Member Reviews

Narrativa original de Fernanda Torres, o livro traz os momentos finais de cinco amigos como ponto de partida para entender os laços que os unem. Cada um tem características singulares e que conversam diretamente com a cultura carioca principalmente das décadas de 70 em diante. Ao invés de senhores que são marcados pela fragilidade, a narrativa traz vida a cada através dos seus feitos e principalmente mal feitos. O livro é um grande bacanal e que se apropria das consequências de tanta liberdade em relações que pedem responsabilidade.
A escrita e a prosa de Fernanda Torres é uma grande surpresa e felicidade de se ter diante dos olhos.

Was this review helpful?

por motivos pessoais não terminei a leitura em tempo viável mas pretendo tentar ler em outro momento.
Obrigada pela oportunidade.

Was this review helpful?

Fim é como um mergulho profundo nas águas da vida. A narrativa, costurada com maestria, desvenda as trajetórias entrelaçadas de cinco amigos ao longo das décadas. A autora pinta um retrato nostálgico e visceral da juventude efêmera, destacando as alegrias e desafios que moldam as relações. À medida que os personagens envelhecem, somos confrontados com a inevitabilidade do tempo, uma melodia agridoce que ressoa em cada página. Fim não é apenas um livro; é uma jornada emocional que nos faz refletir sobre nossas próprias experiências, amizades e o constante fluxo da existência.

Was this review helpful?

Um ótimo livro sobre as transformações das nossas relações ao longo do tempo. Eu adoro esse tipo de livro. Acompanhamos um grupo de amigos e as mudanças pelas quais eles passam através do tempo. Fernanda Torres toca em muitas questões de forma interessante, original, e também com alguma ironia. Adorei o livro e com certeza lerei mais da autora.

Was this review helpful?

Livro muito bem escrito, talvez com um certo exagero de frases de efeito. A história é interessante, embora eu não tenha me conectado a ela. Os protagonistas são cinco homens de classe média-alta que no fim do século XX vivem boas vidas em Copacabana e fazem pouco das mulheres.
Em torno dos 60% do livro, a construção de capítulos é modificada bruscamente, e creio que tenha sido não intencional, um erro de edição que prejudicou um pouco o ritmo.
Recomendo por ser um bom livro nacional e por ter alguns personagens tridimensionais interessantes. Recentemente, foi ao ar minissérie na Globoplay e certamente darei uma olhada.

Was this review helpful?