Member Reviews
O Jantar Secreto foi além das minhas expectativas.
Eu já estava com ele na estante há algum tempo, mas ia adiando porque não sou muito de narrativas de terror.
Mas resolvi me jogar e não me arrependo.
Agora quero ler tudo do @raphael_montes
Todos já sabem, em tese, do que se trata, e nem é spoiler. Um grupo de amigos que realiza jantares secretos, servindo carne humana a convidados selecionados.
Dante é o narrador da estória, e um dos amigos. Ele é formado em administração mas trabalha como atendente em uma livraria. Ele divide um belo apartamento em Copacabana com Hugo, um chef de cozinha um pouco frustrado, Miguel, médico recém formado que trabalha como residente em um hospital público e Leitão, que carrega traumas de infância, e se divide entre comer compulsoriamente e dominar computadores, seja jogando ou hackeando.
Todos vieram do interior do Paraná e se conhecem desde criança.
Quando Leitão gasta o dinheiro do aluguel dos últimos meses com a namorada/prostituta Cora e eles são ameaçados de despejo, é preciso bolar um plano para conseguir dinheiro rapidamente.
A princípio seria apenas a realização de um Jantar Secreto, como existem alguns por aí, com ingredientes convencionais.
Mas as ideias vão surgindo e eles vão se deixando levar pela possibilidade de ganhar cada vez mais dinheiro e as coisas correm o risco de fugir do controle.
E como fogem.
O autor cria personagens super cativantes e situações que vão nos envolvendo sem nem percebermos.
E a gente torce por estes malucos que fazem e servem bifes de barrigas e nádegas humanas. Uma doideira.
E os plots, meu povo?
Um melhor que o outro.
Precisa ter estômago forte, sim, mas é tudo tão ágil que não dá tempo de ficar sofrendo. 😬
Eu adoro um bom Thriller policial e este não é só bom.
É ótimo, e merece todo o hype.
E preparem-se que vem adaptação por aí.
-----
Jantar secreto
Raphael Montes
368 p
Companhia das Letras, 2016
-------
#resenhabibliotecainquieta
#jantarsecreto
#raphaelmontes #companhiadasletras
#netgalley #leituras2023
Li o ebook e fiquei surpresa com o final, que foi muito bem elaborado. No entanto, é importante mencionar que o livro aborda uma temática bastante intensa, a ponto de eu precisar fazer pausas para recuperar o fôlego, especialmente na cena do matadouro. Recomendaria a leitura a quem já está familiarizado com o gênero de suspense e possui um estômago forte. Para aqueles que nunca exploraram esse tipo de literatura, talvez seja mais apropriado começar com algo menos pesado. Raphael Montes é mestre na construção de violência gráfica em suas obras, e isso se destaca no livro. Vale a pena conferir.
Jantar Secreto é um livro de suspense e mistério escrito pelo autor Raphael Montes, corresponde a Companhia das Letras, sendo de literatura nacional. Eu li em parceria o ebook peguei na Netgalley quando foi disponibilizado pela editora. Quem me indicou esse livro foi o Nifrido no desafio no meu canal do Youtube e a Haru dos @livrosharus também me indicou. Eu já li dele também Uma mulher no escuro e A Mágica Mortal.
“O ser humano nasce. Cresce,. Reproduz-se,. E é servido no jantar.”
Cuidado com os gatilhos: o livro possui can1bal1sm0 e humor negro bem peculiar. O livro é sobre um grupo de jovens que deixam Paraná e vão morar no Rio de Janeiro, os quatro amigos: Dante, Hugo, Miguel e Leitão. Dante – o narrador e formando em administração, Leitão – um hacker formando em ciências da computação, Miguel- estudante de medicina- e Hugo – formando em gastronomia.
“Certa vez, num banheiro público, havia um poema:
“qualquer coisa
pode ser poesia se
você der
enter de vez em
quando.”
Dante contrata uma garota de programa chamada Cora para o Leitão, durante um tempo Cora e Leitão começa a namorar. Dante é cobrado de dívida do apartamento, responsabilidade do Leitão que não pagou e gastou com Cora. Aí para pagar a dívida o Leitão tem a ideia do tal Jantar Secreto falam carne de gaivota mas é o tal can1bal1sm0 pegam um corpo no hospital e a elite carioca começa a pagar bem eles. E assim surge esse Jantar Secreto. O que será que acontece depois? Esse livro possui plot!
