ponto de vista dos três. E eu gostei muito.
Resenha: Este Inverno – Alice Oseman
08.09
Sinopse: Nesta novela da série best-seller Hearstopper, os irmãos Spring vão ter, cada um à sua maneira, que enfrentar um dia particularmente difícil.
Tori, Charlie e Oliver Spring sabem que o Natal deste ano vai ser diferente. Depois de passar um período internado para tratar seu transtorno alimentar, tudo o que Charlie quer é não ser o centro das atenções ― o que parece impossível.
Quando as coisas saem do controle, cada um dos irmãos vai ter que encontrar um jeito de lidar com este inverno difícil ― e buscar conforto um no outro.
[Pode – e provavelmente vai – conter spoilers das HQs de Heartstopper]
Acho que todo mundo que nos acompanha aqui faz algum tempo já sabe que eu sou uma verdadeira cadelinha de “Heartstopper“, então não é nenhuma novidade pra ninguém que, quando a Seguinte liberou o e-book, eu já baixei pra ler porque eu PRECISAVA. E fiquei muito triste quando vi o quão curtinho ele era, mas tudo bem.
“Este Inverno” é um conto (sinceramente não sei nem se chega a ser um conto, está mais pra micro conto – e sim eu sei que ele é vendido como uma novela) que se passa no universo de Heartstopper, falando sobre o primeiro Natal dos irmãos Spring depois que Charlie volta do hospital psiquiátrico, onde ele foi tratar de seu transtorno alimentar.
“Eu e Charlie já conversamos bastante sobre como é possível que Oliver seja nosso parente, sendo que ele é literalmente a encarnação da alegria enquanto nós dois vivemos deprimidos. Concluímos que ele deve ter herdado todos os genes de felicidade.”
O conto, curtíssimo (sim vou reclamar disso até o fim da vida porque eu queria mais!!!!!!!), é focado nos três irmaos: Tori, Charlie e Oliver e nós temos o ponto de vista dos três. E eu gostei muito.
Eu já gosto bastante de Charlie, mas ver mais da mente de Tori (e eu sei que tem um livro dela, mas não li ainda) e principalmente de Oliver, por ser tão pequeno, foi muito gostoso e aqueceu meu coração bastante.
Tori é a típica irmã mais velha: ela quer deixar tudo bem para os irmãos mais novos, mas não sabe como fazer isso 100% quando ainda tem que lidar com os pais que não sabem lidar direito com tudo que Charlie passou, porque é difícil mesmo para pessoas que nunca passaram por situações assim, saber como lidar.
E Oliver é um docinho. O melhor de tudo sobre Oliver pra mim é como eles sempre estão tentando proteger o garotinho de “lidar” com isso, mas ele é muito mais esperto do que dão crédito a ele e sabe que tem algo rolando e no final é ele quem tem a solução perfeita para todo o conflito – que eu não vou contar aqui por ser spoiler.
Já no ponto de vista do Charlie, nós vemos mais como está sendo pra ele lidar com a própria saúde mental e com o tratamento que ele está fazendo para melhorar. E quem já passou por isso sabe bem que a cura não é uma linha reta, mas é uma estrada cheia de altos e baixos, com momentos bons e ruins que precisam ser enfrentados e sentidos.
Então eu queria deixar aqui um aviso porque pode ser que em algum ponto do ponto de vista de Charlie tenha algum gatilho para alguém – pessoalmente nada dito lá me afetou assim, o que só me deixou mais apaixonada ainda por Alice e pela forma delicada com a qual ela aborda assuntos que muitas vezes ainda são tratados como tabu.
No final de tudo “Este Inverno” (apesar de tão curto!!!!!!!) é uma boa visita a esse universo que tanto amamos para passar um tempo a mais com esses personagens que gostamos demais enquanto esperamos pela próxima HQ!
E, como sempre, fica o aviso: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ. Se estiver passando por problemas e momentos difíceis e achar que não aguenta mais: procure ajuda. Pode ser dos amigos, família, pessoas em quem você confia e até mesmo a gente aqui do site, ou então um lugar especializado para isso: o CVV, tanto no site deles ou no número 188!
Mais uma novela de Heartstopper foi lançada e claramente que eu fiquei muito feliz em ter ainda mais conteúdo para me deliciar desse universo que eu amo tanto. Estava muito ansioso pelo lançamento de Este Inverno, eu adorei Nick e Charlie e queria ver um pouco mais dos protagonistas fora das graphic novels.
Mais uma vez estou aqui para exaltar a excelência de Alice Oseman, a mulher não cansa de entregar! A escrita da autora segue fluida e gostosa de ler, o desenvolvimento da história é bem interessante, gostei bastante dela ter usado o artifício de povs diferentes, assim a gente consegue sair um pouco da cabeça de Charlie e ver as coisas por outros ângulos.
O livro é dividido entre Tori, Charlie e Oliver — o esquecido no churrasco —. Foi muito interessante ver o pov de Tori, como ela é uma pessoa que se importa demais, porém não que ser a pessoa que incomoda, ainda não li o livro dela, mas essa leitura me animou bastante sobre ele. O pov de Oliver é muito fofo, porque ele é apenas uma criança e não tem total noção das coisas, mas, percebe quando tem algo acontecendo ou tem algo errado, o melhor do pov dele é a pureza dele e a vontade de que todos fiquem bem.
