Member Reviews
Ressurrectos:
"Pessoas que iam morrer, mas por um triz escaparam e voltaram à vida em outro lugar."
Em Oração Para Desaparecer vamos conhecer uma brasileira que morre e ressurge para a vida em Portugal.
Ela não lembra de nada, sequer de seu nome, muito menos sobre o que ocorreu e as circunstâncias da violência que sofreu.
Ela foi, literalmente, desenterrada do solo, muito machucada, na localidade de Almofala, em Portugal.
Só o que se sabe, pela língua e sotaque, é que se trata de uma jovem mulher brasileira.
Esta vai ser sua única referência por um bom tempo, mesmo não lembrando O Que É Ser Brasileira.
A busca por suas lembranças, sua história, se confunde com a busca por reconhecer sua brasilidade.
Acolhida pelo casal Florice e Fernando, que já haviam sido alertados sobre a chegada de uma ressurrecta que precisaria de ajuda, ela recebe auxílio para se recuperar fisicamente, mas poucos progressos consegue no que se refere à memória dos fatos do passado.
O tempo passa e, quando ela conhece e se apaixona por Jorge, o passado se torna um fantasma.
Ela, agora chamada de Cida, Maria Aparecida, teme lembrar de algo que possa atrapalhar seus planos de refazer sua vida ao lado de Jorge.
Em uma narrativa que mistura fatos reais e mágicos, indo além do que conhecemos como realismo mágico, pois muito da magia está em fatos que realmente ocorreram.
Além de Almofala, em Portugal, existe o distrito de Almofala, no Ceará, habitada por indígenas tremembés, que teve uma Igreja soterrada por dunas de areia, permanecendo assim por quase 50 anos, até que os ventos mudaram e a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi desenterrada.
As histórias de Cida, Jorge, da Igreja, da estátua Nossa Senhora, das duas Almofalas, de Brasil, de Portugal, dos colonizados e dos colonizadores se misturam em uma narrativa deliciosa.
O fantástico pode estar em grandes ou em pequenas coisas e Socorro Acioli já tinha mostrado, em Cabeça do Santo, sua habilidade em transformar estas histórias insolitas em uma belíssima obra.
----
Oração para desaparecer
Socorro Acioli
208 p
Companhia das Letras, 2023
----
Confesso que escolhi esse livro pelo título e que bela surpresa foi quando me deparei presa em um texto insólito, de realismo fantástico. Além da história prender o leitor - porque é claro que você quer descobrir o que aconteceu com a personagem - a narrativa tem uma oralidade deliciosa, muito próxima de quem lê.
Esse livro é muito diferente de tudo que eu li nos últimos anos. É Brasil do começo ao fim. E é maravilhoso.
Gente, que livro sensível, bem escrito!
Oração para desaparecer virou meu xodó e me trouxe vários momentos de reflexão. A sensibilidade da autora, a cultura empregada na escrita, todo o conjunto da obra me fez chorar algumas vezes. O que você faria para mudar de vida? O quanto você daria pra voltar anos atrás? Essas perguntas me rondam até hoje.
É claro que quando soube que um novo livro da Socorro Acioly, Oração para desaparecer, eu logo fiquei na expectativa para esse lançamento. Sou muito fã do trabalho da autora e estava ansiosa por mais livros escritos por ela. Então vamos conversar um pouco sobre a minha experiência de leitura.
Eu acho que criei uma expectativa muito grande em relação a Oração para desaparecer. A cabeça do santo para mim é um livro genial, com uma história que cativa o leitor de uma maneira incrível. É um livro sensacional e já perdi o número de vezes que indiquei para as pessoas e o número de cópias que comprei. Sério, toda hora empresto para alguém e o livro se perde… menos mal. Sei que mais gente está lendo.
Mas Oração para desaparecer não fica muito atrás no que podemos falar de história envolvente. No livro iremos acompanhar a história de Cida, que acorda enterrada em uma cidade de Portugal, completamente sem memória e querendo entender porque estava ali e porque esse fato aconteceu com ela. O fato de não se lembrar como apareceu ali a atordoa e anos se passam desde esse fato. Então em sua tentativa de prosseguir a vida e viver seu futuro, ela vai em busca do seu passado. No Brasil.
Como falei, criei uma grande expectativa para a leitura desse livro. Com uma sinopse um tanto quanto misteriosa sobre o que o livro iria tratar e como iria tratar, não sabia bem o que iria encontrar. Tinha noção que leria algo característico da Socorro: um livro que irá mesclar elementos culturais com um pouco da crença imaginária do povo brasileiro, sem esquecer da escrita envolvente da autora. Realmente isso estava presente na narrativa e na construção da história, porém senti dificuldade em me envolver com os personagens a princípio.
Acho que talvez isso se deu pela forma como a história estava sendo narrada. Eu só me senti envolvida pela trama quando já passava de 65% do livro lido, quando conhecemos de fato a verdadeira história da Cida e as razões do seu desaparecimento e da sua falta de memória. Eu demorei bastante para chegar a onde de fato me senti querendo saber o que iria acontecer com a história e o caminho que ele estava tomando.
