Member Reviews

Esse foi um livro okay, talvez devido as expectativas que coloquei e não foram alcançadas.

O início da trama é bastante arrastada, gosto da construção das personagens e do mistério, mas senti certa imaturidade para resolver a relação das protagonistas e o plot twist acabou sendo bem previsível.

Espero que em outras obras a Gih Alves melhore esses pontos no enredo. Ainda assim a leitura nos entretém e mostra uma autora com todo potencial do mundo, torço para ler mais escritos dela.

Was this review helpful?

Uma estreia refrescante! Os fantasmas entre nós é uma história que mistura horror, fantasia urbana e romance em uma mistura fascinante e uma exploração das confusões, medos e desejos das protagonistas. Não é um mistério, mas um romance em que fantasmas também podem ser sentimentos.

Was this review helpful?

A Universidade Agnes Dantas é admirada em todo país, nela os estudantes aprendem com o paranormal e apesar de tudo de bom que envolve a universidade, pelo menos dois estudantes morrem durante o ano sob circunstâncias misteriosas.
O livro se passa no Brasil e os estudantes convivem diretamente com o paranormal, a universidade é assombrada então gemidos, coisas caindo e portas batendo é algo completamente normal no local.

É nesse cenário de assombração e mortes misteriosas que vamos conhecer duas ex-melhores amigas, (Manuela e Isadora) que tem sentimentos conflitantes uma pela outra. Um dia as duas são atacadas por um fantasma no banheiro e a partir desse dia começam a ser perseguidas pelo sobrenatural.

As duas já tem problemas demais na cabeça e agora ter que lidar com fantasmas e uma futura morte não é algo muito agradável. As coisas começam a ficar complicadas a cada dia que passa e se elas não descobrirem o motivo das mortes na universidade, as próximas vítimas com certeza serão elas.

Eu esperava muito mais desse livro, não consegui me conectar as personagens, o romance é chato e sem graça, também fica óbvio quem está por detrás de tudo e o pior é elas estudarem em uma universidade assombrada e a cada 5 minutos se assustarem com qualquer barulho.
Faltou um pouco mais de desenvolvimento no quadro geral da trama, achei o drama entre as duas muito repetitivo e um pouco infantil, o que me motivou a terminar o livro foi o mistério, que não estava lá essas coisas, mas achei que o final ao menos seria interessante.

É aquele tipo de livro que tem uma premissa ótima, mas a execução é bem ruim! Se você está esperando uma história com muitos sustos não é esse o caso, mas se quer ler algo leve e com um mistério fácil de resolver, esse com certeza é o livro certo para você.
O romance não é o foco do livro, apesar de existir na história, então se você busca uma história leve para passar o tempo, talvez essa leitura seja muito melhor para você do que foi para mim.

Was this review helpful?

Uma das coisas que eu MAIS AMEI em relação a esse livro é a forma como a autora trata um gênero tão eurocentrado como é o dark academia (uma das minhas estéticas favoritas) em algo mais realista e que nos deixa conectarmos com os personagens. Ao invés de um livro cheio de pessoas brancas, ricas e héteros, a Giu coloca pessoas queers, não-brancas e bolsistas <3

Eu adorei forma como as duas personagens principais levam sua relação, a amizade e romance romântico andam de mãos dadas nessas paginas e confesso que não conseguia pensar em outra coisa a não ser ELAAAAS enquanto eu estava lendo.

Mas confesso que se tratando de fantasmas, esperava ter um pouquinho mais de suspense e medo genuíno no livro, a quantidade de sangue acabou compensando. Todo o mistério, o paranormal e a sequencia de ações em busca de respostas criaram uma narrativa muito boa e eu fiquei surpresa, no lado positivo, com esse livro de estreia da Gih! Espero poder ler mais dela no futuro.

Was this review helpful?

A saga de pegar um livro unicamente pela capa retoma!! Eu não sabia o que esperar da história, e não tinha ideia de que era a estreia de uma autora nacional

Eu senti muito a falta de uns sustinhos de verdade, sabe? Bom, pelo menos tem sangue pra dar e vender aqui hahahaha

(a partir daqui começo a me preocupar se eu que estou errada por não sentir um pingo de medo nessas histórias)

Apesar de parte do plot ser bem previsível, o romance-não-romance entre as duas personagens segura bem a história. Ah, a entrevista ao final do livro com a autora é uma delícia!

Was this review helpful?

“Era mais fácil decifrar as emoções de outra pessoa e ignorar as suas.”

Várias mortes acontecem em Agnes Dantas e ninguém faz nada ou sabe o motivo do porque isso acontece. Todo ano vários amigos são mortos ou se cometem suicídio. Fantasmas assombram as paredes, mas nenhum aluno viu um de verdade… Até Manu ficar de castigo com Isadora, sua “ex-amiga”.

