Member Reviews
E não é que Vinicius de Moraes não escrevia só sobre amor e os prazeres da vida?
Pois é ...
Grata surpresa conhecer estes 50 Poemas Macabros do poetinha, nesta edição linda lançada pela @companhiadasletras que gentilmente me enviou o e-book.
Daniel Gil organiza a seleção e assina o posfácio.
O projeto gráfico especial e as ilustrações são de Alex Cerveny, a antologia inclui ainda sete poemas inéditos.
Confesso que dos poemas eu só conhecia Rosa de Hiroshima, lindamente musicado por Gerson Conrad e imortalizado pelos Secos e Molhados.
Os 50 poemas falam de morte, sim, mas não só.
Falam de solidão, de enterrados vivos, de fantasmas. Falam, enfim, do que nos causa pavor, seja o horror da perda de um filho ou da explosão de uma bomba atômica.
Belíssima leitura que indico neste Halloween.
------
50 Poemas Macabros
Vinicius de Moraes
168 p
Companhia das Letras, 2023
-----
#resenhabibliotecainquieta
#viniciusdemoraes #50poemasmacabros
#Companhiadasletras #netgalley
Acho que tomo mundo sabe que Vinícius de Moraes escreveu, tomo mundo sabe da música.
Demorei pra ler esse livro porque fiquei com medo de encontrar ma versão do Vinícius que não fosse me agradar mas me deparei com mais uma versão pra admirá-lo.
O título me assustou mais que qualquer coisa mas acho que é só isso mesmo. Os poemas não transmitem nada de macabros, mas talvez alguns mostram sim uma parte da realidade que a vida de qualquer pessoa pode ter.
Me apaixonei por alguns que sei que vou levar pra vida!
Há beleza em partes escuras da vida também - sem romantização, juro!
"50 Poemas Macabros", uma antologia do renomado Vinicius de Moraes, revela uma faceta menos explorada, porém fascinante, do poeta brasileiro conhecido principalmente por seus versos de amor. Nesta obra, organizada por Daniel Gil e ilustrada por Alex Cerveny, somos guiados por um Vinicius fúnebre e escatológico, que nos conduz por cemitérios, campos de concentração e pelo universo mórbido.
A antologia, enriquecida por sete poemas inéditos descobertos nos arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa, apresenta uma perspectiva sombria e grotesca, remetendo à poesia de Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos. A habilidade de Vinicius em explorar o feio e o macabro surpreende, revelando uma profundidade pouco conhecida.
Particularmente, aprecio os poemas de Vinicius, embora tenha percebido que meu entusiasmo diminuiu em alguns momentos, refletindo minha preferência pessoal por outros estilos literários. No entanto, é inegável a qualidade desta antologia. Concedo 4 estrelas de 5. Agradeço ao NetGalley e à Companhia das Letras pela oportunidade de explorar esta obra intrigante.
Conhecido por suas poesias românticas, Vinícius de Moraes apresenta nesta coletânea uma abordagem sombria e macabra, mostrando um lado menos explorado de sua poesia. A coleção de poemas revela um mergulho no universo do horror e do macabro, afastando-se do estilo pelo qual o autor é mais reconhecido.