Só com o desenrolar do mistério e da trama do livro é que comecei a me envolver com a história e a potência de Cida. Há toda uma poética atrás da narrativa que o leitor só se dá conta no fim e acredito que eu teria me envolvido mais com a leitura se eu tivesse me conectado mais cedo na história.
Apesar dessa dificuldade na leitura, ainda assim é um livro que eu recomendaria muito pois é uma história muito interessante que traz elementos bem brasileiros e trata de temas como identidade, pertencimento, memória e também a luta para defender suas crenças e naquilo que acha certo, mesmo que isso possa gerar grandes consequências para si. É também um livro escrito pela Socorro Acioli que, convenhamos, já traz a assinatura de boas histórias.
Para aqueles que buscam livros que combinam mistério, literatura brasileira contemporânea e boa escrita, “Oração para Desaparecer” é a escolha perfeita. Socorro Acioli é uma grande escritora que consegue contar histórias muito ricas de nossa cultura brasileira e se consolida cada vez mais como uma talentosa escritora no cenário da literatura contemporânea.
Eu já tinha lido o 'A cabeça do santo' da autora antes e tinah gostado muito do estilo narrativo, quando soube do lançamento de 'Oração para desaparecer' fiquei animada pra ler e ver qual nova história a Socorro Acioli teria criado. E não me decepcionei. A autora cria um mistério cercado de aspectos mágicos e enraizado nos dilemas de pertencimento, qual a relação que uma pessoa tem com o local de onde vem e também os embates entre culturas (nesse caso portuguesa e brasileira). A Aparecida, quando suge como ressurecta nos apresenta uma visão de Portugal, enquanto Joana nos retorna pra solo brasileiro. Além disso vamos vendo duas estórias de amor. Enfim, não sei mais o que dizer ou como dizer, mas sei que eu gostei do livro, gostei do mundo criado/usado pela autora pra contar essa históra e irei com certeza acompanhar os próximos livros lançados por ela.
*Obrigada ao Netgalley e Companhia das Letras pela oportunidade de ler o ARC desse livro*
Oração para Desaparecer da brasileira Socorro Acioli foi o livro que mais ouvi falar bem em 2023. Sem darem muitos detalhes, todo mundo apenas dizia que o livro era sensacional e que eu tinha que ler. Li e o livro era isso tudo e muito mais. Mas também não vou falar muito, porque foi um deleite descobrir sobre o que era a história enquanto ela se desenvolvia. Apenas leiam (principalmente se gostarem de realismo fantástico).
Oração para desaparecer foi meu primeiro contato com a escrita de Socorro Acioli ( a primeira leitura de muitas, com certeza).
A autora inicia a narrativa aqui com os Ressurrectos, pessoas que “aparecem” nuas e sem memória, enterradas em quintais de outras pessoas que as auxiliam. A protagonista brasileira é “ressurrecta” em Portugal, e reconhecida por seu sotaque do Brasil.
O livro é dividido em três partes, gerando um quebra-cabeça que vai construindo o passado e mostrando as origens e as razões para o aparecimento de “Cida” em Portugal. Dessa forma, levanta questões sobre pertencimento e enraizamento que vão nos seduzindo e fascinando, ao mesmo tempo em que nos transporta de volta ao continente sul-americano.
Uma narrativa forte que é, ao mesmo tempo, melhor sorvida e apreciada aos poucos. Um verdadeiro tributo às diferentes culturas.
“- O que é ser Ressurrecto, afinal? Por que isso aconteceu comigo?
- Já te disse antes. Significa quem morre sem morrer, enterrados que saem da terra. Não é qualquer morto, são os escolhidos para isso. Quem começa uma vida nova.”
Livro muito bom. História muito bem construída e personagens que cativam o leitor. Aguçando a curiosidade, de descobrir cada detalhe da história, a medida que segue a leitura.
Oração para desaparecer é o meu primeiro contato com a escrita da Socorro Acioli, e já nas primeiras páginas fica claro o motivo dela ser um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.
Com uma prosa poética onde realidade e fantasia se misturam a autora nos convida a descobrir os segredos que a perda da memória de "Cida", uma jovem brasileira encontrada em terras portuguesas guarda.
A história se divide em três partes, cada uma conteúdo peças que juntas irão formar o grande quebra-cabeça que é o passada da protagonista, e é exatamente essa busca por resposta que move a leitura. Logo é uma leitura que flui muito bem, apesar da forma que a autora escolheu contar a história, ainda assim, mesmo que seja uma história que se possa ler em poucas horas, acredito que ela será melhor apreciada sendo lida aos pouco, ainda que a nossa curiosidade para desvendar os mistérios seja grande.
Oração para desaparecer é um livro que traz consigo uma brasilidade que muitas vezes passa despercebida, Socorro através de suas palavras nos faz viagem através de 3 continentes, juntando saberes, refletindo sobre a vida, sobre as memórias, os laços que se cria e sobre o amor.