Na Universidade Agnes Dantes, Manu e seus amigos aprendem sobre o paranormal. E após um incidente, tudo parece voltado a primeira morte da universidade e de alguma forma está querendo afetar as pessoas ao redor de Manu, e também mexer com a vida dela.

“ - Os fantasmas da Agnes Dantas ficam na Agnes Dantas.”

Eu gritei em algumas cenas quando acertei em algo que acontecia. O livro mexeu com a minha cabeça, e a sensação foi maravilhosa. Foi como estar assistindo filmes como Jovens Bruxas na adolescência de novo, mas lendo um livro que em poucas páginas me entrou o que eu precisava.

Saiu num Streaming a série nacional “Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos” que tem a mesma pegada do livro o que me fez gostar ainda mais.

Was this review helpful?

Os Fantasmas Entre Nós tem uma atmosfera medonha e bem construída que deixa a experiência muito muito interessante, esse definitivamente foi o ponto alto do livro, eu esperava gostar um pouquinho mais, mas achei que ele se arrastou no meio pra mim (o que foi chocante levando em conta que é um livro curto). Não chegou a me dar medo, mas a vibe dark academia Brasil foi bem legal de ler, um bom livro no geral e um debut bem solido, espero ver outros trabalhos da autora.

{3,5 ⭐️}

Was this review helpful?

"todo mundo pode tocar a magia. ela é água, fogo, terra e ar. é o coração de vocês."

a universidade agnes dantas não é uma faculdade qualquer - pelo contrário, está longe disso. ela é uma das universidades brasileiras que convivem diretamente com o paranormal. o problema dela não é esse fato, e sim as mortes misteriosas que acontecem anualmente embaixo de seu teto. isso seria só mais um detalhe para as vidasvcomplexas de manuela e isadora, duas ex-melhores amigas com sentimentos conflitantes uma pela outra, até o momento em que elas são atacadas por uma fantasma em um banheiro da agnes dantas e começam a ser perseguidas pelo sobrenatural ao redor delas.

devo dizer que esse é um dos melhores livros dark academia que eu li na minha vida. toda a mistura da estética da coisa com o mistério e o paranormal, em conjunto aos jovens fazendo besteira e com sentimentos à flor da pele. todo o ambiente de romance e terror da universidade agnes dantas te faz devorar o livro com uma intensidade sem igual

o romance desenvolvido no livro de deixa de mordendo de ansiedade para descobrir o que vai dar para as duas meninas, qual será o desfecho. achei que gih alves soube trabalhar isso muito bem no contexto do livro. falando ainda sobre os personagens, achei todos representados bem adequadamente para sua idade, com reações proporcionais a ela.

sobre a parte sobrenatural da coisa: eu fui uma criança com muita medo de assombrações como a do livro (confesso, ainda tenho um pouco) e achei que foi muito bem dosado para dar medo na quantidade certa. não tenho o que falar sobre!

no fim, esse livro se tornou um dos meus preferidos do ano, me prendendo e me emocionando do início ao fim. manu e isadora vão viver muito tempo em meu coração ainda!

Was this review helpful?

3.5 ★
Quando descobri que o livro era um dark academia paranormal brasileiro, já tive interesse de ler pois amo essa temática, e fui surpreendide em como a Gih Alves tratou do tema que, muitas vezes, acaba sendo bem eurocêntrico: aqui não temos um grupo de pessoas brancas sendo pretensiosos — é justamente o contrário; há cotistas e bolsistas, pessoas pretas e abertamente queers como protagonistas.

Apesar dos mistérios e dramas, o livro foca bastante na amizade e amor platônico entre os personagens. Eu gostei de como certos tópicos foram abordados e nas pequenas ‘sugestões’ de que havia um trisal e uma personagem arromântica ali nas entrelinhas. Creio que, em parte, foi devido a o número de páginas do livro (224), mas certos arcos pareceram ser apressados e que não houve muito aprofundamento no mistério; logo mesmo no início eu já tinha adivinhado o plot twist principal e quais seriam as “revelações”.

Talvez se eu tivesse lido com uma expectativa grande sobre o mistério e buscando um aprofundamento do desenvolvimento deste universo, teria saído decepcionade. Mas como o meu foco estava mais direcionado aos personagens, consegui aproveitar mais a leitura. E após ler a entrevista com a autora no final do livro, fiquei curiose nos seus futuros trabalhos — especialmente os que poderiam existir dentro do mesmo universo de “Os fantasmas entre nós”. Como gostei da sua escrita, pretendo ler outras coisas que venha a publicar.
Agradeço ao NetGalley e a editora pelo envio da arc em troca de uma resenha honesta.

Was this review helpful?