Mais uma vez fiquei completamente satisfeito e feliz com o que li, o que mais gosto nessas novelas, é que elas vieram antes das graphic novels, logo elas são conteúdos extras muito bons, porque elas são basicamente o que originou os quadrinhos. Esse livro se encaixa como leitura após o volume 4 das HQs, pois, ele se passa meses depois dos acontecimentos desse volume. Só me resta aguardar pelo próximo conteúdo de Heartstopper que terei para ler.
Em “Este Inverno: Uma novela de Heartstopper”, de Alice Oseman, os leitores são transportados ao universo de Heartstopper, e assim como em Nick e Charlie, o formato muda, saindo dos quadrinhos para a novela. Aqui, encontramos os personagens em acontecimentos logo após o volume 4 da série em quadrinhos.
A novela é dividida em 3 partes, cada uma acompanhando um irmão Spring: Tori, Charlie e Oliver. Vemos como o que aconteceu com Charlie no volume 4 afetou cada um dos irmãos e como os laços entre eles são reforçados conforme lidam com tudo.
Nick, é claro, também está presente e segue com um papel importante na trama, mas adorei ver Tori e Oliver com mais destaque e confirmar o quanto gostam e se preocupam com o irmão.
Mais uma vez a autora soube abordar assuntos tão delicados de forma leve. E quando digo leve, não quero dizer sem importância, mas Alice sabe falar de temas complicados com a responsabilidade que merecem, mas sempre mostrando que há esperança.
Assim como em Nick e Charlie, gostei muito de ler a autora nesse formato e sigo querendo ler seus romances. O universo de Heartstopper é encantador, sigo recomendando pra quem quer uma história pra se apaixonar, independente da idade.
A cada momento o Natal estava prometendo ser ruim para os irmãos Spring, com o tanto de comentários depreciativos dos parentes, que não tinham tato ou noção ao fazerem perguntas sobre a sexualidade do Charlie e também sobre o seu transtorno, acreditando que ele tinha passado uma temporada em um “hospício”.
Gostei de que Este Inverno foi uma história com pontos de vistas dos três irmãos Spring em um dia festivo, mesmo que não fosse um exemplo de felicidade escorrendo pelas páginas, especialmente por ter um ponto de vista da Tori, li Um Ano Solitário faz um bom tempo, mas ainda tenho fixo na memória o quanto é uma leitura triste, e fiquei feliz de ver ela aqui sem ser apenas um poço de tristeza e ainda ter o estímulo de cuidar dos outros.
Diferente de Nick e Charlie, nesse conto dá para passar todos os panos para o Charlie, já que ele fugiu da família no dia do Natal para evitar ouvir mais perguntas terríveis, parece que os únicos parentes dele que têm algum tato são os que vivem debaixo do mesmo teto. E parente chato nunca falta nos eventos né? Nunca pega uma gripe para ficar de cama em dia de festa.
A edição segue o mesmo estilo que a de Nick e Charlie: várias ilustrações referentes ao que está ocorrendo com o mesmo traço de Heartstopper e a mesma regra de serem ilustrações em preto e branco.
“Natal é um período difícil para pessoas com transtornos alimentares porque a comida é uma parte muito importante do dia…”
Heartstopper sempre trás temas importantes e que são tratados da forma correta em suas páginas. Alice Oseman escreve de um jeito único e viciante.
Este Inverno é uma novela focada nos três irmãos Spring (Tori, Charlie e Oliver) onde cada um deles tem seu ponto de vista em relação ao Natal agora que Charlie retornou depois de semanas em um hospital psiquiátrico.
Tori sempre perfeita. E o fato de gostar tanto de Heartstopper (além do Nick) é o fato dela ser um ícone. Ela se preocupação com Charlie e está sempre presente se deixar que ele fique desconfortável como seus pais.
“—Sabe, eu estou sim dando o meu melhor. Eu sei que ela está, mas o melhor dela não é bom o suficiente, e a questão é que isso tudo não deveria ser sobre como ela se sente.”
Charlie é um personagem com quem me identifico com algumas de suas inseguranças e também seu jeito. Seu relacionamento com Nick foi é algo que continua se desenvolvendo da melhor maneira possível, e o Nick é o seu equilíbrio.
Gostei muito de ler algo sobre o ponto de vista do Oliver. Uma criança observadora e amável. Necessito de mais!
Este Inverno
Neste curto livro, vemos o dia de Natal da família Spring contado do ponto de vista dos três irmãos: Tori, a irmã mais velha; Charlie, que luta contra seus transtornos alimentares e adaptação; e a feliz criança Oliver que não tem a noção da realidade completa.
É interessante ser lido após a leitura dos quatro primeiros livros, para que se tenha uma noção dos eventos ocorridos anteriormente. Charlie passa por um período de internação por conta de suas questões alimentares ( que são alvo das perguntas dos parentes), e a festa do Natal se torna uma data difícil para todos.
É nessa data que os laços fraternais precisam ser fortificados. E a novela, apesar de curta, vem matar a saudade dos personagens que acompanhamos e tanto amamos.