Member Reviews
Annie John é uma menina nascida em Antigua, filha única de uma família amorosa, inteligente, cheia de atitude e curiosidade.
Vamos conhecer sua estória dos 10 aos 17 anos, suas mudanças de escola, suas brincadeiras e traquinagens, seus primeiros amores, a descoberta da sexualidade e, principalmente, as transformações de sua relação com a mãe.
Sua mãe, também chamada de Annie, sempre foi sua maior referência, seu porto seguro, sua inspiração, até que as coisas começam a mudar, ou será que é Annie John que vai mudando, conforme cresce?
Um pouco de cada.
Quando vai crescendo e se transformando em uma "mocinha", surgem cobranças para que melhore seu comportamento, afinal algumas coisas não são mais adequadas. Novas demandas surgem e ela própria começa a questionar a autoridade dos pais, assim como questiona o passado de seu país, submetido até recentemente, à colonização.
E ainda existe o estranhamento com o próprio corpo, que não para de esticar.
O clima de animosidade entre mãe e filha cresce e causa muito sofrimento para ambas.
Que adolescente não passou por embates familiares semelhantes, que atire a primeira pedra.
A narrativa da autora é muito fluida.
Este foi o primeiro livro escrito por Jamaica Kincaid, publicado inicialmente em 1985. Eu havia planejado fazer a leitura em 2024 mas fui dar uma espiadinha e, quando vi, estava terminando.
---
Annie John
Jamaica Kincaid
136 p.
Editora Alfaguara, 2023
-----
#resenhabibliotecainquieta #parceriacompanhiadasletras #parcerialiteraria #companhiadasletras #editoraalfaguara #netgalley #leituras2023 #jamaicakincaid
Um livro belíssimo sobre a relação de uma filha com sua mãe e a quebra da aura talvez encantada desse olhar da filha sobre a maternidade da sua genitora. É uma narrativa ambígua, ambivalente e, ao mesmo tempo, precisa, incisiva. Uma faca de dois gumes. Annie enxerga a tudo com intensidade apaixonada e sombria, como na cena em que, mexendo na caixa da mãe, sente saudades ao mesmo tempo em que a deseja morta. Uma leitura muito sensível e que mexe com muitos sentimentos difíceis.