Member Reviews

Na década de 20 a nação indígena Osage tinha a população de maior riqueza per capita do mundo, algo chocante até mesmo para os dias de hoje.

Donos de uma riqueza que nenhum deles pediu, os indígenas, sobretudo os “puro sangue” foram obrigados pelo governo da época a serem tutelados, já que obviamente eles não teriam o discernimento de cuidar de tamanho dinheiro – contém ironia.

Não é nenhuma surpresa, portanto, ler que antes mesmo que qualquer morte suspeita acontecesse, esse povo já vivia sob o manto sensacionalista da imprensa. Se hoje os nativos são tratados com não menos que desdém, imaginem então o “carinho” que eles recebiam há 100 anos.

Ah, eu poderia ficar horas e horas aqui despejando todo o meu ódio ao homem branco! Motivos para isso não faltam 😤 E esse ódio é muito bem embasado graças ao trabalho muito bem executado pelo autor.

Mas, ao contrário do que muitos de vocês podem pensar, a história não se resume a um simples embate entre brancos malvados x indígenas bonzinhos, mas é aquilo né, apoiar um certo lado só demonstra o mau-caratismo inerente do ser humano...

Um outro aspecto que gostei bastante é que o autor se dedica a traçar todo o histórico do povo Osage antes deles chegarem à essa região. Pelo subtítulo em português, eu achei que esse tipo de atenção seria dado apenas ao FBI, mas, ainda bem, isso não ocorreu.

E ao contrário de vários livros do tipo, onde mostrar as fontes que embasam a narrativa se mostra algo muito maçante, aqui o texto consegue ser surpreendentemente fluido, e o autor constrói uma teia de suspense que torna difícil largar o livro.

Infelizmente, o final é, no mínimo, desolador. Sem entrar em grandes spoilers, se você acha que o que aconteceu aos Osages é algo distante, de um passado longínquo, basta nos lembrarmos do que aconteceu aos Yanomamis recentemente 😢

Was this review helpful?

Este livro me surpreendeu bastante. Não conhecia a história e achei que ele apresenta de forma fluida os acontecimentos. É uma história bem triste, mas é importante conhecê-la para que este tipo de coisas não venham a acontecer novamente.

Em algumas partes me senti um pouco perdida, pois são muitos nomes mencionados, mas as figuras principais permeiam todo o livro e deu pra acompanhar. O e-book traz imagens de pessoas e lugares reais, relacionados à história, o que enriquece ainda mais a leitura.

A terceira parte do livro deixa um gostinho de quero mais, pois muitos dos casos não foram solucionados, e provavelmente, jamais serão.

Was this review helpful?

Esse livro pra mim foi uma surpresa e tanto, porque não gosto de livros escrito por jornalistas. Mas esse é diferente. Tem camadas de histórias que se cruzam. Tem profundidade.

Nunca tinha ouvido falar do caso dos Osages, então foi um aprendizado e tanto. Não tem como não ficar chocado com a brutalidade dos assassinos e o descaso da parte das autoridades. Mostra uma população (brancos) doente que, tentou o extermínio dos índios e depois os colocou em um sistema abusivo.

Um livro fluido, de fácil entendimento e rico em sua pesquisa.
Recomendo muito a leitura. Principalmente por ser fato histórico, que é sempre bom lembrar.

Was this review helpful?