“Certa vez, num banheiro público, havia um poema:
"Você é o que você come
Você come o que você é”
Portanto eu indico se for ler quando não estiver comendo, tem gente que pode até passar mal lendo mas não foi meu caso. (Tem gente que pode até v0m1tar). Eu li na maratona chamada Creepytober no desafio Ler um livro escrito pelo Raphael Montes. Eu gostei desse livro, leitura fluída, pretendo continuar a ler Raphael Montes, um dia quero conhecê-lo pessoalmente e entrevistá-lo. Se te interessou, eu indico.
“As pessoas toleram muito sofrimento em sua comida. Em nome do paladar, tudo é possível, meu amigo. É esta supremacia que você verá hoje.”
*Contém espoiler
Esse foi um livro que comprei na última promoção da Amazon, vi esse livro sendo bastante falado no tik tok, e quando entrou em promoção eu aproveitei para comprar. Apesar de ser um livro relativamente "grande", com 368 páginas, é uma leitura bem rápida e fluída, a escrita do Raphael é bem envolvente.
Esse é um livro bem traumatizante para quem não está acostumado com o gênero, o Rapha é ótimo em construir o mistério e até mesmo te fazer ficar enjoado com algumas cenas.
"Por trás de cada prato existe a morte. As pessoas preferem fechar os olhos pra isso, mas ela está lá. A morte"
O livro é repleto de críticas sociais bem pesadas, os personagens possuem características bem humanas, onde vemos todos os seus lados.
O livro começa quando 4 amigos que vieram do interior para a capital precisam urgentemente conseguir dinheiro para pagar meses de aluguel atrasado, todos foram para o Rio de Janeiro na intenção de possuir vidas melhores e abandonar todo o passado de adolescente do interior, mas após anos, a realidade não muda e todos ainda estão estagnados. Um deles, possuem a ideia de fornecer um jantar para a classe mais alta, com uma gastronomia diferenciada, a fim de arrecadar o dinheiro. Porém o responsável por realizar o cadastro no site (apelidado de Leitão), acabam modificando todo o roteiro do jantar, modificando o valor de R$300,00 para R$3.000,00, porém ao invés de fornecer carne de carneiro, o prato principal será "carne de gaivota", um enigma para carne humana, logo o site é retirado do ar, porém diversas pessoas já haviam informado o interesse. Os 4 ficam desesperados, porém na eminência de obter o dinheiro para pagar todo o aluguel, acabam topando a insanidade, roubando um corpo do hospital que Miguel trabalhava. Após o primeiro jantar (que havia sido um sucesso), acaba se tornando algo muito lucrativo, porém com as coisas fugindo do controle para encontrar tantos "corpos" para atender as demandas dos jantares seletos, no decorrer da leitura, tememos pelos próprios personagens e sentimos a dor de cada um deles.
"Carne humana vicia"
Nos perguntamos de onde vem realmente tanta “carne”, até que descobrimos que aquela carne, não era de pessoas que morreram naturalmente ou de causas acidentais, mas sim, eram mortas, pessoas que ninguém sentiria falta ou que a polícia não iria atras. Dante se vê sem saída, os seus amigos acabaram ou sendo mortos ou sumindo, para acabar com aquela situação, Dante toma uma decisão imensa, mas a situação sai totalmente do seu controle, trazendo uma tragédia para si, e sendo considerado o único responsável pelas mortes e jantares, a cena do último jantar é realmente grotesca, fiquei bastante enjoada e parei alguns minutos antes de retornar a leitura.
Algumas coisas ficaram abertas nesse livro, como a questão do dinheiro para pagar por certas coisas, e sobre as putas, da casa pertencente a mãe de Leitão, se elas realmente consumiam carne humana. A Cora foi sem dúvida, minha personagem preferida, além de ter o desejo de ser escritora é uma puta e mulher foda! Ela foi muito bem construída, mas não consegui me apegar a nenhum dos outros caras, só sentia nojo, raiva ou ranço de cada um deles.
"Poema:
A carne mais barata do mercado
É a carne negra"
O plot do final foi incrível, era algo que eu não esperava, esse livro é um retrato cru da ganância e a hipocrisia da sociedade.
A Diagramação do livro está linda, desde a lombada até os diálogos internos. Super recomento a leitura e já irei atrás de outros livros do Raphael.