Member Reviews
"Oliver Twist" de Charles Dickens mostra a difícil vida de Oliver, um órfão na Inglaterra vitoriana. A história destaca as injustiças sociais da época, como pobreza e desigualdade, através de personagens cativantes e situações emocionantes. É um livro que ainda hoje nos faz refletir sobre a condição humana e a sociedade. Eu sou suspeita porque amo Charles Dickens e todas as criticas sociais que ele traz escondidas em suas histórias maravilhosas.
Oliver Twist é um órfão que passa inúmeras privações e violências nas mãos de representantes do Estado e de pessoas inescrupulosas na Londres pobre, suja e violenta do séc. XIX.
O livro destoa de "Um Conto de Duas Cidades". Enquanto "Um Conto..." é objetivo e direto, "Oliver Twist" é cheio de desvios , longas descrições que lembram o romantismo representado no Brasil por José de Alencar e muito melodrama. O excesso de coincidências torna a história inverossímil. Ainda assim, Dickens compõe personagens fortes e fiquei bastante interessada pelos destinos deles, torcendo pelo sucesso de uns e pelo sofrimento de outros.
A edição da Companhia das Letras traz um texto interessante em que George Orwell estuda a obra de Dickens. Lá, descobri que "Um conto de duas cidades" não é o livro-padrão do autor, mas "Oliver Twist" sim. Ou seja, o melodrama faz mesmo parte da obra de Charles Dickens.
Indico para quem tem curiosidade pela obra de Dickens e pela Londres vitoriana, mas "Um Conto de Natal" e "Um Conto de Duas Cidades" me agradaram mais.
Oliver Twist é um órfão que passa por uma série de dificuldades para sobreviver em Londres na era vitoriana. Vítima de maus tratos e humilhações nas mão dos funcionários de seu orfanato, tudo parece mudar quando um homem decide adotá-lo e levá-lo para fazer parte de sua família. Entretanto, a vida de Oliver lhe reserva ainda mais provações, e tudo muda quando o menino é sequestrado e sua honestidade é posta em jogo.
Oliver Twist se tornou um dos meus clássicos favoritos. Carles Dickens faz uma crítica social à Inglaterra vitoriana no qual vivia, onde a desigualdade social era evidente, e o alto índice de pobreza, órfãos nas ruas, além do próprio trabalho infantil, eram questões preocupantes.
O livro traz personagens carismáticos, é impossível não torcer para a felicidade de Oliver Twist e para o garoto finalmente encontrar um lar e uma família que o ame. Me emocionei bastante com essa história e ainda pretendo ler outras obras do autor.